Materiais que podem ser utilizados para a cobertura na construção

O telhado e a cobertura são partes essenciais de qualquer projeto, seja ele residencial ou comercial. Por isso, investir em materiais com qualidade para compor essa estrutura é fundamental para evitar transtornos a longo prazo.

No caso de estabelecimentos comerciais, o Toldo de enrolar é uma das opções mais conhecidas e aplicadas.

Além de proteger o ambiente contra a ação de intempéries causadas pela chuva ou pelo sol, esse tipo de cobertura também valoriza a decoração do projeto.

Com uma variedade de cores, formatos e dimensões, a estrutura desse tipo toldo geralmente é feita com lona.

A matéria-prima é estratégica, pois facilita tanto a limpeza quanto a manutenção periódica da cobertura. Mas, além desse tipo de cobertura, existe uma infinidade de materiais que pode compor essa parte tão relevante dentro de um projeto.

O Vidro, policarbonato, pvc e até o isopor são exemplos de materiais que podem compor o telhado de uma construção. Quer saber mais sobre esses materiais e descobrir qual deles se encaixa melhor no seu projeto? Então continue lendo esse artigo que trata exclusivamente sobre o tema.

Cortina de lona

Disponível em vários formatos, estilos e cores, a Cortina de lona é um dos materiais mais comuns na aplicação de coberturas de projetos.

Entre as vantagens desse material, a durabilidade e a resistência contra a ação da chuva, do sol e de outras intempéries são as mais evidentes.

Além disso, esse tipo de cobertura não tem um alto custo, o que o torna acessível para a composição de estruturas como o Toldo de enrolar.

Esse toldo um material muito encontrado nos estabelecimentos comerciais e ele ainda pode ser comprado ou até mesmo alugado para o projeto, dependendo da finalidade.

Em eventos gastronômicos, por exemplo, muitas pessoas que trabalham com barracas de comida ou foodtrucks costumam alugar a Cortina de lona para proteger o espaço pelo período desejado.

Independente da escolha do material e da finalidade, a Cortina de lona é um bom material para coberturas de forma geral e proporciona vantagens como:

  • Versatilidade de aplicação;

  • Instalação e manutenção simples;

  • Facilidade na hora de limpeza;

  • Propriedades decorativas;

  • Alta durabilidade;

  • Baixo custo.

Ou seja, se você tem um projeto comercial e ainda não conta com uma cobertura, esse estilo pode ser o que você procura.

Além de proporcionar mais conforto térmico e proteção aos clientes, esse item pode valorizar o projeto, uma vez que é possível personalizar o Toldo de enrolar de acordo com a identidade visual da empresa.

Telhado de isopor

Para muitas pessoas, o uso do isopor na construção civil é surpreendente. Contudo, o material que, teoricamente, pode passar a ideia de fragilidade é cada vez mais usado na construção civil e oferece diversas vantagens. Inclusive, é possível construir e montar um Telhado de isopor.

Composta essencialmente com propriedades como o Poliestireno e Poliuretano, as telhas de isopor são caracterizadas pela capacidade de isolamento termoacústico.

Ou seja, se o objetivo do seu projeto é ter um ambiente agradável, independente da temperatura estar mais alta ou baixa, esse tipo de telhado pode ser útil para você.

Além dessas características, outro diferencial do Telhado de isopor é sua resistência à umidade (portanto, a chance de problemas com infiltração também são reduzidas).

Ainda tem dúvidas se vale a pena investir nesse tipo de cobertura? Dá uma olhada na lista abaixo com algumas vantagens desse tipo de material:

  • Alta durabilidade;

  • Baixo custo;

  • Isolamento térmico;

  • Isolamento acústico.

Outros elementos da cobertura

A escolha do tipo de telha e de elementos que complementam a proteção do telhado é muito ampla. Além das propriedades decorativas, escolher um tipo de telha requer análise sobre sua manutenção a longo prazo, encaixe, instalação e qualidade.

A telha galvanizada, por exemplo, é um estilo de telha que potencializa a decoração ao mesmo tempo em que é um material muito resistente às intempéries.

A galvanização é um processo no qual a telha passa por uma imersão em altas temperaturas e recebe uma mistura de zinco e cobre que tornam a telha mais resistente.

Além desses elementos, outra parte crucial de qualquer cobertura é a escolha e a instalação de elementos como as calhas e rufos.

As calhas são essenciais para o escoamento adequado da água, assim como os rufos. Sem esses elementos, o telhado pode sofrer com infiltrações e até afetar a qualidade estética da edificação a longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *