A importância de ar condicionado em galpões

Os galpões são utilizados, essencialmente, para atender sistemas de armazenamentos de diferentes setores industriais, porém, nos últimos anos esses locais estão ganhando características para usos gerais.

Independentemente do tipo de finalidade da estrutura, é indispensável assegurar que seja adequada para atender às especificações existentes.

A climatização, assim como a qualidade do ar, também é um fator importante para os galpões, normalmente, para a ventilação o equilíbrio se dá, justamente, por meios naturais com portas e janelas, já o serviço de instalação de ar condicionado visa atender, essencialmente, à parte administrativa do empreendimento.

No entanto, na área do galpão o aparelho de ar condicionado também pode ser favorável para os operadores e o armazenamento, principalmente de produtos congelados ou resfriados. Cada projeto, naturalmente, tem suas particularidades a serem atendidas, o que gera impacto no tipo de aparelho aplicado.

Os tipos de aparelhos para galpões

De uma maneira geral, o funcionamento do ar condicionado consiste na alimentação por ar externo, que é submetido a um método de condensação e compressão, alcançando, por fim, o resfriamento.

Para que esse processo seja possível, o ar é impulsionado para serpentinas de água e ao atingir a temperatura adequada, é direcionado para o galpão. Há diferentes modelos que podem ser aplicados ao se tratar da instalação de ar, tais como:

  • Portátil;
  • Janela;
  • Split;
  • Sistema VRF.

O primeiro caso é caracterizado pela mobilidade que proporciona, por comumente apresentar um modelo compacto, pode ser colocado em diferentes ambientes sem grande complexidade.

No entanto, o ideal é que fiquem próximos às janelas, para que possam ter um desempenho ainda melhor e impulsionar o ar quente para o exterior do ambiente.

Já o tipo janela é um dos mais tradicionais e para sua instalação é necessário realizar uma abertura na parede, que possibilita que o sistema de escape do ar quente seja direcionado para o exterior, enquanto o de ar já refrigerado é voltado para área interna.

A principal diferença do split em relação a este modelo, é que as partes são separadas, sendo assim, não é necessário fazer grandes alterações na estrutura, além de proporcionar um ruído relativamente menor.

Por fim, o VRF (Fluxo de Refrigerante Variável) conta com diversas unidades internas que são associadas a somente um sistema condensador.

Dessa forma, a climatização é proporcionada para diferentes ambientes, o que é um dos principais atributos dos aparelhos instalados em locais amplos e com vários setores.

Neste contexto, também é fundamental garantir a manutenção correta dos aparelhos, o que pode requisitar uma empresa de limpeza de ar condicionado de confiança.

Afinal, caso não exista uma manutenção correta, a qualidade do ar pode ser severamente comprometida, sendo também uma situação favorável para danos severos no aparelho e, consequentemente, prejuízos.

O uso das coberturas metálicas

Em galpões, as coberturas metálicas ou outros elementos estruturais deste material, podem fazer grande diferença, principalmente ao abordar o fator financeiro.

Isso se deve ao fato de que um maior espaço útil é alcançado com redução de custos quando se compara à incorporação de outros materiais, pois dessa forma, é possível contar com um uso reduzido de vigas e pilares.

Para que seja possível usufruir dos benefícios da estrutura metalica, é imprescindível que exista um bom projeto, caso contrário, todo o galpão pode ser comprometido.

Além disso, em alguns casos, a estrutura é aplicada nos pilares e vigas, principalmente em galpões maiores, mas nos menores, a utilização mais visada é, essencialmente, na forma de cobertura metálica.

Ambas opções podem ser vantajosas, porém, é necessário que o construtor encarregado pelo planejamento avalie qual alternativa é mais viável, principalmente para atender às especificações almejadas pelo cliente no que diz respeito a prazos, orçamento, finalidade do galpão, entre outros fatores que podem ser decisivos para o projeto de forma geral.

De qualquer maneira, com as informações apresentadas, é válido observar que o ar condicionado pode ter um papel importante para a climatização adequada do galpão.

No entanto,é preciso averiguar qual é o modelo mais adequado de equipamento a ser instalado, principalmente para que uma distribuição homogênea e ajustável seja empregada, o mesmo se enquadra ao falar da estrutura.

Sendo assim, ao recorrer a qualquer serviço relacionado com a infraestrutura e os diversos recursos que podem ser aplicados, é importante ter orientação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *