Conheça os benefícios do uso de materiais metálicos em construções

O metal é um tipo de elemento químico caracterizado por sua boa condução térmica e elétrica e por sua elevada dureza.

Isso justifica serem usados em instalações elétricas e em materiais que precisam de resistência e durabilidade.

Uma das características dos metais é o seu brilho (chamado de brilho metálico), o que o torna esteticamente agradável.

O material é muito útil, pois pode ser soldado: quando em altas temperaturas muda seu estado, perdendo sua dureza e podendo ser moldado, volta ao estado normal quando resfriado.

Existem cinquenta e sete elementos químicos considerados metais, mas os mais famosos e usados são:

  • Ferro;
  • Zinco;
  • Cobre;
  • Estanho;
  • Chumbo;
  • Ouro;
  • Prata.

O zinco, geralmente, é usado para tornar outro metal mais resistente e durável.

Por exemplo, quando se fala em Telha de aço galvanizado, fala-se do ferro com carbono (aço) revestido por uma camada de zinco.

Por que isso é feito? Para que o zinco faça ligações com o oxigênio, evitando que o aço enferruje.

No caso de telhas, isso é essencial, pois o ambiente externo é úmido e as chuvas são frequentes, o que é um ambiente muito propício à corrosão de metais.

As vantagens em construções

Em primeiro lugar, está a praticidade.

O concreto, por exemplo, pode ser feito in loco, o que envolve armazenar areia, cimento, pedra e água, contar com mão de obra.

Muitas vezes, com equipamentos para fazer a mistura e não são raros os casos em que o resultado não é homogêneo ou não tem a melhor viscosidade.

Outra opção é comprar o concreto pronto, de uma empresa concreteira que o transporta em caminhões betoneiros, o que tem custo mais elevado.

Quando se opta por um Telhado em aço galvanizado, a aplicação é rápida e fácil, e não há problemas com armazenagem.

Esse tipo de telhado tem o custo mais baixo, longa durabilidade, demanda pouca manutenção e não retém água, não apresentando problemas com infiltrações.

Outra vantagem que se pode citar é que o aço é um dos materiais mais higiênicos, não sendo fácil que acumule sujeira e sendo limpo com muita facilidade.

Além disso, o metal é mais leve que o concreto e, por isso, quando usado em uma construção exige menos de sua estrutura.

As colunas e as vigas de metal são mais finas que as de concreto, o que é muito vantajoso não apenas por seu peso, mas também pelo espaço poupado no canteiro de obras.

Quando se busca por uma resistência extra, como no caso de chão de fábrica, utilizar armações de metal junto ao concreto garante resistência à abrasão e dureza diferenciadas.

Um exemplo clássico de quando se pode trocar o concreto pelo metal é a Escada de estrutura metálica.

Escadas metálicas são vantajosas?

Muitas pessoas ficam receosas em utilizar o aço, pois não é algo tradicional como a madeira ou o concreto.

Pode-se pensar que a fixação das escadas não é tão boa, que seu material é escorregadio ou que elas podem acabar aquecendo muito com a incidência do Sol. Entretanto, todos esses problemas são, facilmente, solucionados.

A utilização de revestimentos ou tintas (como o pó epóxi) nas escadas de aço pode garantir que não sejam escorregadias e que não absorvam calor.

Além disso, uma Escada metálica preço acessível tem uma grande vantagem estética, que é sua versatilidade de formatos.

O concreto não é muito maleável e contém muitas limitações estéticas, demanda o trabalho de arquitetos e um tempo de construção grande.

Isso diminui as possibilidades de deixar a criatividade fluir para uma decoração mais moderna e inovadora.

Já os metais precisam apenas de fôrmas específicas para serem moldados.

Um exemplo disso é a Escada de ferro caracol.

O design de caracol é amplamente conhecido no mundo da arquitetura, basicamente a escada se enrola em torno de um eixo antes de chegar ao próximo andar.

Quando somada a um corrimão e guarda corpo vazados, o visual ganha ainda mais pontos, deixando o ambiente mais “clean” e iluminado. Há quem opte por usar outros materiais junto ao aço.

A madeira tem o poder de transmitir mais aconchego aos lugares e uma das suas principais características é a baixa condutividade térmica, o que significa que o material mantém temperatura estável.

Isso é ótimo para quem não deseja utilizar tintas ou revestimentos no aço, uma Escada de ferro com madeira pode conter o corrimão de madeira e o resto da estrutura de metal, o que economiza e garante conforto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *