Confira os materiais para utilizar em uma reforma de escritório

O escritório de uma empresa é uma das vitrines de que o negócio dispõe para se promover. Na prática, isso significa que, quando o local de funcionamento de um estabelecimento não tem uma aparência profissional, isso pode lhe custar clientes, ou, até mesmo, investidores e talentos em potencial.

Portanto, a estética é um aspecto que sempre deve ser levado em conta na elaboração de espaços do tipo.

Contudo, também é preciso ter em consideração que a funcionalidade de todo e qualquer local de trabalho é algo igualmente essencial.

Assim, ao montar a sede de uma empresa, é preciso considerar o conforto dos funcionários, bem como se a estrutura do espaço favorece ou não sua produtividade em seu cotidiano de trabalho.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns dos itens que devem estar presentes ao construir ou reformar o seu escritório:

  1. Divisórias para escritório

Os proprietários de vários estabelecimentos têm defendido o uso de escritórios abertos – ou seja, sem paredes ou quaisquer divisórias.

Segundo eles, isso favorece o trabalho sinérgico entre os membros da equipe, além de, ao mesmo tempo, facilitar a comunicação entre diferentes setores.

Por mais que em boa parte das vezes tais benefícios realmente se concretizem, também é importante que o escritório ofereça alguns locais fechados, por meio de divisórias para escritório.

Além de permitir a realização de reuniões mais pessoais, isso também favorece a realização de tarefas que exigem um grau maior de concentração, tais como a elaboração de relatórios e a revisão de documentos.

A boa notícia é que há diversas opções no mercado para criar divisões em um estabelecimento. Um deles é o drywall, parede removível que não exige mudanças na estrutura do prédio para ser instalada ou removida. Além disso, ela proporciona benefícios tais como:

  • Isolamento térmico;

  • Isolamento acústico;

  • Baixo custo;

  • Possibilidade de instalar portas, janelas e fiação elétrica.

Deste modo, é possível obter todos os benefícios de se contar com espaços de trabalho privados, mas sem investir uma grande soma de dinheiro ou violar alguma cláusula do contrato de aluguel.

  1. Elevadores

Grandes empresas costumam ter um grande número de funcionários para viabilizar o seu funcionamento. Por conta disso, não é raro que elas funcionem em grandes sedes, que, por sua vez, devem ser devidamente equipadas para permitir o livre trânsito dentro delas. Assim, o uso de elevadores é algo extremamente necessário.

Além disso, é preciso considerar que todo e qualquer estabelecimento deve ser acessível para pessoas com necessidades especiais.

O motivo por trás disso é o conteúdo do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que fixa tal obrigação tanto a locais públicos quanto privados. Isso, por sua vez, requer a instalação de um elevador específico para cadeirantes, no caso do imóvel ter apenas escadas.

Da mesma maneira, é preciso levar em conta que não basta instalar tais aparatos: é preciso garantir que eles funcionem sempre corretamente, de modo a evitar desde pequenos contratempos até grandes acidentes.

A boa notícia é que essa tarefa é relativamente simples: basta contratar uma das muitas empresas que realizam manutenção de elevadores sp ou em outras localidades para que elas façam vistorias periódicas nos equipamentos.

Todavia, também é fundamental garantir que o estabelecimento contratado seja de confiança. Do contrário, as chances de que o procedimento não seja feito conforme as boas práticas da área – e, consequentemente, seja de má qualidade – são grandes.

  1. Forro de qualidade

Há quem pense no forro como um mero acessório de uma construção, fazendo com que ele não costume ser visto como algo muito importante.

Isso, entretanto, não é verdade: ele é muito importante para manter o conforto ambiental do espaço, já que contribui tanto com o isolamento térmico quanto com o acústico.

Felizmente, existem vários tipos de forros no mercado, o que significa que você pode escolher o que melhor atende tanto suas necessidades quanto o seu orçamento.

Entre todos eles, o forro pvc é o que mais tem se popularizado: barato, durável e fácil de instalar, ele tem um bom desempenho em praticamente todos os ambientes – inclusive os corporativos.

Ainda assim, há outra variedade que costuma ser mais usada em locais públicos, como empresas: o de tipo mineral. Fibroso, fácil de instalar e de aparência neutra, ele é o que mais proporciona uma aparência profissional ao local.

Ainda assim, para que as vantagens do forro mineral se concretizem, é importante que todas as boas práticas da área sejam respeitadas em sua implantação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *