Acompanhe algumas dicas para um projeto de iluminação incrível

A iluminação, além de ter como objetivo tornar claro o ambiente, é um importante artifício para proporcionar comodidade e segurança em um estabelecimento. O projeto de iluminação deve ser definido pelo designer e cliente no início da obra.

Isso porque toda a parte elétrica já é concebida para receber os mais variados tipos de iluminação, seja no forro de gesso, na laje, por meio de tomadas no chão, baixas ou altas.

Em escritórios, por exemplo, é possível que exista um projeto que tenha fluidez e combinação. Luzes bem colocadas atreladas a acessórios como a lupa de bancada com iluminação, fazem toda a diferença para o ambiente.

A iluminação correta tem o poder de gerar efeitos de acordo com um objetivo específico, seja para dar destaque a alguma obra de arte do objeto, seja para iluminar uniformemente ambientes completos ou para proporcionar mais comodidade e privacidade.

Para projetos que necessitem de maior iluminação, como o trabalho de engenheiros, por exemplo, ainda é possível utilizar-se de apetrechos como a lupa de bancada com braço articulado.

Para cada ambiente da casa existe um tipo de iluminação mais adequado, com uma lâmpada diferente, dependendo da proposta de cada um desses espaços.

Na sala de jantar, por exemplo, o mais importante é conseguir visualizar o que é servido e quem está sentado, por isso, uma luminária sobre a mesa pode ser bastante funcional.

Nos últimos anos, as lâmpadas incandescentes foram substituídas pelas fluorescentes, que possuem maior capacidade, economizando assim mais energia no processo.

Há ainda os modelos de luminárias halógenas (indicadas para pontos específicos de iluminação), e as de LED, que vão desde simples lâmpadas à fitas que podem emoldurar um ambiente inteiro.

A boa iluminação tem grande relevância no resultado final do projeto. Se o intuito é não gastar muito, uma fórmula é definir ao menos um tipo de iluminação para cada ambiente.
O investimento vale a pena, pois os ambientes se tornam otimizados, mais agradáveis e seguros.

A iluminação faz toda a diferença em um projeto de decoração. Sem ela, o design perde um pouco a graça. Mesmo as peças mais lindas passam despercebidas quando não há luz para realçar o ambiente.

Dicas para um projeto de iluminação

Além de cumprir com o papel da praticidade e funcionalidade, quando bem planejado e executado, um projeto de iluminação gesso decorativa possui uma grande importância no sentido estético.

Para um projeto de iluminação funcional e assertivo, é essencial:

  • Procurar sempre um arquiteto ou designer para a criação de um projeto ideal;
  • Utilizar a iluminação de acordo com a distribuição dos móveis no ambiente;
  • Equilibrar a escolha das luminárias conforme as cores da decoração. Um local com piso e paredes escuros necessita de mais iluminação, por exemplo;
  • Buscar o equilíbrio no consumo de energia, mesclando lâmpadas de LED, fluorescentes e halógenas, evitando as antigas incandescentes;
  • Definir e calcular a iluminação exata para cada ambiente de acordo com a finalidade (conforto, leitura, trabalho, etc);
  • Utilizar o modo de iluminação que mais agrade a visão. Difusos, nos casos de espalhar a iluminação geral no ambiente (lustres, abajures); e focados, nos casos em que se quer direcionar e evidenciar uma determinada região do ambiente embutidos e spots;
  • Contar com dimmers (dispositivos que variam a intensidade da corrente, alterando a quantidade da luz) no ambiente. É um jeito fácil e prático de deixar o local mais iluminado, sem precisar de instalação;
  • Escolher a luminária certa para transformar um ambiente simples em algo diferente.

Iluminação industrial

A iluminação industrial varia de acordo com o espaço e a necessidade estrutural de uma empresa. Cabe ao consumidor estabelecer os pontos que exigem uma iluminação maior, a partir de uma análise da luz do ambiente e seus reflexos em todos esses elementos.

Quando o local que você pretende iluminar possui obstruções expressivas, como a presença de porta-pallets, por exemplo, o ideal é iluminar não apenas o piso, mas também esses espaços de maneira vertical, uma vez que isso tende a facilitar a visualização dos rótulos dos conteúdos.

Caso eles estejam perto uns dos outros, numa espécie de corredor, luminárias tipo calha para lâmpadas fluorescentes são as mais recomendadas, desde que fiquem no sentido longitudinal aos pallets, ou seja, no meio do corredor formado por eles.

Se o ambiente precisa de um tipo de iluminação mais pontual, ou uma iluminação industrial para decoração, há a possibilidade de misturar tipos de equipamentos distintos, o que ampliará a chance de ter uma iluminação capaz de dar conta de cada ponto.

Por exemplo: luminárias do tipo calha podem ser instaladas para lâmpadas fluorescentes o mais perto possível do ponto de inspeção, ficando mais baixas em comparação com a iluminação geral. Assim, não desperdiça energia e melhora a visibilidade em todas as áreas.