Design industrial para empresas modernas

O design industrial tem ligação com o desenvolvimento de itens indispensáveis para as pessoas, tanto no cotidiano, quanto para a produção de peças e equipamentos em geral.

Por esse motivo, ao citar esse setor, é muito comum encontrar uma grande variedade de opções, como pintura com resinas, coberturas, portas, entre outras possibilidades.

O que é pintura de epóxi?

Quando se fala de pintura epoxica, podemos dizer que trata-se de um tipo de tinta muito visada para ambientes internos e externos, em especial, aqueles que apresentam grande exposição a umidade.

Além disso, como um plástico termofixo, ao ser misturada com um agente catalisador, a resina fica endurecida, com um aspecto brilhoso.

Esse segundo componente pode ser poliamida ou poliamina.

A poliamina é aplicada principalmente em componentes que exigem maior resistência a produtos químicos, já o endurecedor poliamida, é uma preferência em ambientes que apresentam muita umidade.

Embora seja amplamente utilizada em pisos, alguns componentes eletrônicos também possuem a base em resina epoxi, como placas de circuito impresso, pranchas de surfe e tintas anticorrosivas.

No entanto, é interessante observar que existem diferenças entre as resinas, como a formação de bolhas e a tixotropia, por exemplo.

A tixotropia está relacionada com a capacidade de escoamento de cada tipo de resina, por exemplo, a que apresenta menor viscosidade escorre mais, ao contrário das opções de viscosidade superiores.

Já ao falar da formação de bolhas, com a alta viscosidade é possível notar uma maior formação devido a sua grossura, no outro caso, a resina é mais líquida, por isso, as bolhas sobem e estouram mais facilmente.

Em cada tipo de aplicação, naturalmente, é possível identificar particularidades. No caso da cerâmica, por exemplo, alguns dos materiais necessários, são:

  • Óculos de segurança;
  • Lixas;
  • Rolo de pintura propício para essa aplicação;
  • Tinta de fundo a base de epóxi;
  • Máscara de proteção para pó;
  • Tinta de acabamento a base de epóxi.

A partir desses materiais, é preciso seguir uma série de passos, que envolvem o pré-tratamento, como a limpeza, para finalmente realizar a aplicação.

É fundamental que para assegurar bons resultados, um profissional capacitado seja contratado.

Como escolher a porta certa?

Escolher uma porta para o ambiente corporativo pode parecer uma tarefa simples a princípio, em especial, quando se trata dos modelos convencionais.

No entanto, cada vez mais os empreendedores visam inovar, explorar opções variadas que apresentem não apenas uma melhor estética, como também um custo/benefício maior.

As portas devem ser avaliadas de acordo com o ambiente em que serão instaladas, no caso da porta de correr, por exemplo, são opções sofisticadas, principalmente nas áreas internas.

A vantagem de maior destaque nesse tipo de porta, é que o espaço é otimizado, já que não é preciso se preocupar com uma área para abertura.

As portas também podem ser de diferentes materiais, como a porta de ferro, que são consideradas mais tradicionais.

No entanto, atualmente é mais comum encontrar a mistura do ferro com materiais com menor índice de oxidação, que é um fator que contribui com maior resistência e durabilidade do item.

Para quem deseja aspectos ainda mais distintos, é possível encontrar o ferro ou aço integrados com outros tipos de materiais, tais como: vidro, alumínio e madeira, aumentando assim a variedade de modelos que podem ser instalados nos ambientes.

A importância de coberturas para garagem

Toldos e coberturas são cruciais para diversos locais, principalmente quando se leva em consideração a importância de promover maior segurança contra intempéries.

Em empresas, por exemplo, os toldos podem estar presentes nas janelas, como o retrátil ou em passagens, como o toldo túnel, que cobre de forma eficaz locais com intenso tráfego de pessoas.

A garagem também é um local que comumente recebe coberturas, afinal, os veículos precisam ficar protegidos. ou seja, é algo essencial para que os colaboradores se sintam mais tranquilos.

Nesse caso, a cobertura de policarbonato para garagem reúne diversas vantagens, principalmente por esse tipo de material apresentar grande resistência contra impactos.

Além disso, também não propaga chamas, tem proteção contra raios ultravioleta, apresenta sistema de fácil instalação.

Também é possível realizar a instalação em estrutura de madeira, alumínio ou aço.

Sendo assim, basta escolher o melhor modelo para a empresa e contar com um profissional capacitado para efetuar a instalação.

Esse é um fator importante não apenas para as coberturas, como também para os outros produtos apresentados ao longo do texto.

Afinal, com uma instalação realizada por uma pessoa especializada, será possível evitar prejuízos e ter mais segurança no serviço efetuado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *