A acessibilidade na construção

A construção civil é um setor que contribui com a proteção e para as atividades que serão realizadas por diversas pessoas. Por isso, é importante que ela seja adaptada às necessidades das pessoas que utilizam o local.

Desta forma, a acessibilidade é essencial em obras residenciais, industriais e comerciais.

A acessibilidade permite que a locomoção de pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida seja feita de forma independente, além de ser segura e cômoda, de acordo com as adaptações realizadas.

Por isso, é importante conhecer as necessidades das pessoas que irão frequentar o local, realizando adaptações importantes durante uma reforma ou construção.

A escolha dos ambientes

Muitos espaços permitem a locomoção interna do deficiente ou pessoa com mobilidade reduzida, porém, é importante a realização de instalação de acessos externos.

Os tipos de acessibilidade para os ambientes internos e externos podem variar de acordo com as necessidades dos usuários que irão frequentar o local, podendo ser simples ou necessitando de reformas após a construção da estrutura, por exemplo:

  • Instalação de rampas;

  • Distribuição de placas com informações em braille;

  • Instalação de barras de ferro para apoio;

  • Banheiros espaçosos e adaptados;

  • Instalação de piso antiderrapante.

A necessidade da acessibilidade se faz ainda mais essencial para espaços públicos, como escolas, hospitais, condomínios residenciais e comerciais, empresas, estabelecimentos comerciais e muitos outros.

Procedimentos

Por isso, no momento da reforma ou construção é importante pensar em todos os fatores que possam prejudicar ou dificultar a locomoção da pessoa.

Um procedimento que pode oferecer mobilidade para muitas pessoas, principalmente idosos, deficientes e pessoas com mobilidade reduzida é a instalação de um piso antiderrapante.

Esse cuidado reduz as chances de quedas, além de facilitar a locomoção de rodas (para o caso das cadeiras) de forma prática pelo ambiente.

Além disso, o piso antiderrapante pode ser encontrado em diversos modelos e tamanhos e podem se direcionar para áreas internas e/ou externas.

Outra medida importante é  a instalação de um piso tátil, que possa orientar e direcionar deficientes visuais para determinados espaços de forma segura no interior no ambiente.

A instalação desse piso contribui com a independência do usuário ao se locomover de forma segura, por isso, é importante que o piso tátil seja instalado em áreas estratégicas. Prevenindo o contato com outras pessoas que estejam circulando pelo local.

Outras adaptações

Além do piso, como citado anteriormente, é possível realizar outras adaptações no ambiente, que possam torná-lo ainda mais seguro, como a instalação de barras de ferro em corredores, banheiros, quartos e rampas.

A barra de apoio permite a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida de forma segura e eficiente, sendo disponível em diversos modelos e podendo ser instalada em diversos espaços.

Além dessas estruturas, a distribuição de placas que possam orientar as pessoas, pode contribuir com a acessibilidade. Oferecendo segurança para que os usuários possam se locomover para os ambientes desejados de forma prática e certeira (sem o risco de se perderem).

Dessa maneira, o uso de placas de sinalização são essenciais em hospitais e condomínios comerciais e residenciais.

Para isso, é possível que as placas estejam disponíveis em português, inglês e em braille, principalmente as que estejam instaladas no interior de um elevador.

Além dessas formas, é possível tornar o espaço o mais acessível possível para todas as pessoas que o frequentam, de acordo com suas necessidades. Para isso, é importante realizar pesquisas sobre quais adaptações serão necessárias.

A escolha das empresas

Como visto, alguns locais podem necessitar mais da acessibilidade do que outros espaços. No entanto, é importante que todo ambiente público ou em residências que possuam idosos, por exemplo, sejam adaptadas.

Realizar pequenos reparos e reformas para a inclusão da acessibilidade em áreas internas e externas pode reduzir acidentes. Otimizar a locomoção e circulação de pessoas no local e proporcionar mais segurança para os usuários.

Desta forma, a acessibilidade é um item essencial em estabelecimentos comerciais. Que devem aderir produtos e equipamentos para otimizar a locomoção das pessoas no ambiente.

Permitir que os clientes de determinado estabelecimento se sintam seguros e confortáveis em circular pelo espaço, mesmo com suas limitações, é uma forma de torná-los ainda mais bem-recebidos no estabelecimento.

Para isso, é importante realizar pesquisas sobre produtos, equipamentos, especialistas e empresas que possam orientar mais sobre os itens necessários para a acessibilidade do local.

Desta forma, é possível investir em uma construção adequada e adaptável para todas as pessoas que irão frequentar a estrutura, permitindo que ela possa durar muitos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *