As vantagens da iluminação natural

A iluminação natural é um recurso aplicado em diferentes ambientes, principalmente por ser uma opção que reforça a sustentabilidade, reduz custos com energia elétrica e contribui com um ar mais especial em determinados locais.

Por essa razão, hoje, diferentes edificações são projetadas para um melhor proveito da luz natural, principalmente para que se tornem mais interessantes e agradáveis esteticamente.

No entanto, para possibilitar a entrada de luz no ambiente, é preciso de um projeto bem elaborado, afinal, tanto o excesso, quanto a escassez, pode comprometer completamente o resultado. Hoje,  é possível encontrar diferentes serviços que possibilitam usufruir da luz natural nos mais diversos locais.

O pergolado, por exemplo, normalmente é  uma estrutura incorporada em ambientes externos. Trata-se de uma proteção vazada, com suporte em balanço ou colunas, constituída de componentes paralelos, que podem ser dos seguintes materiais:

  • Alvenaria;
  • Concreto;
  • Madeira;
  • Aço.

Ao procurar pergolado preço, é interessante citar que o ponto mais favorável é que a cobertura apresenta grande suavidade, principalmente por não requisitar uma execução detalhada, com o uso de materiais pesados.

Além disso, uma cobertura desse tipo é ideal para o sombreamento, caso seja necessário uma proteção maior, principalmente contra chuva, é possível aplicar algo leve, como vidro, por exemplo.

Aplicações do tijolo de vidro na iluminação

O tijolo de vidro, também chamado de bloco de vidro, é uma das alternativas para usufruir da iluminação natural ou incorporar divisórias diferenciadas no ambiente.

A aplicação desse item é ideal para assegurar o conforto térmico, elegância e a claridade. Por se tratar de uma alternativa translúcida, os tijolos de vidro são capazes de promover até 80% de luminosidade no ambiente.

Além disso, para a higienização, o quadro também é relativamente favorável, pois de forma geral, basta utilizar um pano úmido no rejunte e no bloco. Além do mais, sua instalação é considerada simples, além do produto dispensar a pintura. O bloco de vidro pode ser aplicado nas seguintes formas:

  • Retangular;
  • Ventilado;
  • Quadrado;
  • Canto.

Em salas e quartos, o mais comum é que sejam instalados para dividir os locais, principalmente em ambientes menores, onde podem promover a sensação de que o lugar é mais amplo. Já na cozinha, pode ser aplicado para a construção de balcões, levando ainda mais sofisticação para o ambiente.

O uso da pele de vidro na iluminação natural

A pele de vidro também é chamada de fachada de vidro e é amplamente aplicada em edificações, principalmente devido ao apelo estético que apresenta. Além disso, a fachada pele de vidro consiste em uma estrutura metálica com revestimento de vidros, que podem ser de diferentes modelos, como o espelhado, fumê e transparentes.

Por mais que o foco desse tipo de fachada sejam os vidros, as estruturas metálicas desempenham um papel crucial, afinal, apresentam como principal funcionalidade dar sustentação para as paredes de vidro externas. No entanto, ficam escondidas e por essa razão, garantem uma sofisticação diferenciada para a fachada.

Há diferentes métodos para a instalação, que consistem no stick, unitizado e híbrido. O primeiro caso envolve a montagem da estrutura de fixação no próprio prédio, com colagem posterior dos vidros. O unitizado conta com a colagem na estrutura de fixação na fábrica, enquanto o híbrido, envolve os dois processos.

Entre as principais vantagens desse tipo de revestimento, além do apelo estético, é possível citar a economia de energia, pois não bloqueia a luminosidade e, dessa forma, dispensa a utilização constante de luz artificial. Além disso, garante o conforto térmico, uma vez que os vidros contribuem com a dispersão do calor.

O isolamento acústico também é um benefício dessa fachada, principalmente para garantir a redução de ruídos externos. Essa é uma vantagem que pode ser ainda mais favorável para empreendimentos em regiões de alto tráfego de pessoas e veículos, como em grandes centros.

Para a limpeza, é fundamental recorrer a uma empresa especializada, principalmente em edificações com alturas consideradas significativas, já que  nesse caso, o trabalho a ser executado apresenta maior complexidade.

Conforme pode ser notado com as informações apresentadas ao longo do texto, a iluminação natural pode conferir diferentes benefícios para os ambientes, sendo o principal deles a redução do uso de energia elétrica.

Além disso, existem diferentes formas de usufruir desse recurso, basta recorrer a um profissional para elaborar o projeto e instalação mais adequados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *