Descubra as funcionalidades do caminhão-pipa

O caminhão-pipa, conhecido como caminhao cisterna, carro pipa ou carro tanque, é um tipo de veículo que contém um reservatório próprio para realizar o transporte de água, seja ela própria para o consumo humano ou não.

É utilizado para irrigar e fazer a lavagem de rua e demais vias públicas, controlar a emissão de partículas no ar, fazer irrigação e terraplenagem, bem como promover o abastecimento de agua potavel em indústrias, navios e espaços residenciais.

Normalmente, esses caminhões-pipa são contratados pelos órgãos públicos para realizar o abastecimento de água em regiões onde não há abastecimento regular feito pelas prefeituras, por serem essas áreas de acesso restrito ou dificultoso, ou locais que por qualquer razão não têm disponível a água distribuída pelas empresas prestadoras desse serviço ao setor público, por meio das redes de distribuição específicas, chamadas de adutoras.

Também, os veículos são contratados por pessoas físicas que têm a necessidade ou o desejo de deixar suas reservas de água maiores.

No caso dos condomínios fechados, para dar um exemplo, é comum haver a contratação desses caminhões em momentos em que há falta de água, por qualquer motivo, a fim de manter os moradores abastecidos.

O transporte de água para abastecimento por meio do caminhão pipa precisa ser feito por veículos que atendam requisitos de segurança e higiene estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a fim de garantir que a água não seja contaminada durante o processo.

O material de que é composto o caminhão não pode conter perfurações ou apresentar nenhum tipo de amassado na lataria.

Da mesma forma, por questão de segurança e higiene, a sua pintura deve ser feita com cores claras e sua abertura deve conter uma tampa que permita sua completa vedação, com a presença de uma presilha para realizar o fechamento, bem como uma torneira para que a água saia do tanque e que essa seja devidamente vedada para evitar a possibilidade de entrada de partículas estranhas, animais ou insetos.

Pode conter uma mangueira de polipropileno – um polímero artificial atóxico – acoplada para realização de serviços que exijam o direcionamento da água em alguma direção com certa intensidade.

Também é importante que o caminhão conte com o acesso a um local para realizar o descarte da água que resulta dos processos de limpeza e desinfecção, que precisam ser feitos regularmente.

Outro ponto importante é que a empresa que fornece esse serviço mantenha identificado nos veículos, a capacidade de carregamento destes, bem como indicação do elemento que está sendo transportado e o nome do fornecedor do caminhão pipa.

A utilização do caminhão pipa na construção civil

Além de realizar o abastecimento de água para lugares particulares ou órgãos públicos, permitir Lavagem de Rua, irrigação, terraplanagem e outros serviços semelhantes, o caminhão-pipa também pode ser empregado em obras de construção civil.

Ele pode servir para deixar um material mais úmido para facilitar o processo de compactação, além de diminuir o nível de poeira no ar dos canteiros de obra – especialmente em épocas secas, onde a movimentação das máquinas e equipamentos causa essa poluição ao ar.

Também pode ser usado para preencher tambores de água, bem como lavar peças que sofrerão processo de concretagem, através da mangueira de polipropileno, e umedecer tabuleiros e lajes que já tenham passado por esse procedimento e estão em um processo de cura do material.

A utilização do caminhão pipa nas grandes cidades

Algumas cidades de grande porte, como, por exemplo, São Paulo, passam constantemente por crises hídricas que atrapalham a população e o funcionamento dos setores da economia, como a indústria, que depende do fornecimento de água para seus procedimentos regulares de fabricação.

Para que as consequências sejam diminuídas, é possível realizar a contratação do serviço de caminhões-pipa em locais de difícil acesso ou com problemas de abastecimento, amenizando a crise, fazendo com que a água potável (ou não) chegue a escolas, hospitais, indústrias, etc.

O uso também pode ser residencial ou privado, abastecendo clubes, hotéis, condomínios e outros espaços.

O caminhão-pipa serve, portanto, para realizar o abastecimento de água de forma geral, e garantir que os serviços que dependem de água sejam realizados com eficiência e rapidamente.

É importante procurar uma empresa de confiança para prestação desse serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *