Caçambas: a melhor solução para o descarte de entulho

A cada ano, são gerados cerca de cem milhões de toneladas de entulho em todo o país. É o suficiente para fazer sete mil pilhas, com a mesma proporção de um prédio de sete andares.

Apesar disso, construtores Brasil afora ainda têm dificuldades para desfazer-se destes resíduos da maneira correta: estima-se que apenas 20% deles, sejam processados conforme as normas técnicas e políticas de resíduos sólidos em vigor.

Enquanto isso, os outros 80% são descartados de forma inapropriada, o que muitas vezes, acarreta em risco para a natureza e pesadas multas aplicadas pelo poder público.

Ainda assim, há maneiras simples de lidar com os resíduos de uma construção. A melhor delas é o aluguel de caçamba de entulho.

Por que as caçambas são a melhor solução?

É muito comum ver um compartimento do tipo nas vias adjacentes a uma obra. Não é à toa: ela é a opção preferida de profissionais da construção civil.

Para o descarte de determinados resíduos, gerados em reformas e construções. Estes são alguns dos motivos que a tornam tão popular:

É uma opção personalizada

É possível encontrar uma caçamba de entulho perfeita para cada obra. Elas estão disponíveis nos mais diversos tamanhos.

De modo a acomodar quantidades diferentes de resíduos, conforme o porte da obra e as necessidades dos profissionais.

Esta personalização facilita o planejamento do projeto e evita problemas com as autoridades, pois nenhum resíduo será descartado indevidamente.

Permite controlar melhor o orçamento do projeto

Normalmente, o custo da locação de caçamba já é incluído no total geral do projeto. De acordo com o porte e os materiais já usados na obra.

A equipe consegue especular qual será a quantidade de resíduos a serem descartados. Com isso, é possível calcular o tamanho e a quantidade de caçambas, que serão usadas ao longo do projeto.

Deste modo, há um planejamento financeiro feito de antemão. Isso significa menos sobressaltos financeiros durante a execução da obra.

Ajuda a fazer com que o descarte seja ecológico

Quando os profissionais de uma obra usam uma caçamba de lixo para armazenar os resíduos, eles são levados a estações de tratamento, onde podem ser usados em novos projetos, a um custo mais baixo.

Este não é o único benefício do adequado tratamento destes materiais. Além disso, eles não agridem a natureza e a obra respeitará as normas ambientais.

Quais tipos de caçamba existem no mercado?

A principal variação entre os tipos de caçamba, que existem no mercado é o tamanho e, consequentemente, a quantidade de entulhos que cada uma consegue armazenar. Alguns dos mais usados são:

  • Caçamba de 3m³: comporta até 5.000 kg de entulho;
  • Caçamba de 5m³: comporta até 8.000 kg de entulho;
  • Caçamba de 6m³: comporta até 10.000 kg de entulho;
  • Caçamba de 10m³: comporta até cerca de 16.600 kg de entulho.

Novamente, para decidir qual é a melhor, é preciso estimar a quantidade de resíduos gerada pela obra.

Quais cuidados tomar antes de alugar uma caçamba?

O aluguel de caçamba preço não é o único fator a se analisar antes de fechar o negócio. Há outros elementos a se levar em consideração, tais como:

Verificar a legislação local a respeito de seu uso

Normalmente, é preciso reservar uma vaga de estacionamento local para usar a caçamba. Também é possível colocá-la na calçada, desde que não impeça o trânsito de pedestres.

Ainda assim, é importante conferir a legislação local, de modo a atender a todos os requisitos e evitar problemas com autoridades.

Pesquisar e fazer diversos orçamentos

Em cidades grandes, é possível encontrar empresa de caçamba de entulho zona sul, norte, centro, etc. Em todos os locais, há muitos players no mercado.

Entretanto, na etapa de planejamento da obra, é importante entrar em contato com várias, comparar os orçamentos e as condições de prestação de serviço. Além de economizar, isso ajuda a evitar dores de cabeça mais tarde.

Atenção com o cronograma da obra

Empresas que alugam o equipamento, normalmente o disponibilizam por horas ou dias. Geralmente, o período é de 72 horas.

Esse é o tempo que a equipe tem para colocar todo o entulho na caçamba. Portanto, é importante alinhar o período de aluguel com o cronograma da obra, sabendo quando a caçamba será necessária.

Em caso de mudanças, é preciso entrar em contato com a empresa com a qual foi feito o aluguel e negociar a alteração do período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *