Entenda como funcionam alguns processos de construção civil

A construção civil é de extrema importância, principalmente na hora de elaborar e edificar um imóvel residencial, ou um edifício comercial. Seus processos definem o planejamento geral da obra e sua execução.

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você tenha o projeto de arquitetura, para dar continuidade a outras fases do projeto, pois sem ele não é possível.

O profissional irá identificar todas as características e personalidades do cliente requisitante, para que possa desenvolver o resultado final esperado.

Um projeto como este, deve apresentar a planta baixa e preenchimento dos ambientes. Deve conter também aprovação da prefeitura.

Como começa o processo de construção civil?

Uma vez aprovado o projeto pronto para execução, é necessário providenciar a contratação da mão de obra para levantar as estruturas.

Para fazer as instalações elétricas e hidrossanitárias. Vamos ver os processos envolvidos na obra de construção civil.

1 – Orçamento de toda a construção civil

Construções ou reformas comerciais sp, ou residenciais precisam de planejamento orçamentário. Você precisa saber previamente se será necessário o aluguel de ferramentas extras, por exemplo.

Além de todos os materiais necessários e o custo da mão de obra para todo o projeto.

2 – Planejamento é essencial

Essa etapa é fundamental e muito importante, pois pode ser o seu guia durante a obra. Aponte as datas e prazos, responsáveis e custos de cada etapa.

Organize um cronograma, para saber exatamente quando inicia e quando termina determinada parte da obra e nunca esqueça de prever todos os custos possíveis para não atrasar tudo.

3 – Preparos antes do início da obra

Se tratar de uma obra grande e expressiva, é necessário organizar a limpeza e fechamento do local, além de todos os serviços que envolvem a preparação do terreno.

4 – Preparo das fundações

Esta fase é muito importante, pois se trata das fundações que irão apoiar e segurar a estrutura da construção.

São inúmeros os tipos de fundações, que serão identificados conforme as condições do solo. Em obras de edifícios residenciais, a construtora é responsável e você deve saber mais sobre esta empresa no mercado.

5 – Estrutura

Trata-se da sustentação da obra, que são fixadas através de vigas ou pilares, além de lajes e outros materiais.

No Brasil uma empresa de alvenaria costuma trabalhar com as estruturas em concreto armado, feitos em vigas ou pilares, alvenaria estrutural e por fim estruturas metálicas.

A construção da estrutura

Em muitos casos, se considerarmos o tamanho da obra, seja residencial, seja comercial, os profissionais envolvidos podem demandar a procura por equipamentos.

Estes que irão facilitar o tempo e o trabalho, como uma locadora de betoneira, por exemplo. Lembre-se desses detalhes antes, para a obra não sair do orçamento depois.

Paredes e vedações

Diversos tipos de materiais podem ser usados nas paredes, como concreto, madeira, gesso (drywall) e isso definirá o custo da sua obra, bem como o tempo de mão de obra para realizá-la.

Telhados e forros

Primeiramente, implanta-se a estrutura do telhado, que depois será revestida pelas telhas, ou não. E podem ser de fibra, metal, concreto ou cerâmica, além de vários outros tipos de material.

Os forros também podem ser mais simples e leves, ou se preferir, mais clássicos como os de gesso.

Acomodações hidro sanitárias

Fase muito delicada da obra, pois será necessário a escolha de material de qualidade e deve ser dividida, basicamente, pela passagem de água fria, água quente e esgoto.

Instalações elétricas e outros

A energia que provém da rua, deve chegar ao quadro de força do local e distribuída, através de cabos e eletrodutos até as tomadas e interruptores.

Devem ser devidamente separadas em cores de fios por tipo, voltagem, amperagem, etc. Deve-se considerar que hoje usamos muito mais aparelhos eletrônicos, bem como serviços para gás encanado, internet, refrigeração, TV a cabo, entre outros.

Acabamento, revestimento e esquadrias

Após assentar os pisos, é necessário escolher o tipo adequado de acabamento, como cerâmica, porcelanato, madeira, azulejos, entre outros.

Após finalizar a obra

Depois definir as portas e janelas, e os materiais como as metálicas, de madeira, vidro, etc. Toda estrutura da casa está finalizada.

E agora chegou o momento de dar a cara e personalidade, para a casa ou edifício. Nesse momento, vale usar a criatividade! Vamos listar as mais importantes a seguir:

Texturas e cores

A pintura de parede na área externa e interna, requer alguns cuidados. Limpar e preparar bem as paredes, usar devidamente a massa corrida e aplicar o selador ideal podem fazer a diferença.

Decoração e paisagismo

Deve-se escolher as louças, pias e torneiras certas. Bancadas, armários embutidos e outros, também requerem a devida atenção e ornamentação.

Componha bem o jardim com áreas de lazer (piscina, churrasqueira, jogos, etc), ideias para reunir toda a família e amigos.