Como manter uma boa ventilação em galpões?

A construção civil tem contado cada vez mais com recursos e métodos que tornam as aplicações mais seguras e funcionais, de acordo com diferentes demandas dentro do setor.

No caso das construções de galpões, que são amplamente utilizadas para obtenção de resultados mais eficazes, práticos e rentáveis tanto em indústrias quanto em empresas e até mesmo residências, é necessário otimizar a experiência térmica e gerar mais conforto e segurança em seu uso diário.

No artigo que você confere a seguir, trazemos algumas dicas importantes de como empregar diferentes itens nessa composição para assegurar o fluxo de correntes de ar e promover mais comodidade térmica nos espaços.

O uso das estruturas metálicas

Existem diferentes tipos de galpão e eles podem ter, também, finalidades que variam conforme sua aplicação.

Dessa forma, em demandas industriais, eles costumam ser maiores e não contar com acabamentos mais detalhados, que já estão presentes em galpões que são construídos em residências para a otimização de garagens, por exemplo.

Não é por acaso, portanto, que o rendimento e a praticidade de uma Cobertura em estrutura metálica tem conquistado diferentes segmentos e aumentado sua popularidade no uso dentro da construção civil em geral.

Além de apresentar uma ótima relação custo-benefício, optar por essa alternativa é uma maneira de economizar, já que os gastos na construção de telhados convencionais podem ser bem mais elevados.

Isso sem falar na praticidade, que é um dos destaques entre as características fornecidas por essa cobertura.

Alguns cuidados, no entanto, devem ser tomados quando estamos falando da instalação de coberturas feitas em estruturas de metal. Alguns deles são:

  • Vedação de qualidade;
  • Fatores térmicos;
  • Impacto na edificação;
  • Ventilação proporcionada.

Fatores térmicos

Os galpões e os variados espaços que possuem estrutura são extremamente rentáveis e podem oferecer muitas vantagens.

Para garantir a total satisfação, é importante contar com um bom sistema de refrigeração, pois o uso de peças e componentes metálicos na composição de edificações e ambientes pode gerar um aumento da temperatura interna por conta das propriedades de retenção do calor, que são características do metal.

Sendo assim, é importante contar com recursos que otimizem a experiência térmica e proporcionem mais conforto para as pessoas, algo em que a instalação de ar condicionado pode ajudar bastante e de forma efetiva, duradoura e satisfatória.

Existem diferentes tipos de ar condicionado, motivo pelo qual é importante contar com um projeto de qualidade, que avalie todos os aspectos relacionados tanto as limitações e condições do espaço a ser refrigerado quanto a potência necessária para o alto desempenho em controle térmico.

No caso dos galpões, por exemplo, é necessário contar com uma performance mais elevada e otimizada, já que esse ambientes geralmente dispõem de um grande espaço físico em aberto, o que gera a necessidade de refrigeração mais potente para que todo o ar possa ser trocado eficientemente.

Além disso, é fundamental realizar periodicamente a manutenção desses dispositivos, pois eles acumulam sujeiras em seu interior e podem acabar apresentando falhas sem reparos e ações preventivas.

Vale lembrar que o Serviço de manutenção de ar condicionado deve ser feito apenas por profissionais especializados nessa atividade, pois eles estarão habilitados para desmontar o aparelho sem comprometer seu funcionamento.

Ventilação

Já com relação à promoção de uma ventilação mais fluida e natural do ar dentro desses ambientes, que podem ficar bem quentes no verão – quando não contam com um sistema de controle térmico adequado -, é importante fazer uso de janelas instaladas em pontos estratégicos.

Uma opção que tem sido bastante procurada por fornecer alto desempenho e ainda garantir uma composição estética agradável e sofisticada é a persiana em tecido.

Adaptáveis a vários ambientes, elas possuem lâminas que abrem e fecham conforme a necessidade de ventilação, sem falar que podem promover até mesmo o efeito blackout.

A persiana horizontal é uma variação de mecanismo prático e extremamente resolutivo para os galpões, especialmente quando eles são a base para empresas e atividades corporativas que demandam um toque de charme e modernidade.

Uma das maiores vantagens do uso desse tipo de janela é a relação custo-benefício, pois é possível garantir mais conforto visual e térmico no ambiente ao mesmo tempo em que benefícios como durabilidade e eficiência também são oferecidos.

O Persiana Vertical Tecido Preço pode variar conforme o acionamento e o modelo escolhido, de modo que é importante consultar as possibilidades do local no qual ela será aplicada.

O mais importante é oferecer as condições ideias para convivência e realização de atividades diversas dentro dos galpões, que são uma verdadeira tendência em crescimento no setor da construção civil.

Para isso, vale lembrar que a mão-de-obra especializada é um dos fatores determinantes para a eficiência das instalações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *