Construção e instalação de uma banheira

A banheira é ideal para quem deseja ter mais conforto e, o mais vantajoso nesse cenário, sendo disponibilizad nos mais diversos modelos.

Dessa maneira, o consumidor pode encontrar o tipo ideal para atender suas exigências e desejos. As versões mais simples tem como principal funcionalidade a imersão, mas também é possível encontrar a banheira de hidromassagem, que conta com jatos d’água para promover o relaxamento.

Para locais menores, há modelos que acomodam uma pessoa e são mais compactos, já para quem almeja relaxar com outra pessoa ou ter mais espaço, também é possível encontrar a banheira de hidromassagens 2 lugares. No entanto, existem alguns fatores a serem levados em consideração para a sua instalação:

  • Pontos de entrada de água;
  • Local para escoamento da água;
  • Ponto de eletricidade;
  • Área de acesso ao motor.

Em prédios, é necessário verificar se a instalação de banheiras é permitida, pois algumas estruturas não suportam esse tipo de aplicação.

É preciso assegurar que a alternativa escolhida se adequá a estrutura existente no apartamento ou residência. O espaço para a motobomba também deve ser uma grande prioridade, com acesso para o motor com no mínimo 60 centímetros do vaso sanitário e armários, pois será decisivo para a realização de inspeções e manutenções.

Qual tipo de porcelanato usar no banheiro?

O porcelanato corresponde a um tipo de piso muito procurado para diversos ambientes, sejam eles internos ou externos, porém, quando se trata do banheiro, além de escolher um modelo que combine com a banheira, é preciso ter cautela.

Afinal, esse é um ambiente normalmente exposto de forma excessiva à umidade e com a presença de uma banheira, a necessidade de ser antiderrapante é maior para evitar as quedas.

Além da característica antiderrapante, é interessante que o piso também apresente facilidade para limpeza e resistência, que são atributos também atendidos pelo porcelanato.

Uma vez que existem modelos variados desse piso, é importante averiguar o tipo que melhor se encaixa no ambiente úmido. Uma alternativa muito visada, é o porcelanato acetinado, pois apresenta um brilho leve, ao mesmo tempo em que é pouco escorregadio.

Normalmente, para a manutenção do piso, o serviço de polimento de porcelanato é buscado, porém, nesses casos é fundamental que a empresa responsável se atenha para as exigências de segurança desse tipo de local.

Para fazer uma boa escolha, é indicado averiguar o PEI (Resistência do revestimento à abrasão), sendo que as peças que apresentam PEI 4 ou 5, possuem mais resistência, o que pode ser muito favorável para o consumidor.

Aspectos dos aquecedores para banheiras

Para potencializar o relaxamento, obter o aquecedor de água pode ser uma excelente opção. No entanto, é fundamental ter conhecimento das especificações da banheira, principalmente das dimensões, para comprar o aparelho ideal e ter a água totalmente aquecida.

É interessante observar que quando o local já dispõe de algum tipo de aquecimento central, o aquecedor eletrico é opcional. Além do tamanho da banheira em questão, também é preciso considerar o tipo de encanamento já aplicado e a voltagem necessária do aquecedor para que tenha compatibilidade com a instalação elétrica do local.

De forma geral, a instalação do aquecedor é considerada simples, porém, para evitar prejuízos, é indispensável adquirir o equipamento mais viável para atender a estrutura presente, pois é uma forma de assegurar o máximo de satisfação possível com o resultado obtido.

Isso se deve ao fato de que o tipo de encanamento, tamanho da banheira e até mesmo a quantidade de água que o item contém pode afetar de forma direta a eficiência do aquecedor.

Naturalmente, banheiras maiores exigem aquecedores mais potentes e todo esse cenário deve ser avaliado desde o momento da escolha do modelo de banheira.

Conforme pode ser notado ao longo do texto, são diversos fatores que envolvem a instalação de uma banheira. Desde o início, é preciso garantir um projeto harmonioso do banheiro, que suporte este tipo de item. Dessa maneira, será possível assegurar um lugar agradável e seguro.

Ainda mais, um profissional especializado deve estar a frente do projeto da banheira, no que diz respeito a instalação e manutenção, além da adaptação do local para receber esse tipo de item se for necessário. É uma forma de evitar prejuízos e usufruir o máximo possível do produto adquirido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *