Curiosidades sobre os tipos de empilhadeiras

Uma vez que o mercado é muito abrangente, esse fator se reflete nos recursos aplicados para atender aos mais variados setores, alguns deles contam com grande versatilidade, como as empilhadeiras no ABC, que são utilizadas principalmente para contribuir com a movimentação de cargas.

Por esse motivo, o uso pode estar relacionado tanto ao recebimento, como armazenagem e carregamento. Existem diferentes tipos de empilhadeiras, mas de forma geral, apresentam as principais características:

  • Versatilidade;
  • Alta resistência;
  • Capacidade para grandes cargas;
  • Manuseio relativamente simples.

Devido aos fatores citados, as empilhadeiras são muito buscadas, principalmente para a estocagem e em centros de distribuição.

Além disso, é importante citar que para operar a empilhadeira, independentemente do tipo, é crucial que o profissional seja devidamente qualificado.

Afinal, por mais que tenha um manuseio relativamente simples, a falta de conhecimento pode comprometer não apenas a máquina, como também o processo operacional e colocar o operador e o restante dos colaboradores em risco.

Tipos de empilhadeiras

Ao procurar por empilhadeira preço, é interessante observar que embora os modelos apresentem componentes semelhantes, esse equipamento deve ser adquirido com cautela para atender a necessidade em questão.

Entre esses componentes, é possível citar a correia de elevação, chassi, garfo, alavanca de controle, plataforma de carregamento e o mastro.

Já em meio as opções que podem ser encontradas, estão a elétrica, manual e a combustão.

A elétrica, conforme o próprio nome indica, opera através da energia originada de baterias, uma das principais características desse modelo é a ausência de ruídos altos durante a operação e de gases poluentes.

Ainda mais, a alternativa elétrica é muito versátil, pois podem ser aplicadas tanto em terrenos irregulares, quanto em lisos.

O preço de empilhadeira nesse caso também varia muito, pois é possível encontrar muitas opções, como as trilaterais, contrabalanceadas, pantográficas e retráteis.

As trilaterais são ideais para corredores estreitos, enquanto as contrabalanceadas são mais recomendadas para lugares que apresentam rampas mais inclinadas.

Já as pantográficas apresentam um desempenho satisfatório para a estocagem com dupla profundidade e as retráteis podem alcançar alturas em cerca de 12 metros.

A opção manual, diferentemente da elétrica, opera por meio do trabalho braçal, porém, o esforço aplicado não é árduo para o profissional, pois apresenta mecanismos como roldanas que tornam a operação mais prática.

Para quem busca um meio termo para as empilhadeiras usadas, é possível encontrar a semielétrica, em que a elevação conta com acionamento elétrico e a tração é manual.

A versão a combustão pode ser movida a gás liquefeito de petróleo (GLP), gasolina ou a diesel. São indicadas principalmente para terrenos com irregularidades e espaços internos, diferentemente das opções elétricas, que são recomendadas para o uso interno.

Além dessas opções, também é possível citar as empilhadeiras portuárias, que são submetidas a cargas diferenciadas, principalmente no que diz respeito ao volume e peso, pois atendem a movimentação de contêineres em portos.

Como escolher uma empilhadeira?

Ao procurar por empilhadeira a venda, uma das principais preocupação que deve existir é a respeito de qual tipo de material que será movimentado, levando em consideração fatores como as dimensões, pesos, embalagem e altura que deve ser alcançada.

Além disso, a  empilhadeira jungheinrich deve apresentar compatibilidade com a estrutura do local de armazenamento.

Isso se deve ao fato de que a área de operação do equipamento, assim como as distâncias a serem percorridas também possuem grande importância no tipo de modelo a ser aplicado. Sendo assim, todo o espaço de uso e os materiais em questão são fatores determinantes.

Independentemente da opção escolhida, é importante empregar a manutenção periódica, principalmente para que a máquina apresente um funcionamento satisfatório e sem interrupções inesperadas no decorrer do serviço.

As inspeções, assim como a substituição de peças e ajustes quando necessário, também são fatores que estão relacionados com a vida útil da empilhadeira e a qualidade das operações realizadas.

Conforme pode ser observado, escolher a empilhadeira certa tem uma grande importância para as condições operacionais e por esse motivo, é preciso que exista o dimensionamento adequado da máquina.

Por essa razão, é interessante contar com suporte profissional e especificar o modelo que melhor se enquadra nas necessidades operacionais a serem atendidas, é uma maneira de evitar grandes prejuízos devido a necessidade de investir em outro tipo de equipamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *