A Segurança do trabalho no setor de construção

O setor de construção civil vem crescendo cada vez mais devido a expansão do mercado, com edificações cada vez mais modernas e com o emprego de novas tecnologias. O mercado demanda uma grande parte do consumo dos empreendimentos, aos gastos com energia elétrica.

A eletricidade é essencial, para que o conjunto de equipamentos para o conforto e segurança, funcionem em harmonia, propiciando uma experiência agradável aos frequentadores do local.

Saiba mais sobre a formação de um profissional

Existem uma série de normas reguladoras, que devem ser atendidas para uma execução correta do projeto. Para ser um profissional da área elétrica, é necessário um curso NR10.

Essa norma define que só podem trabalhar com eletricidade, profissionais que sejam qualificados, capacitados e habilitados, através de um treinamento.

A NR10, determina a obrigatoriedade do profissional da área elétrica a fazer os cursos básico, que compreende segurança, instalação e serviços.

E cursos complementares, para sistemas elétricos de potência ou próximo delas. Além dos cursos, ela também dá a garantia que o trabalhador tenha EPIs específicos para as tarefas, fornecidos pela própria empresa.

E prevê a elaboração e manutenção de um prontuário, de procedimentos gerenciais, relatórios técnicos das inspeções, treinamento específico aos trabalhadores, dentre outros.

Um treinamento de reciclagem NR10, deve ser feito bienalmente, segundo o item 10.8.8.2 da NR, ou sempre que você trocar de função ou mudar de empresa.

No retorno de um afastamento e no caso de uma alteração, significativa nos sistemas elétricos, métodos ou processos no gerenciamento do trabalho.

As principais inovações da NR10 foram no uso de técnicas de análise, ordens de serviço, bloqueios para serviços em instalações, dentre outras.

A segurança também é fundamental, no uso de máquinas e equipamentos de âmbito industrial, garantindo a saúde e a integridade física dos trabalhadores que lidam diariamente com esse tipo de maquinário.

A adequação NR12, determina que medidas de proteção coletiva, administrativa e organizacionais, além da disponibilidade de equipamentos de proteção aos trabalhadores.

O descumprimeto de algum item dessas Normas, acarreta multas pesadas para o empregador. Conheça algumas normas que se aplicam ao mercado da construção civil, garantindo assim, segurança para os trabalhadores.

Conheça as Normas mais importantes da construção civil

As Normas Regulamentadoras da construção civil, têm como objetivo a preservação da saúde e segurança dos trabalhadores. Essas normas, têm como principal objetivo reduzir e evitar acidentes no ambiente de trabalho.

Na construção civil, elas ainda definem parâmetros nas práticas adotadas pelo setor. Conheça a seguir algumas delas:

  • NR4: trata do SESMT, cuja finalidade é proteger a saúde e a integridade do trabalhador;
  • NR5: discorre sobre a CIPA e tem o objetivo de prevenir acidente e doenças decorrentes do trabalho;
  • NR6: trata sobre EPIs, resguardando a saúde e a integridade física do trabalhador;
  • NR7: obriga as empresas a elaborar e implementar programas de controle médico da saúde ocupacional;
  • NR8: estabelece requisitos mínimos e exige padrões em edificações, com a finalidade de proporcionar conforto e segurança aos colaboradores;
  • NR10: dispõe sobre as Normas, para instalação e serviços em eletricidade na construção civil;
  • NR 12: Para garantir a proteção do trabalhador que opera máquinas e equipamentos industriais;
  • NR17: trata sobre ergonomia e a relação entre homem e máquina, combatendo doenças desenvolvidas pelo uso de equipamento;
  • NR18: estabelece diretrizes de ordem administrativas, de planejamento e organização, para o controle e medidas de segurança na construção civil, abordando pontos específicos como escavação, demolição, alojamentos e proteção contra incêndios;
  • NR33: determina diretrizes para trabalho em lugares confinados;
  • NR 35: estabelece requisitos mínimos, para garantir a segurança de trabalhadores em grandes altitudes.

Como evitar acidente com os profissionais?

Os acidentes acontecem por diversos motivos no ambiente de trabalho, uma das maiores causa de mortalidade no ramo de construção civil, vem do trabalho com altura.

Existem algumas ações, que podemos tomar para evitar acidentes e danos a saúde de nossos colaboradores. Siga as orientações das NRs, para proteger seus funcionários e você, de acidentes nos locais de trabalho.

Os danos físicos e psicológicos em uma equipe, pode prejudicar todo o andamento de um projeto e gerar gastos com processos administrativos decorrentes do acidente.

Antes de começar o projeto, faça uma mapa de todos os locais e situações, onde podem acontecer acidente. Premeditando as situações, você estará um passo a frente para garantir a integridade física de seu colaboradores.

Conhecendo as Normas, prevenindo riscos no local de trabalho e aplicando o uso de equipamentos individuais obrigatório nos funcionários, você garante um ambiente mais produtivo e seguro em sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *