|
|
|
|
|
Colocação e recolocação de Tacos A - Colocando Tacos
LISTA DE MATERIAIS UTILIZADOS
- Escova de piaçaba - Pano * encontrado nas Lojas Peg & Faça: - Espátula - Trincha de cerdas médias - Cola branca específica para colagem de tacos PEG & FAÇA – (0XX11) 822-5999
Colocar tacos ou mesmo recolocá-los é um trabalho simples que exige apenas cuidados na preparação da superfície e uma cola específica para o acabamento perfeito. Anote:
1 Com a espátula, remova a sujeira e bolas de cimento no local.
2 Com a escova de piaçaba, junte todo o pó.
3 Limpe bem a área de colagem, removendo todo o pó e sujeira que houver.
4 Aplique a cola com a trincha.
5 Assente o taco.
6 Aguarde secar por 48 horas.
B - Colocando Tacos novos
1 Aplique uma camada uniforme de 3 a 4 mm de cola sobre uma área de 1 a 1,5 m, com o lado liso da desempenadeira.
2 Retire o excesso com o lado dentado da desempenadeira.
3 Comece a assentar os tacos mantendo uma distância de 5mm da parede para uma possível dilatação da madeira.
4 Faça pressão com uma tábua ou painel de madeira para nivelar o piso.
Dicas: Para que os tacos tenham uma aderência perfeita, a base deve estar seca e limpa, livre de detritos que prejudiquem o processo de colagem. A areia a ser usada na preparação do contra piso deve ser lavada, livre de torrões e argila, evitando assim futuros descolamento dos tacos.
A preparação da argamassa (cimento e areia ) do contra piso deve seguir o traço de 3:1 com o devido controle ao adicionar- se o volume da água. O tempo ideal para a cura do contra piso é de 10 dias, no mínimo. Ele deve estar bem nivelado e desempenado. A madeira dos tacos também não pode estar úmida.
Precauções:
- Agite sempre a cola antes de usá-la.
- Nunca deixe camadas espessas de cola ou tente nivelar o sobrepeso com a própria cola.
- A aplicação da cola deve ser correspondente a uma área onde será possível aplicar os tacos em até 10 minutos. A cola não poderá ter secagem superficial antes de receber o taco. Caso a aplicação ocorra sob clima quente, o tempo em aberto deverá ser mais curto.
- Não pise nos tacos depois de colados, por um período de 48 horas.
- Para lixar e passar qualquer tipo de verniz de acabamento, recomenda-se um período mínimo de 5 dias após a colagem, devido a trepidação da máquina lixadeira.
- Lave sua ferramentas com água, após o uso, para evitar a aderência de resíduos de cola. ____________________
Matéria fornecida para Cadhouse por: Peg & Faça Tel (0XX11) 822-5999 E-mail: pegfaca@pegfaca.com.br
|