Gesso: 5 motivos para utilizá-lo em sua obra

gesso acartonado, também conhecido como drywall é uma tecnologia construtiva formada por estruturas de aço juntamente com placas de gesso, o deixando com aspecto de cartão, liso.

No entanto, muita gente ainda não conhece essa novidade tecnológica, que pode ser usada na parede interna, tetos e revestimentos.

O item é muito popular nos Estados Unidos, uma vez que eles trocam a alvenaria tradicional pela placa de gesso.

Além disso, a instalação do gesso é muito mais descomplicada que os demais procedimentos construtivos.

Por essa razão, produzimos este conteúdo especial com 5 motivos para usar o gesso em sua obra. Continue com a leitura a partir dos demais tópicos deste artigo e surpreenda-se.

1. Rapidez na obra

Seja gesso para parede, para o forro ou para a parte externa da residência, usar o material torna a obra muito mais rápida, especialmente se for o acartonado.

Isso porque o material não produz quase nada de entulho e pode custar até 30% menos que os materiais de alvenaria, como o concreto.

Como as paredes são mais finas, existe um ganho de espaço considerável no ambiente, proporcionando mais amplitude ao local.

Embora ainda haja alguns falatórios sobre o sistema, o gesso na parede pode ser colocado da maneira tradicional também.

Ambos os modelos de gesso conferem rapidez durante o andamento da obra, promovendo mais produtividade a toda equipe. Além disso, o gesso é muito resistente, podendo suportar até 400 kg fixados sobre as placas.

Ainda assim, obras com drywall devem ser feitas por mão de obra qualificada para que o consumidor possa desfrutar de todas as vantagens que esse material apresenta.

2. Limpeza facilitada

Além de ser fácil de instalar, o gesso não oferece dificuldade de limpeza no fim da obra.

Geralmente, durante grandes reformas, sobram inúmeros escombros, restos de materiais e resíduos que acabam sujando o ambiente.

No caso do acabamento em gesso na parede, o máximo que pode acontecer é sobrar um pouco de gesso, que pode ser limpo com um pano úmido, se estiver no chão. Ademais, o material não suja praticamente nada.

Deste modo, confira algumas características desse tipo de instalação:

  • Evita quebras;

  • Facilita o manuseio;

  • Leveza para ser içado;

  • Facilita a manutenção elétrica;

  • Reduz custos de mão de obra;

  • Evita o desperdício de materiais.

No caso das instalações elétricas, o gesso acartonado teto possibilita o manuseio adequado das fiações, porque as placas podem ser retiradas para possíveis manutenções, por exemplo.

3. Decoração sofisticada

Embora apresente excelente custo-benefício frente aos demais tipos de acabamento, ele é capaz de conferir um design sofisticado e moderno ao ambiente onde é instalado.

O gesso acartonado forro permite soluções criativas, bem como um visual agradável e simplista em uma sala de estar, por exemplo.

Além do mais, o material possibilita um layout completamente diferenciado, pois pode ser curvo, embutido, possuir sancas, dentre outros aparatos favoráveis à decoração.

Por fim, essa massa pode ser posto em todos os tipos de ambientes internos, até mesmo banheiros e cozinhas, uma vez que o mesmo conta com resistência à umidade.

4.  Mais espaço

Com o uso do gesso acartonado, é possível ter um ganho de até 5% da área útil ao substituir o tijolo.

Com as paredes são mais estreitas, em um espaço de 100 m, por exemplo, o ganho seria de 5 metros quadrados. Bastante, não é?

Além de facilitar a circulação do ambiente, o item evita a bagunça na execução dos serviços elétricos e hidráulicos de uma residência.

A manutenção pode ser feita a partir de um pequeno corte na parede, onde logo após a execução da tarefa, o profissional fecha com uma placa e tudo volta ao normal, sem problemas.

A grande vantagem é que o procedimento dispensa o uso de cimento, tijolos e pintura, pois é completamente automatizado.

5. Todos os tipos de acabamento

Para encerrar, o quinto e último motivo para usar o material na obra é por conta de sua versatilidade ante ao acabamento.

Isso porque o material pode ser pintado, pode receber texturas diversas, azulejos, pastilhas, dentre outros tipos de acabamentos elegantes e sofisticados.

Além do mais, as placas de gesso são precisas em suas medidas e contam com superfícies, perfeitamente lisas e bonitas.

Nas paredes, o gesso pode ser executado com mantas, lã de vidro ou rocha, para garantir um melhor desempenho termoacústico.

Portanto, esses foram os motivos para usar o gesso na obra. Sendo assim, o resultado final será completamente satisfatório, funcional e moderno.