Conte com mais detalhes sobre a arquitetura de ambientes

Decorar um ambiente é uma tarefa que deve ser feita por um profissional da arquitetura ou então um design de interiores – se possível, os dois juntos.

Seja para ambientes internos, como salas e quartos ou para áreas externas, como varandas e quintais, contar com a arquitetura de ambientes deixa o local mais charmoso, confortável e harmonioso.

Além do mais, quem trabalha na área consegue fazer coisas incríveis, como o aproveitamento de áreas muito pequenas, por exemplo.

Parece mágica, mas com a arquitetura de ambientes é possível transformar qualquer lugar, sempre para melhor. Por conta disso, separamos os principais detalhes sobre a arquitetura de ambientes. Abaixo, continue com a leitura.

Charme e sofisticação para cada ambiente

Casas e apartamentos com tamanho reduzido precisam de um toque de decoração. Antes de tudo, o ambiente precisa ser funcional, mas este fato não impede um toque de charme e sofisticação.

É muito comum ver pessoas procurando por arquitetura de ambientes pequenos, para saber se o visual da casa pode ser mudado, mesmo com pouco espaço.

A resposta para questão acima é sim, pois existem técnicas de arquitetura e decoração que ajudam a dar um upgrade no local de convívio.

Além disso, há opções de decoração para quartos, salas e para a casa toda. Por isso, mostraremos cada detalhe da arquitetura para estes ambientes, bem como ambientes externos. Olha só:

Sala de estar

Neste contexto, muitos especialistas indicam o uso de cores variadas para a sala de estar. Portanto, a decoração de sala precisa transparecer uma sensação equilibrada e de amplitude, principalmente em espaços reduzidos.

Uma excelente ideia, é usar móveis mais escuros, com cores puxadas para o cinza e marrom. Outra dica é designar uma única parede do ambiente e pintá-la com uma cor mais viva. Veja alguns exemplos:

  • Verde claro;
  • Laranja;
  • Vermelho;
  • Azul turquesa;
  • Amarelo.

Sendo assim, o ambiente ficará muito mais harmonioso e com um toque de vivacidade em cada cantinho.

Quartos

Quando o assunto é arquitetura de ambientes internos, como o quarto, por exemplo, o ideal é preferir por conforto e funcionalidade.

Um belo truque, consiste em usar espelhos na decoração, pois ampliam os espaços onde são instalados. Os espelhos aprofundam o espaço, proporcionando uma sensação de liberdade.

Ainda assim, pequenos espelhos também dão um toque de leveza e autonomia para o ambiente. A ideia é usar a criatividade e montar um local com a cara do proprietário.

Cozinha

A cozinha é um dos locais mais importantes em uma residência, afinal é ali onde todas as refeições são preparadas. Portanto, o ambiente precisa ser o mais funcional e organizado possível.

Na hora de organizar os utensílios, uma boa dica é buscar por instalação de prateleiras altas e alguns ganchos para acoplá-los.

Além disso, esse é um belo truque e auxilia no momento do preparo de alimentos, pois fica fácil de alcançar cada objeto.

Algumas mesas dobráveis também são excelentes opções em cozinhas menores, uma vez que, quando não estiverem em uso, elas podem ser facilmente dobradas contra a parede, facilitando a circulação e garantindo muito mais espaço.

Sacada e varanda

Os ambientes externos também precisam ser decorados e montados, de acordo com a usabilidade de quem mora na casa em questão.

Portanto, na hora da decoração de ambientes externos, é muito importante dar espaço para plantas e elementos da natureza, pois transmitem paz e alegria para o local.

Prateleiras e aparadores também é uma grande tendência, pois podem acoplar pequenos vasos de flores.

Geralmente, a sacada e varanda são ótimos lugares para receber convidados, como amigos e familiares. Por isso, é preciso caprichar no ambiente e deixá-lo com a cara dos proprietários.

Decoração da casa no geral

Quando a decoração de casa é mencionada em um projeto arquitetônico, tudo é envolvido. Ou seja, na teoria é preciso pensar no banheiro, sala, quartos, varandas e todos os setores de uma residência.

Neste sentido, é muito importante manter contato com um arquiteto de confiança ou uma empresa, que fornece os serviços de decoração de ambientes.

Sendo assim, é muito mais fácil ter autonomia para montar um espaço, de acordo com a personalidade de uma família, pois este fato é muito importante.

Não adianta em nada decorar uma casa com X aspecto, sendo que a família pensa Y.

Ou seja, na hora de designar ao profissional cada detalhe do ambiente, os proprietários do local precisam estar confortavelmente de acordo com cada ponto mencionado no projeto.