Dicas hidráulicas para construir a casa nova

Finalmente decidiu construir sua casa própria, mas não sabe o que fazer na parte hidráulica? Saiba quais os materiais de construção que deve comprar e o que fazer para ter o mínimo de problemas no futura na casa nova.

Pensar e definir um bom projeto de construção, com profissionais capacitados é importante, mas você também precisa pesquisar o melhor material hidráulico para que o sistema do seu imóvel tenha uma boa instalação e conte com itens de qualidade.

A parte mais importante das instalações hidráulicas são as tubulações, já que é o principal item que leva a água para a sua casa, seja qual for a finalidade. Por isso, é importante utilizar o mesmo fabricante das peças em toda a residência.

Assim você evita problemas de encaixes quando precisar trocar algum material hidráulico posteriormente. Também é importante dar prioridade para os canos de PVC, porque ele é ótimo para conduzir a água, tanto fria, como em temperatura ambiente.

Para água quente é recomendado procurar por canos de ferro galvanizado ou até mesmo cobre, por serem materiais recomendados para tal finalidade.

Para melhorar o desempenho hidráulico de uma residência, o ideal é evitar trechos muito longos ou as tubulações terem muitas ramificações desnecessárias.

Além das tubulações, também é importante ficar atento:

  1. Pressão da água da rua

A primeira preocupação para quem quer ter uma instalação hidráulica boa é verificar a pressão da água da rua, porque isso modifica toda a estrutura do projeto e consequentemente dos materiais de construção que você vai utilizar.

Se a pressão da água for alta, você vai precisar de tubulações mais largas e resistentes para aguentar, além de dar maior atenção na hora de emendar e vedar esses tubos. Se a pressão for baixa, todo o desempenho do seu projeto pode ser prejudicado.

Isso porque com menos pressão, a caixa d’água vai demorar mais para encher, o que compromete o desempenho de todo o sistema. Assim, o seu banho, bem como o uso das máquinas de lavar-louças e lava-roupa, vão demorar uma eternidade para desempenharem suas funções.

Mas isso tudo pode ser evitado, porque hoje no mercado já existem dispositivos que conseguem regular a pressão da água que vem da rua, até a sua casa.

  1. Inclinação dos pisos

Em áreas como quintais e banheiros que precisam ter ralo no piso, é de extrema importância que tenha uma inclinação para que a água seja direcionada para os ralos. Assim você evita que a água se acumule nos cantos dos pisos, causando infiltrações.

Além disso, fica mais fácil de limpar e até mesmo de deixar mais funcional o seu espaço, como é o caso do seu box, que precisa ser pensado para que a água escoe sem a menor dificuldade.

  1. Ter um registro para cada lugar que tiver água

É importante ter um registro em cada ambiente que precisa de água na sua casa. Assim, se o sistema tiver algum problema, como por exemplo vazamento, você não precisa interromper todo o abastecimento de água na casa inteira, mas sim, apenas no local onde se encontra a complicação.

E quando o responsável pela obra for fazer a instalação dos registros, peça para que ele preste atenção nos fluxos de água da sua casa. Evitando assim empecilhos na construção.

  1. Investir na torneira certa

Uma torneira boa é aquela que consegue conduzir um bom fluxo de água. Investindo na torneira certa, além de evitar problemas futuros, você também reduz a possibilidade de vazamento e corrosão.

  1. Ter uma descarga boa para economizar água

Atualmente é comum que as descargas sejam acopladas no vaso, essas são as melhores opções para quem quer economizar água, porque ela utiliza a que está reservada dentro da caixa do vaso.

Mas se você quiser optar pelos vasos que não possuem caixa acoplada, você pode investir nas descargas com duas opções de uso de água. Uma com um fluxo mais forte de água para dejetos sólidos e outra com fluxo menor para os dejetos líquidos.

Você vai ver que essa diferença vai refletir na economia tanto do recurso natural, como no seu bolso, assim que chegar a conta do final do mês.

Viu só como é simples ficar atento a alguns detalhes na instalação hidráulica da sua casa? Não se esqueça de procurar por preço e qualidade em qualquer material hidráulico do seu projeto, para que ele não seja prejudicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *