Acerte na escolha do portão: o que considerar antes da compra?

Dentre os ambientes da casa, a garagem é o lugar arquitetado para garantir a segurança e proteção dos carros, motos e bicicletas do ambiente externo, que anda cada vez mais violento. Para maior segurança, recomenda-se a instalação de um portão basculante para garagem.

É comum fora do Brasil, em países como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, países com índices de segurança mais confiáveis, lindas residências compostas por jardins vistosos e coloridos, gramados bem aparados e cercas decorativas sem nenhum Portão fechado, fato raro em nosso país.

Residências em condomínios privados onde existe regulamento para que não se construam portões ou qualquer tipo de fechamento dessas áreas são casos raros.

Para a maioria da população, os Portões se tornaram o principal item de segurança para a entrada de nossa casa.

Eles podem compor uma identidade, se bem combinados, com o restante da fachada da casa.

Possuem variedade em estilos, desde os mais baratos e simples aos mais elaborados e sofisticados, mesclando diferentes tipos de materiais e composições de texturas.

É importante lembrar disso antes de planejar a reforma ou instalar um novo Portão na sua casa.

Conheça os principais tipos de portões

Modelos, aberturas e materiais para facilitar a sua vida antes de procurar uma loja especializada.

1. Portão automático

A automação da abertura e fechamento do portão torna a sua vida mais prática, porém, é necessário checar quanto tempo esse sistema pode levar para ser executado, para garantir a segurança que você procura, bem como a privacidade que requer.

Precisamos levar sempre em conta o material adequado para a escolha desse tipo de portão, pois deve ser mais leve, facilitando o fechamento e abertura.

Como já é feito, por exemplo, por Fábrica de portão de alumínio atualmente, gastando uma quantidade menor de energia no uso do motor.

2. Portão manual

Esse tipo é ideal para quem está, obrigatoriamente, necessitando economizar, pelo baixo orçamento disponível.

O interessante é que foram criados com a instalação de um trilho para que o portão possa deslizar mais facilmente quando acionado por alguém manualmente.

Outra vantagem é o fato de que posteriormente você poderá trocar a estrutura antiga manual pela automática já que poderão ser adaptados aos trilhos já instalados.

São três, os tipos mais conhecidos que necessitam desse sistema: o portão de abrir, o portão de correr e o portão basculante. Vamos ver em detalhes a seguir:

  • Portão de abrir: para abertura tradicional, necessita de pequeno espaço para abertura das folhas, muito comum para espaço mais restritos, com materiais finos e leves para serem abertos pela própria pessoa;
  • Portão de correr: sempre vemos um Portão de correr de ferro em pequenas empresas ou escritórios, devido ao fato de ter a capacidade de proteger uma área grande e são facilmente acionados pela força do braço e, até mesmo, encontrados em versões automáticas;
  • Portão basculante: outro modelo que sempre vemos, pois em grandes cidades, o espaço disponibilizado está cada vez menor, o Portão basculante para garagem ou entradas maiores são aqueles que abrem para cima. Podem ser a saída ideal para quem quer ter mais espaço para jardins, áreas sociais, garagem, parquinhos e pracinhas, etc.

Dicas importantes

Quanto aos tipos de materiais mais comuns na construção dos portões, podemos citar o ferro, o alumínio, a lata, a madeira e o vidro.

A escolha do produto ideal deve ser observada a partir das necessidades do cliente e devem considerar o peso, a estética e a melhor aplicação para o local desejado.

Tenha sempre a preocupação com o dimensionamento do lugar. Para residências, considere a altura do veículo e largura para que possa transitar pela área de circulação.

Quando escolher o tipo de material do portão, lembre-se que, no Brasil por exemplo, os portões de metal e madeira são os mais usados, considerando sempre o clima do lugar, que pode variar muito, dependendo da região do país.

Lembre-se sempre da manutenção e profissionais realmente capacitados para o serviço.

Na escolha entre um portão já pronto ou um feito sobre medida, pense que os prontos possuem menos variedade, mas podem ser entregues rapidamente, diferente dos feitos sobre medida, já que serão feitos de acordo com as suas escolhas.

Todavia, podem atender às suas medidas e gostos de estilo, que aliás devem também considerar os quesitos de segurança, ventilação, estilo, privacidade e personalidade.