A economia e os benefícios das estruturas metálicas

A utilização de perfis e aço na construção civil é muito comum, realizando diversos projetos de estruturas, tanto para indústria, residências ou qualquer local. Oferecendo mais resistência, eficiência e reduzindo extremamente o tempo da obra.

Para quem não esteja familiarizado com o ramo, na construção de qualquer prédio ou casa, essas estruturas metálicas são feitas a pedido tanto de arquitetos quanto de engenheiros e construtores.

Por que utilizar a estrutura metálica?

A alta qualidade e rapidez na construção é nítida, quando é escolhido a utilização da arquitetura metálica, pois é possível trabalhar em diversas frentes e de maneira simultânea, diminuindo escoramentos e não sendo afetada pela chuva.

Ao empregar esse material extremamente versátil e duradouro, é possível reduzir 40% do tempo da obra, quando comparado aos processos convencionais.

É possível facilmente, identificar economia em uma obra com essas estruturas, afinal em uma obra convencional pode chegar a 25% de desperdício dos materiais, que estejam utilizando como o: tijolo, cimento, areia, pedra, vigas, entre outros.

A leveza da estrutura metálica também é levada em consideração, reduzindo, em até 30%, o custo das fundações. Com a estrutura é possível garantir a sua reutilização.

Por ser desmontável, fácil manuseio, além de poder retornar aos fornos, sob forma de sucata e se tornar um novo aço, sem perda de qualidade.

Também é possível reduzir o consumo de madeira e emissão de material particulado (são partículas muito finas de sólidos ou líquidos suspensos no ar), assim é possível não agredir ao meio ambiente, sendo 100% reciclável.

Onde pode ser utilizado as estruturas metálicas?

A estrutura metalica para casas é um dos modelos extremamente utilizado, sendo muito comum e pode facilitar muito durante todo o processo de construção.

Permitindo maior liberdade de criação por parte dos arquitetos, maior produtividade, velocidade construtiva para a residência e economia na obra. Algo muito comum, também em construções do gênero, é o uso de silicone estrutural.

Que é ideal para a construção civil, por aguentar extrema pressão e peso da estrutura onde é empregado, um exemplo é sua utilização para segurar grandes peças de vidro.

Para uma boa estrutura, é preciso dispor de profissionais qualificados, tendo em vista que, mesmo sendo simples, colocar vidro com silicone requer muita atenção e cuidado, para que não ocorra nenhum acidente durante a instalação e prejuízo.

O que é preciso para realizar uma obra com a estrutura?

Ao realizar o pedido das estruturas em aço, deve-se averiguar qual material é ideal para a construção no local, necessidade de proteção anticorrosiva e ter maior atenção nas medidas.

Tendo em vista que a unidade empregada é o milímetro. Com o pedido do material finalizado, já é possível preparar bem o terreno e fazer as devidas fundações.

Chegando pronta ao canteiro da obra, é apenas montar, estudando bem o projetos estruturais de logística para aproveitar todo o espaço dentro do terreno.

No mercado, existem diversas empresas construtoras e arquitetos, que realizam os sistemas estruturais de forma planejada, segura e adequada.

E levando em conta que você escolha um bom profissional, que tenha conhecimento e experiência no assunto, é notável que tenha uma casa ou prédio bem estruturado e duradouro.

Exemplos de fácil acesso e que chamam extrema atenção, pela sua estrutura em aço e design elegante:

  • Cenpes, maior centro de pesquisas da América Latina;
  • Arena Fonte Nova, na Bahia;
  • Teatro Ópera de Arame, em Curitiba;
  • Edifício Tai 101 em Taiwan (508m altura);
  • Casa de Educação e Artes Pimenta, em Guarulhos;
  • Centro de Treinamento do Banco do Brasil, em Brasília;
  • Entre outros.

É importante considerar do início ao fim, o ciclo de vida da estrutura, desde a idealização, até o final de sua vida útil. Levando em conta todas as etapas de elaborar e realizar um projeto.

Antes visto como um produto caro e exclusivo, nos dias de hoje, já compete frente à frente com outras técnicas construtivas, principalmente, na forma econômica e no tempo de execução.

Tendo como finalidade, podemos observar o quanto o uso da estrutura metálica contribui para a natureza e a preservação do meio ambiente.

Já que utiliza uma tecnologia limpa, rapidez na execução de todo o projeto, além da economia de materiais e do custo geral da obra, visando os benefícios nítidos a longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *