Aprimorando sua área da churrasqueira

A área de churrasqueira é um item básico para um ambiente de lazer no qual podemos reunir a família, amigos e realizar encontros.

O mais interessante desse item é que não importa o local em que você pretende instalar a churrasqueira, pois, por ser adaptável, ela pode ficar em qualquer ambiente, como: garagem, sacada, varanda e terraço.

Desse modo, antes criar o ambiente é recomendável realizar um projeto do lugar, de forma a analisar todos os pontos para que não haja transtornos durante a obra e deixar o ambiente o mais confortável possível.

Na hora de planejar esse local é preciso tomar alguns cuidados, como manter a geladeira longe da churrasqueira, colocar uma bancada e pia no local para que não haja necessidade de entrar na residência a todo instante, entre outros.

Uma boa área de churrasqueira também deve ser utilizada para proporcionar bem-estar e ser acolhedora. Com jeito e planejamento é possível criar um lugar bem bonito e organizado. Veja exemplos a seguir.

Fogão a lenha: Um ótimo investimento

Nesse ambiente é muito comum ter um fogão a lenha. Apesar de relacionarmos o item com cozinhas vintage, esse item pode ser considerado um coringa para preparar alimentos, inclusive nas áreas externas.

As comidas preparadas nesse tipo de fogão são muito saborosas e diferenciadas devido ao modo de preparo natural e que “defuma” as carnes, por exemplo, propiciando um sabor incomparável.

Ao construir esse fogão é preciso dedicação e capricho. Por ser relativamente grande, o item demanda certo espaço no lugar em que for instalado. No entanto, como com o passar do tempo foram projetados diversos modelos e tipos de fogões a lenha, é possível encontrar modelos que se adaptem as mais diversas necessidades, tamanhos e materiais.

Um dos modelos mais utilizados no Rio Grande do Sul, por exemplo, é o de metal. Ele é ligado com carvão vegetal e, em alguns casos lenha que é inserida na parte de baixo do fogão. Desse modo, o material aquece tanto o forno quanto a chapa de metal que fica na parte superior com as panelas.

Já o mais utilizado no interior de Minas Gerais e São Paulo possui o material em alvenaria. A lenha é aplicada diretamente em um cubo que fica sob os bocais do fogão.

Neste caso, quando o fogão é ligado, o ar quente queima a lenha e circula por esse cubo que vai até a base da chaminé. A chaminé é, geralmente, instalado em um forno a lenha de ferro fundido e aço.

Quando o forno é aquecido a fumaça sobe pela chaminé e é liberada em um local adequado e distante do ambiente em que estão celebrando.

Toldos e coberturas, cuidando da acessibilidade

Os toldos e coberturas podem ser aliados na sua área, ajudando a manter o local protegido de sol, chuva e vento, gerando um conforto no ambiente e mantendo a temperatura agradável.

é possível encontrar uma variedade muito grande desses produtos diversificando em cores, tamanhos e modelos, cada tipo atendendo uma necessidade, como:

  • Toldos fixos;

  • Toldos Retrátil;

  • Toldo capota

  • Toldo túnel;

  • Toldo Tensionados;

Na maior parte dos casos, o material é produzido por lonas, que ajudam muito no custo-benefício. O modelo mais utilizado para esse ambiente é o toldo cortina retrátil, por proteger o ambiente por inteiro e ter uma manutenção prática.

A estrutura pode ser feita de alumínio ou aço. O aço gera um investimento maior, porém, apresenta resultados melhores por ter uma durabilidade maior.

Já o alumínio costuma durar de 7 a 10 anos, tudo depende da manutenção feita com o passar do tempo.

Móveis planejados: tudo que você precisa saber

Ao escolher os moveis planejados para a área da churrasqueira é preciso pensar nas necessidades do local, seja a bancada ao lado da churrasqueira, o gabinete da pia, uma mesa em específico ou armários para guardar os utensílios.

Quando utilizado, esse tipo de móvel não é possível mover, pois são fixos. Esse tipo de material valoriza muito o ambiente e o imóvel por ajudar a aproveitar todo o espaço do local.

Como esse ambiente fica na parte externa, é importante verificar todos os detalhes para que não haja danos, dar atenção aos acabamentos, ferragens e as coberturas podem ajudar com que a qualidade do ambiente permaneça intacta e favorável.

Em questão de estética também é importante dar atenção ao layout e as cores. Este é um investimento que vale a pena e que pode durar uma vida toda, pois os planejados tem materiais resistentes com altíssima qualidade.

Uma dica para quem quer otimizar espaço, também é colocar o armario sob medida. Os profissionais que cuidam desse tipo de móvel são absolutamente especializados em realizar soluções sob medida ajudando com as estruturas para a casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *