Adaptando a sua escada interna para ter maior segurança

O acesso a patamares inferiores ou superiores, bem como a áreas de desnível em geral, deve ser otimizado e seguro o suficiente para evitar ao máximo os riscos de acidentes como quedas, especialmente quanto estamos falando de um ambiente em que há o fluxo de pessoas mais idosas, com dificuldade de locomoção ou crianças.

Mas, como otimizar o uso das escadas? Qual o melhor modelo a ser escolhido? Quais são as opções de itens disponíveis para tornar o acesso a áreas de desnível mais seguro?

As respostas para essas e outras perguntas relacionadas ao corrimão, escadas e o melhor material para guarda-corpo você confere acompanhando o artigo a seguir.

Escadas

As escadas, além de gerar o acesso aos locais que fazem parte de níveis superiores ou inferiores dentro de um mesmo ambiente ou em uma edificação, são um famoso componente estético que é utilizado há milênios pela humanidade como recurso visual e funcional.

Dessa forma, existem diversos tipos disponíveis, entre opções que trabalham diretamente com alvenaria até alternativas mais rápidas e práticas que não deixam a desejar nos quesitos durabilidade e segurança, como é o caso das escadas de ferro.

No geral, podemos destacar dois dos principais modelos de escadas feitas em ferro: a escada em l e a escada caracol.

No primeiro caso, há uma diferenciação das escadas retas por conta do ângulo de 90º. Esse tipo de escada é muito comum tanto em construções mais antigas como também em composições modernas.

Já a escada em caracol tem como principal vantagem a otimização do espaço, de modo que é muito encontrada em ambientes mais estreitos e possuem como vantagens a praticidade de instalação, a versatilidade de cores e modelos e, ainda, a facilidade na hora de limpar.

Corrimão

Não poderíamos falar de escadas sem mencionar o corrimão, não é mesmo? Afinal, esse item é essencial para que haja segurança no acesso, evitando que as pessoas caiam, escorreguem e se acidentem de diversas maneiras.

Um Corrimão para escada interna tem o poder de otimizar a proteção, portanto, e ainda pode conferir uma série de vantagens relacionadas com a composição estética.

O corrimão pode ser produzido em diferentes materiais, desde madeira, vidro até ferro e alumínio. Dessa forma, a primeira demanda antes da instalação do corrimão é justamente escolher o modelo mais indicado para o ambiente em questão.

Nesse sentido, é importante considerar a circulação de pessoas, a faixa etária, a composição do ambiente como um todo, as atividades desempenhadas no local entre outros fatores que serão determinantes.

O corrimão de madeira para escada interna, por exemplo, é um modelo que proporciona para o ambiente mais elegância e sofisticação, dependendo da madeira que é feita, ou ainda aspecto mais rústico. Esse é um modelo de fácil manutenção e limpeza, sem haver necessidade de tantos reparos – além de combinar com quaisquer ambientes e decorações.

Já o corrimão de ferro costuma ser o mais empregado nos casos que buscam conciliar resistência, durabilidade e funcionalidade em um só produto sem deixar de lado a preocupação com o cenário. Ou seja, o modo como o corrimão irá conversar com os outros elementos do local.

A pintura eletrostática, que confere a possibilidade de escolher entre uma grande gama de cores, é uma das principais vantagens desse tipo de corrimão.

Além disso, um Corrimão de ferro para escada interna tem o benefício da resistência e da durabilidade, que são fatores de alto desempenho nesse produto.

Guarda-corpo

O guarda-corpo é tão importante quanto o corrimão, então ele também não poderia ficar de fora. Sem esse item, é muito perigoso que, após escorregar, uma pessoa caia da escada por não haver um local em que ela possa se segurar ou uma estrutura que impeça seu corpo de atravessar o espaço em vão.

Dessa forma, ele é indispensável e pode ser encontrado em diversos modelos, de modo que não há desculpa para ser negligente com esse importante aspecto.

No geral, o Guarda corpo de escada deve ser projetado para impedir que seja possível a passagem no espaço entre o corrimão e o solo da escada.

Além disso, ele é um elemento estético de alto potencial.

Na escolha de um guarda-corpo de vidro, por exemplo, é possível contar com uma sofisticação de alto nível sem comprometer a segurança.

Já o guarda corpo de aluminio oferece vantagens como:

  • Aspecto visual sofisticado;
  • Facilidade de limpeza;
  • Instalação agilizada;
  • Durabilidade de alto desempenho;
  • Resistência a impactos.

O mais importante é contar sempre com materiais de procedência certificada, pois isso vai garantir ainda mais proteção no uso das escadas e dos itens que a tornam mais segura e funcional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *