Confira melhor sobre a fabricação e modelos de toldos

Os toldos são equipamentos muito úteis em qualquer construção. Sua presença é ampla nos comércios e nas residências, garantindo proteção contra intempéries climáticos e sombra para as pessoas que frequentam o ambiente.

Essas estruturas, porém, são muito plurais e seus materiais e aplicações variam muito. Neste artigo, você vai saber mais sobre esses itens e entender qual é a melhor opção para cada finalidade.

Os tipos de toldo

O toldo é um tipo de cobertura, cuja principal características é a versatilidade e facilidade de aplicação. Não é uma estrutura pensada durante a facção da planta da casa, por exemplo. Dentre os modelos existentes, os mais populares são:

  • Toldo retrátil;
  • Toldo fixo;
  • Toldo tipo túnel;
  • Toldo tipo capota;
  • Toldo tipo cortina;
  • Toldo inclinado.

Assim, é possível possuir um toldo que permaneça em uso somente quando necessário, seja fixo ou móvel. Quanto ao material, a maior parte deles pode contar com materiais mais flexível ou mais rígidos, variando conforme a finalidade que se espera.

No caso de toldos com lona, o material, na maior parte das vezes, é o PVC, tecido ou o vinil. Já os rígidos são geralmente feitos de policarbonato ou polietileno.

Todos esses materiais apresentam as suas vantagens e desvantagens, que devem ser sopesadas pelo consumidor antes que a decisão de compra seja feita.

O primeiro passo para a escolha do melhor toldo é se perguntar qual objetivo ele terá. O toldo servirá para proteger contra a chuva? Para impedir que um carro fique estacionado sob o Sol? Para gerar sombra?

Essas perguntas são muito importantes, por exemplo, um toldo policarbonato  é perfeito para proteger contra a chuva, apresentando uma ótima resistência à umidade e abrasão, assim como uma ótima pedida para quem deseja proteger o carro dos raios UV, pois ele absorve o calor e oferece proteção contra a luz ultravioleta.

Entretanto, a maior parte dos modelos não gera sombra, são transparentes.

Para aqueles que desejam bloquear a iluminação natural, pode-se optar por um Toldo articulado retrátil de lona de vinil. Essa lona pode ser transparente, porém os modelos mais comuns são os coloridos.

Além de proteger contra os raios solares, também pode ser um item decorativo para a sua casa.

O toldo na decoração

Muitas pessoas optam por uma estética vintage, escolhendo toldos listrados ou simulando propagandas antigas em sua superfície. Afinal, a área externa da casa também merece atenção quando o assunto é decoração.

Escolher o tecido como material da lona para a área externa também pode ser uma medida decorativa, que pode vir acompanhada de estruturas de madeira e não metálica.

O mesmo tecido pode ser usado para almofadas e tapetes. A desvantagem dessa escolha é a sua baixa resistência aos intempéries climáticos, exigindo manutenção.

Uma dica para quem busca incrementar a área externa é instalar um Toldo de policarbonato para porta no formato túnel. Como o nome indica, o formato do toldo é similar a um portal.

Hoje, é possível escolher por estruturas de madeira para sustentar as placas de policarbonato, o que confere um tom mais rústico à estrutura.

Há quem ainda coloque plantas nesse pequeno corredor de entrada, para que a estética seja mais feminina, romântica e lúdica.

No caso do toldo ser para a área externa e não para a porta ou para a garagem, a opção mais interessante é o Toldo Cortina

Esse modelo protege a churrasqueira, o parquinho das crianças ou a área para descanso do quintal com excelência, bloqueando não apenas a água da chuva, mas também os ventos, por ser vertical.

A principal vantagem é que, quando não estiver chovendo, basta enrolar o toldo na sua estrutura de sustentação e será como se a área externa não possuísse o item.

Nesse caso, é possível optar por uma lona transparente ou colorida.

É uma questão de gosto, realmente. Mas aqueles que não possuem iluminação na área externa podem preferir a versão transparente, já que a área de lazer pode acabar ficando escura demais com um toldo opaco esticado.

Por fim, a conclusão é que os toldos podem ser usados para proteção contra intempéries climáticos ou para decoração.

Seus materiais podem ir desde a madeira, metal, tecido e o policarbonato, adequando-se a qualquer aplicação.

São a forma mais versátil e prática de cobertura disponíveis no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *