A construção civil e seus meios para economizar da forma correta

A economia de despesas é uma das maiores demandas quando estamos falando da construção civil, pois existem diversas formas de gerar mais otimização nos custos dentro desse setor.

Por isso, a locação de equipamentos é a recomendação mais indicada por grande parte dos profissionais da área e que tem sido adotada pelas construtoras com o objetivo de tornar os empreendimento mais econômicos sem prejudicar a qualidade.

No artigo a seguir, vamos entender mais sobre os benefícios desse recurso e ficar por dentro das possibilidades que podem levar a diversas vantagens durante o processo de uma construção.

Alugar ou comprar máquinas?

Muitos profissionais, construtoras e empreiteiras ainda se perguntam sobre as vantagens da compra dessas máquinas, já que elas apresentam um custo muito elevado e podem acabar prejudicando o orçamento disponível.

Até pouco tempo, não havia escolha por conta de as ferramentas e máquinas só estarem disponíveis para compra. Isso porque o mercado do segmento ainda não havia colocado em prática métodos e serviços modernos, que têm como principal finalidade a promoção da eficiência e da praticidade sem que a qualidade seja comprometida.

Com o crescimento do aluguel de ferramentas e maquinário em todo o mundo, porém, esse cenário tem mudado drasticamente e para melhor, trazendo uma série de benefícios para o canteiro de obras.

Assim, é possível optar por alugar os equipamentos que serão utilizados e até mesmo as ferramentas, pois o segmento disponibiliza uma infinidade de produtos para locação.

Vantagens da locação

Primeiro, vamos pensar em como e quando você compra os equipamento e também as ferramentas.

Nesse cenário, há além de um gasto imenso, que demanda um planejamento orçamentário mais sério e arriscado, a necessidade de armazenar cada um dos itens em local seguro e de forma permanente, já que esses itens lhe pertencem.

Além disso, sempre que um dos equipamentos apresenta um problema ou uma falha operacional, é preciso interromper a produtividade para que peças sejam reparadas ou repostas.

Em muitos casos, é necessário gastar mais ainda comprando outra máquina. Enquanto isso, a obra é paralisada e entregá-la na data solicitada se torna um desafio cada vez maior.

Com o Aluguel de maquinas para construção, por outro lado, a realidade é bem diferente. Isso porque não será necessário armazenar esses itens, pois eles estarão presentes apenas durante as etapas da obra em que eles serão utilizados.

Ou seja, é possível economizar mais espaço dentro do canteiro e, com isso, gerar a otimização direta dos processos.

Outra vantagem que deve ser levada em conta por quem ainda está na dúvida sobre o tema é a reposição de peças, máquinas e ferramentas.

Quando necessário, a reposição acontece de forma imediata, quando há a contratação de uma fornecedora séria e comprometida com o bem-estar e o sucesso do empreendimento que está sendo levantado.

Dessa forma, toda vez que houver falhas operacionais ou problemas de funcionamento, é possível contatar a empresa para que ela substitua as peças ou mesmo as máquinas de modo muito mais ágil, eficiente e econômico.

Já pensou não ter que paralisar o trabalho por causa de problemas operacionais?

Como escolher a empresa locadora?

Depois de perceber que o Aluguel de ferramentas elétricas, por exemplo, é muito mais eficiente do que a compra dos produtos, é importante optar pela locação de itens seguros e de qualidade.

Isso vai evitar que você acabe se arrependendo da contratação e também que, mesmo com todos os benefícios aqui mencionados, surjam imprevistos que poderiam ser evitados e até mesmo transtornos ou atrasos por conta da negligência por parte da empresa fornecedora.

Dessa forma, as dicas para realizar a contratação são:

  • Consulte os preços;
  • Avalie as demandas do canteiro;
  • Faça um teste com os produtos;
  • Consulte serviços de manutenção;
  • Observe a reputação da empresa.

Pavimentando

No caso da construção de vias urbanas, vicinais e de rodovias e da implementação do asfalto, é necessário realizar um processo de pavimentação atento e de qualidade.

Por isso, todas as quatro camadas desse revestimento (base asfáltica, base, sub-base e reforço do subleito) devem estar comprometidas com resultados seguros e duradouros.

Esse material pode ser produzido a partir de uma usina específica ou preparado na hora da pavimentação.

O ideal é consultar uma Empresa de pavimentação de procedência no mercado, garantindo o trabalho de profissionais qualificados e a obtenção de vias mais seguras, confortáveis e com a vida útil muito mais prolongada por conta da resistência.

O que realmente importa é a segurança e a qualidade, de modo que vale a pena investir sempre em soluções que viabilizem a economia, como também tornem os procedimentos de construção mais otimizados e eficazes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *