Confira os tipos de discos para polimento

Acompanhe o conteúdo dos próximos tópicos deste artigo e conheça os discos de polimento e qual a melhor utilidade de cada modelo, nos mais variados setores industriais.

Antes de tudo, é preciso estabelecer que o polimento é uma importante técnica para quem deseja deixar a superfície de um objeto de metal lisa e, até mesmo, espelhada.

O polimento serve para diminuir e/ou tirar riscos, imperfeições e outros ocasionais problemas que aparecem em objetos metalizados e outros componentes, como certas pedras.

Esse é um método simples, mas para que possa ser bem executado, necessita que das ferramentas certas e preparadas para desempenhar o serviço.

Para realizar os serviços de polimento existe a ferramenta específica para tal: a politriz. Também conhecida como polidora, ela é uma ferramenta elétrica que têm como intuito dar polimento a determinadas superfícies.

Muito usada na linha automobilística, a politriz desempenha o papel de recuperar a lataria de riscos e faz parte do restauro de pintura do carro quando esse passa por um processo de funilaria.

Além do funcionamento como polidora, a politriz também pode ser utilizada para funções como o lixamento de superfícies. Adquirindo os discos de lixa essenciais, o serviço poderá ser realizado sem nenhum problema.

Disco de polimento

Disco de polimento é tão fundamental quanto a própria máquina. É ele que desempenha a função de giro e do polimento das superfícies

Existem diversos discos de polimento, cada um composto de certos pedaços de tecidos. Normalmente, o material é macio e flexível, de modo a realizar o contato com a superfície sem arranhá-la.

Existem discos de polimento compostos dos seguintes materiais: feltro de lã, tecido, algodão, entre outros. Normalmente, eles tem um suporte de fibra de vidro para que se possa encaixá-los na politriz ou, porventura, em uma furadeira.

Eles permitem o polimento até espelhar em superfícies como:

  • Aço Inox;

  • Aço carbono;

  • Vidro;

  • Mármore;

  • Plástico e etc.

Eles possuem lamelas individuais estritamente flexíveis e permitem a circulação de ar fresco. Os discos devem ser aplicados com pastas próprias para polimento, para que possam atingir o bom desempenho e alto brilho – de forma a fornecer o efeito espelhante.

Disco de polimento

Caso você não tenha uma politriz, é possível que você use um Disco de polimento para furadeira. Como eles funcionam da mesma forma, girando em um eixo com velocidades diferentes, é possível utilizar a ferramentas para realizar serviços de polimento.

No mercado, é possível encontrar discos e kits de polimento específicos para furadeiras. No entanto, também é possível acoplar um disco convencional de polimento à furadeira.

Mas, para isso, é preciso cuidado e sensibilidade para passar o feltro de polimento suavemente no objeto, de forma que ele possa ir polindo a superfície que deseja, sem que ele cause manchas foscas ou riscos piores do que os que já haviam.

Busque por feltros que apresentem características como: amortecedor de vibração, isolante, retentor e inflamabilidade. Tais aspectos garantirão a realização de um bom trabalho.

Parafusadeira pneumática

Para o desempenho de funções como o polimento também há disponibilidade de ferramentas pneumáticas, como a parafusadeira.

parafusadeira pneumática é desenvolvida para auxiliar em atividades como apertar parafusos e desempenhar outros serviços com máxima eficiência.

São compactas e precisas. Muitas dessas ferramentas oferecem diversas opções de regulagens de velocidade.

Pela precisão, também pode ser adequada para serviços de polimento, desde que busque por discos ideais para o desempenho da atividade.

Dicas de polimento

Para realizar um bom serviço de polimento é importante ficar atento a alguns cuidados como:

  1. Quando for realizar o serviço, certifique-se que a superfície esteja completamente limpa e seca. Caso contrário, realize a limpeza. Então, se por ventura houver alguma umidade advinda do processo de lavagem, seque o item que será polido;

  2. Aplique a cera de polimento em lugar coberto e com sombra;

  3. Tenha paciência e aplique com cuidado, fazendo movimentos suaves com a ferramenta que está sendo utilizada;

O polimento é um importante serviço para a condição estética e funcional de certos objeto. Com ele, você pode revitalizar ou reformar uma superfície aparentemente danificada. A ação deve ser feita com o devido cuidado, utilizando ferramentas próprias para o serviço.

Na internet, há diversas empresas que oferecem acessórios para ferramentas polidoras e produtos próprios para desempenhar o serviço.

Antes de polir o objeto, busque um bom profissional para realizar o serviço ou se preferir realizá-lo estude métodos que são eficazes para realizar o polimento e, assim, fazer um bom serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *