Como equipar a infraestrutura da sua empresa

A montagem de ambientes industriais é muito mais complexa que outros projetos decorativos.

Afinal, estes não são locais como outro qualquer: muitas vezes, há elementos inflamáveis, abrasivos e equipamentos de alto valor, que merecem todo o cuidado para prolongar sua vida útil.

Felizmente, por mais que a tarefa seja difícil, ela não é impossível. Confira, a seguir, algumas dicas para montar a infraestrutura de sua empresa industrial sem dor de cabeça:

Segurança em primeiro lugar

Muitas vezes, a matéria-prima usada por indústrias é de alto valor agregado. Além disso, os equipamentos usados para manipulá-la também o são.

Portanto, uma das primeiras atitudes que devem ser tomadas pelo gestor industrial é providenciar portões industriais para controlar o acesso às instalações da empresa.

Vale ressaltar que, neste caso, é interessante privilegiar os automáticos, que se abrem e se fecham mediante um comando de controle remoto. Algumas de suas vantagens são:

  • Abertura e fechamento mais rápidos;
  • Não se trabalha com chaves, mas com controles remotos;
  • Controle mais minucioso de quem entra e de quem sai;
  • Mais praticidade, pois não é preciso descer do carro.

Entretanto, não se deve escolhê-lo apenas pelo preço. Também é preciso observar fatores como a reputação do fabricante, a qualidade do motor e a garantia oferecida pelo equipamento.

Porém, além da segurança patrimonial, é essencial pensar na integridade dos colaboradores.

Isso significa que a indústria não deve ter elementos decorativos que possam causar acidentes ou que dificultem sua fuga em situações de emergência.

porta de correr, por exemplo, pode ser usada, desde que a passagem não faça parte de nenhuma rota de fuga.

Da mesma forma, é preciso contar com itens de combate a incêndios, como extintores estrategicamente posicionados, hidrantes e um sistema de alarme que acione os sprinklers automaticamente.

Isto retarda a propagação de chamas, para que os bombeiros tenham mais facilidade para controlá-las.

Prefira pisos resistentes

Uma das características de ambientes industriais é a grande quantidade de pessoas e equipamentos que circulam por ele no dia-a-dia.

Para evitar danos, é importante instalar um piso industrial de alta resistência, que seja forte o suficiente para suportar este alto trânsito.

Normalmente, os modelos recomendados têm algumas características em comum.

Eles são rígidos e pesados, privilegiando a resistência; têm poucas ranhuras, para facilitar a higienização, e são mais aderentes, de modo a evitar acidentes envolvendo trabalhadores.

Há vários materiais que suprem estas necessidades, tais como o cimento queimado, os pisos vinílicos e o revestimento emborrachado.

Também é possível realizar o acabamento com algum tipo de pintura epóxi, que incrementa a resistência e evita a propagação de eventuais focos de incêndio.

A mobília deve ser resistente

Por mais que o ambiente da linha de produção de certas indústrias tenha apenas equipamentos, em outras é preciso contar com alguma mobília.

Em fábricas do ramo farmacêutico, por exemplo, é preciso contar com itens como uma prateleira de ferro para manter certas ferramentas e reagentes.

Se for o caso da sua empresa, é preciso ter muita atenção à escolha: em alguns casos, as normas reguladoras preveem fatores como o material usado para confeccionar a mobília e a distância que ela deve manter de outras peças e da parede.

Independentemente disso, há certos materiais que são reconhecidos como os melhores para estes ambientes.

No caso da estante de aço industrial, por exemplo, deve-se preferir aquelas feitas a partir da variedade inox.

Além de mais resistente à oxidação, ela apresenta menos ranhuras, assim, dificulta a proliferação de bactérias e facilita a higienização.

É preciso ter ambientes para os funcionários

Nem só da linha de produção vivem as fábricas.

Estes estabelecimentos também precisam contar com áreas de convivência para os seus funcionários, como banheiros, vestiários, refeitórios e áreas de descanso para os intervalos.

Ao contrário do que muitos pensam, isso não é dinheiro jogado fora.

Muito pelo contrário: quando a equipe conta com locais apropriados para relaxar nos intervalos, a tendência é que eles voltem ao trabalho descansados e renovados – e, consequentemente, produtivos.

Da mesma forma, uma infraestrutura bem montada dá a entender que o nível de profissionalismo da empresa é alto.

Isto, por sua vez, tende a impressionar parceiros comerciais em potencial, bem como novos talentos, contribuindo para a prosperidade da empresa no longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *