Dicas para melhorar um projeto de construção

Construir um projeto pode parecer algo trabalhoso e difícil para alguns, mas com as estratégias certas, pode ser feita uma obra eficaz em tempo menor que o esperado.

Na hora do planejamento é sempre importante analisar o que se espera do projeto e pesquisar meios de atingir tal resultado com o mínimo de esforço e gasto possível. Boa opção são os pré moldados.

Estruturas de concreto pré fabricadas, esses moldes podem ser adquiridos a partir de modelos já desenhados e disponibilizados pela empresa ou a partir de um planejamento pessoal que se adeque à obra. É interessante porque economiza o uso de material e mão-de-obra, economizando consequentemente tempo e dinheiro.

Com a estrutura pronta, a casa só precisa ser montada, ou a estrutura escolhida pode ser anexada ao projeto com a facilidade de um simples encaixe de peças.

construção de galpão, por exemplo, é um projeto que se beneficia grandemente desta opção por ser uma obra de pouca complexidade em seu desenho e sem necessidade de alto investimento por ter funções mais básicas como o armazenamento de produtos da indústria, ou para fins comerciais, como estacionamentos e centros de distribuição.

A parte elétrica

Após desenhar a obra e escolher os melhores meios de construir é chegada a hora de planejar a parte elétrica. A planta da obra pode indicar onde vão os pontos elétricos, mas o projeto eletrico se encarrega de fazer o desenho funcionar na prática.

A partir dos cálculos de área e perímetro consegue se estabelecer quantos serão os pontos de iluminação e tomadas da casa.

Onde eles estarão é definido depois, após um estudo minucioso das possibilidades de caminhos que os eletrodutos poderão seguir pela casa de maneira eficiente.

Não só para otimizar o andamento da obra serve o projeto elétrico residencial. Esse é um passo importante para garantir a segurança futura dos inquilinos, de maneira a evitar curtos circuitos e possíveis incêndios por sobrecarga na fiação.

Atenção e organização nessa etapa são fundamentais para o bom andamento da obra e para poupar gastos desnecessários que poderiam ter sido evitados na elaboração do projeto. As etapas do projeto elétrico são:

  • Memoriais de cálculo;
  • Esquemas de quadros de carga;
  • Diagrama unifilar;
  • Especificações de material;
  • Lista de material.

Segurança no trabalho

Ainda falando sobre segurança, não se pode esquecer que durante a obra os trabalhadores acabam se colocando em situações de risco exigidas para o andamento e conclusão do projeto, como estar suspenso em uma estrutura alta e com pouca ou nenhuma segurança.

Para evitar acidentes é preciso a instalação de linha de vida, que visa preservar a segurança no trabalho, a partir de cabos e fitas que são presos ao cinto do trabalhador para que não caia de grandes alturas sem apoio.

O material desses cabos pode ser têxtil ou de aço e a escolha dependerá de um especialista que avalie as vantagens e desvantagens de cada em uma obra específica.

A questão da segurança pode parecer menos importante que o processo de construção, mas é só garantindo condições boas e seguras de trabalho que se pode deixar um projeto melhor.

Isso porque o risco de acidentes em uma obra pouco fiscalizada é maior que o normal e isso não apenas desacelera e encarece seu desenvolvimento, como pode também trazer consequências negativas para o futuro, quando a obra estiver terminada e a falta de preocupação com as normas de segurança do trabalho se manifestarem em diversos problemas que não foram previstos e consertados durante o andamento da obra.

Por fim, é válido frisar que a parte mais importante da obra não é tanto o momento em que está sendo feita, mas antes, na parte de planejamento e análise de quais as melhores escolhas a serem seguidas para alcançar eficiência, economia de tempo e dinheiro.

O estudo do terreno, um desenho de planta bem feito com a melhor distribuição no espaço a ser construído, a escolha de materiais, fornecedores e equipe de construção e, sobretudo bons líderes que consigam manejar todo o processo com a compostura adequada para prováveis imprevistos.

Além disso, esses profissionais devem saber analisar bem quais as melhores providências a serem tomadas, para que a obra alcance o potencial máximo e apresente um resultado final tão bom ou superior ao desejado quando as primeiras ideias surgiram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *