Materiais importantes para começar uma obra

Uma obra deve contar com uma série de procedimentos, recursos e maquinários que dizem respeito diretamente ao sucesso do empreendimento e à promoção de alternativas que visam cada vez mais qualidade, praticidade e, claro, segurança.

Dessa forma, é importante conhecer os materiais e utensílios mais empregados logo na base da edificação, quando os detalhes fazem tanta diferença que a menor negligência nessa etapa da construção podem comprometer todo o resto.

No artigo que você confere em seguida, portanto, reunimos algumas informações que podem contribuir para mais otimização e sucesso na realização de projetos da construção civil, sempre focando na importância da atenção logo nos primeiros procedimentos que acontecem dentro do canteiro.

Locomoção e armazenamento

O Içamento de cargas com guindaste é certamente uma das operações mais executadas quando estamos falando de canteiros de obras e processos da construção civil. Afinal, esse desempenho é capaz de otimizar uma série de funções e transportar de forma protegida, rápida e eficaz tanto cargas e materiais diversos.

Dessa forma, ele é ideal para situações em que é impossível passar por corredores, portas, escadas, etc, seja para levar um determinado equipamento para o local em que ele é necessário ou mesmo para a movimentação cotidiana de materiais como pedra, areia, entre outros.

Por ser um desempenho complexo e altamente arriscado quando todas as precauções e medidas de segurança não são devidamente estabelecidas e aplicadas, existem algumas recomendações especiais para o procedimento seguir de forma eficiente e protegida.

Em primeiro lugar, é importante contar com empresas idôneas na compra de guindastes., sempre optando por itens em estado perfeito de funcionamento e conservação.

Além disso, outras dicas são:

  • Conhecer precisamente a carga;
  • Contar com profissionais treinados;
  • Utilizar a sinalização correta no local;
  • Utilizar os EPIs adequados;
  • Isolar devidamente a área.

Além dos guindastes, porém, que são essenciais para o içamento, é necessário contar ainda com outras estruturas voltadas para o atendimento a demandas como o armazenamento seguro e a proteção do maquinário e das ferramentas contra as intempéries cotidianas do clima, como a forte incidência solar e as chuvas, que podem causar desgastes indesejados.

Por isso, os containers também são uma opção muito empregada nos canteiros de obras, podendo ser úteis também na promoção de abrigos para os trabalhadores do local.

Tanto o Aluguel de container para obra quanto de guindastes deve ser feito junto a empresas especializadas. De modo geral, a locação dos itens oferece vantagens como:

  • Otimização do espaço;
  • Economia de despesas;
  • Resistência e durabilidade;
  • Agilidade no cotidiano construtivo.

Ainda com foco na promoção de soluções voltadas ao armazenamento e também à movimentação de itens diversos, os chamados caminhões munck são de extrema importância. Isso porque eles oferecem alto desempenho até mesmo na locomoção de containers.

Por contar com um sistema hidráulico especializado no içamento e na locomoção de cargas, esse veículo é indispensável.

Existem diferentes modelos de caminhão munck e eles são segmentados de acordo com a capacidade. Dessa forma, é possível encontrar tanto veículos com suporte de até seis toneladas como aqueles que aguentam até o dobro desse mesmo peso.

Materiais

É inevitável falar da importância dos materiais utilizados no canteiro de obras quando o assunto é a otimização desses espaços conciliado com a obtenção de resultados seguros e confiáveis.

Dessa forma, na hora de escolher entre os variados tipos de material de construção disponíveis no mercado desse segmento, é importante ter em mente fatores como as demandas do projeto.

A areia e a pedra são os exemplos mais amplos que podem ser destacados, pois esses componentes fazem parte de praticamente todas as edificações convencionais.

Por meio da utilização de itens importantes e que garantem maior resistência, como é o caso também do bloco de concreto, é possível contar com resultados muito mais otimizados e coerentes.

Vale lembrar, por fim, que todos os materiais e equipamentos que são empregados durante um procedimento construtivo devem ser de origem conhecida e verificada, o que vai assegurar o melhor desempenho e levar a resultados de qualidade.

Por isso, vale a pena investir na busca por bons fornecedores, como uma Distribuidora de areia e pedra com nome no mercado, capaz de garantir o fornecimento ideal de materiais de qualidade.

Na hora de alugar os equipamentos, a dica é sempre observar a assistência oferecida, pois ela é uma das maiores vantagens de se contar com a locação no setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *