Materiais essenciais para construções de grande porte

Antes de iniciar uma obra, é preciso preparar o local onde ela será realizada, seja por meio da demolição da construção ali antes presente com materiais específicos, ou simplesmente para limpar o terreno, por meio de roçagem ou retirada de resíduos, desde que não cause, obviamente, impactos ambientais, como retirada de árvores ou impactos na vizinhança.

Para isso, antes da terraplanagem ou de qualquer serviço topográfico, torna-se necessário contratar uma empresa para que seja feita a demolição e limpeza do terreno em questão.

locação de caçamba pode ser feita para armazenar esses entulhos e demais resíduos retirados do local da construção.

Após o início da obra também, a permanência dessas caçambas é fundamental pois elas auxiliam na manutenção do terreno limpo e o local da obra o mais organizado possível, armazenando o que não é utilizado.

As caçambas também podem transportar itens como cimento, areia, terra, sementes, adubos, dependendo do tipo e necessidade de cada obra.

Um dos tipos de caçamba que é muito encontrada em construções é a caçamba basculante, aquela que é acoplada em um caminhão.

Materiais presentes em um canteiro de obra

Além da caçamba, fizemos uma listagem com outros itens comumente presentes em obras de todos os tamanhos, principalmente naquelas que envolvem grandes construções:

Container 20 pés: são instalações práticas e rápidas com tamanho para as grandes obras, podendo ser utilizados como estruturas de escritório, vestiário e banheiro.

Perfuratriz: máquina que serve para perfurar o solo ou rochas, visando produzir um fosso ou um poço, de acordo com a necessidade de profundidade da obra.

Betoneiras: sua principal função é misturar argamassa e concreto de forma rápida e prática, obtendo uma mistura mais homogênea e na proporção exata de acordo com a demanda da obra.

Bomba d’água: pode ser utilizada para movimentar a água limpa no local da obra ou também para fazer a drenagem de locais que foram escavados ou perfurados.

Gerador de energia: através da queima de algum combustível, é responsável por converter energia mecânica em energia elétrica. Como em muitas obras não há uma rede de energia elétrica disponível, o gerador se torna necessário, podendo ser alugado em determinada potência, dependendo da necessidade daquela obra.

Compressor de ar: é responsável por calibrar os pneus de todas as máquinas que fazem parte da obra, além de soprar pista antes da aplicação do asfalto ou soprar outras peças antes de serem concretadas, como vigas, lajes, entre outras que fazem parte da obra.

Cavadeira: serve para perfurar o solo e pode ser tanto reta, um modelo mais simples, quanto articulada, que é mais complexa. Serve para retirar terra e também outros materiais de forma mais rápida e assertiva.

A locação de equipamentos numa obra pode contribuir para a redução do investimento. O custo desse tipo de equipamento é alto e, por isso, o aluguel se torna uma excelente opção para aqueles que querem economizar.

Existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço, alugando itens em perfeito estado e qualidade, tudo aquilo que a sua obra necessita.

Como funciona a perfuração de concreto em uma construção?

perfuração em concreto é um tipo de serviço executado por profissionais do segmento de construção, por meio do auxílio maquinário específico para essa ação. Os furos feitos em um concreto por meio da perfuração podem ter diversas funções, como:

  • Abertura de concreto para construção/instalação de piscinas em diversos ambientes;
  • Instalação de portas e janelas;
  • Furos em lajes ou pilares.

Esse tipo de serviço é muito importante em uma obra e precisa ser feito com cautela. Diversas empresas realizam o processo de perfuração e, para escolher qual delas é a mais indicada e segura para contratar para a sua obra, certifique-se de que ela faz uma visita técnica no local antes de executar o trabalho.

Essa etapa é de suma importância para verificar a existência de possíveis pontos que sejam vulneráveis e que possam acarretar algum dano para o restante da obra.

Além da perfuração em concreto, também é possível fazer furos em outros tipos de materiais, como o aço e refratário, por meio da utilização das mesmas máquinas.

Esses maquinários possuem motores elétricos com diferentes velocidades e que são acoplados a colunas metálicas em uma espécie de carro, onde é fixado o motor.