O cuidado devido com gás e fumaça em uma residência

Existe uma série de procedimentos a serem conduzidos durante a elaboração de um projeto de construção civil, bem como no próprio trabalho dentro do canteiro de obras, com o objetivo de tornar o espaço mais ágil, seguro e otimizado.

É fundamental, portanto, conhecer as alternativas disponíveis atualmente no setor e entender como elas contribuem diretamente para a proteção nas atividades do cotidiano construtivo.

No artigo que você acompanha a seguir, confira mais informações sobre o assunto e fique por dentro da importância de alguns serviços que não podem ser deixados de lado quando estamos falando de mais agilidade e segurança nos canteiros.

Ensaio de estanqueidade

O laudo emitido por um teste de estanqueidade é extremamente indispensável para a garantia de que não há vazamentos de gás nos sistemas e componentes de uma construção.

Estanqueidade vem de estanque, hermético, parado, de modo que esse teste tem como principal finalidade comprovar que nenhum tipo de fluido, seja líquido ou gasoso, esteja vazando em uma tubulação, em uma peça ou em um recipiente.

Sem a ocorrência de furos, trincas e rasgos é possível ter a certeza do bom funcionamento de componentes de armazenamento, compressão e contenção de fluidos.

Isso é fundamental quando estamos falando de redes de gás, sistemas de combustível e encanamentos de água.

O Laudo de estanqueidade é fornecido por uma empresa especializada na realização desse tipo de procedimento, de modo que apenas profissionais devidamente qualificados podem apontar e avaliar as condições de um componente na hora de descobrir se ele possui ou não brechas para o vazamento de fluido diversos.

Um dos cuidados mais importantes com relação a esse processo é conservar as características do meio, de modo que é preciso se atentar para esse aspecto durante a realização do teste.

No caso de misturas que podem apresentar algum potencial de explosão, como é o caso de alguns tipos de gases e dos combustíveis, todas as medidas de proteção e precaução devem ser tomadas inicialmente, motivo pelo qual é indispensável contar com uma equipe preparada.

Além disso, o procedimento deve atender a uma série de normas vigentes estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros de cada estado e também no âmbito nacional.

Como o vazamento de gás não necessariamente gera um odor diferenciado no ar, muitas vezes é difícil detectar que ele está ocorrendo.

Por isso, é importante contar com a devida periodicidade do processo, de modo que ele precisa ser feito a cada doze meses, no mínimo, ou conforme as suspeitas e necessidades que vierem a surgir.

Vale lembrar, ainda, que existem diferentes métodos empregados na hora de avaliar uma estanqueidade, de modo que o teste de imersão é um dos mais aplicados por sua eficiência.

Vale frisar que este teste pode ser realizado a partir da injeção de ar em uma peça menor que a avaliada. Com isso, é possível observar o surgimento de bolhas e verificar se há vazamentos ou não.

Caso haja, de fato, um vazamento acontecendo, é importante tomar as medidas necessárias, como os reparos eficazes ou até mesmo a troca de componentes, peças ou recipientes.

Tubulações

O vazamento de gases e fluidos em tubulações pode ocasionar sérios riscos à vida dos trabalhadores e ao patrimônio.

Por esse motivo, mesmo com todas as documentações e laudos em dia, é importante avaliar a qualidade do interior das tubulações e verificar sua integridade.

Esse tipo de inspeção gera uma série de benefícios com relação à detecção prévia de situações problemáticas dentro do canteiro de obras e também após a conclusão do projeto, no uso diário do espaço entregue.

A completa Manutenção tubulação de gás é feita a partir de etapas como:

  • Vistoria visual;
  • Vistoria da central de gás;
  • Instalação de placas e cadeados;
  • Teste de estanqueidade;
  • Observação da proximidade de fios.

Detectores

Para evitar riscos de incêndio e promover um ambiente muito mais seguro, protegido e funcional, é importante contar não só com os procedimentos de precaução como também com dispositivos que possam auxiliar diretamente em um momento inesperado de surgimento de chamas, por exemplo.

É nesse contexto que se torna indispensável a aplicação de equipamentos como os detectores de fumaça, capazes de ativar uma ação de intervenção imediata por meio da identificação da existência de gases que indicam o surgimento de chamas no local.

Existem diferentes modelos de detectores e eles são constituídos, no geral, por célula foto-elétricas capazes de emitir uma corrente variável de acordo com o fluxo luminoso recebido.

O mais importante é sempre atentar a todas as medidas necessárias para a geração de espaços seguros e eficientes em todos os aspectos.

O Detector de fumaça preço pode variar, bem como o valor dos testes cobrado por empresas qualificadas, de forma que a melhor relação custo-benefício deve ser uma prioridade na obtenção de resultados rentáveis e resolutivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *