O que é uma estrutura atirantada?

Para exemplificar um modelo de estrutura atirantada¹, é preciso entender que as cortinas atirantadas são as superfícies que melhor representam estes equipamentos no campo prático – além do industrial. Mais do que no meio urbano propriamente dito, esse tipo de estrutura é muito utilizado na contenção de encostas e construção de subsolos. Quando da finalização do equipamento propriamente dito, o concreto armado representa a superfície melhor aplicável nestes trabalhos.

Em parceria com os tirantes, cordoalhas ou monobarras podem ser alguns dos produtos utilizados para conferir ainda mais resistência e versatilidade para estas aplicações. Tecnicamente, as explicações ainda podem ficar por conta do fato de que o paramento de concreto pode ser empurrado contra o solo por meio dos tirantes, fazendo com que o controle da área seja amplamente garantido em primeiro plano.

Ainda tecnicamente, a estrutura atirantada pode receber algumas extensões de paredes de concreto armado em suas superfícies, fazendo com que hajam positivas alterações na profundidade dos tirantes utilizados nos processos e, de quebra, também se trabalhe a profundidade dos trechos livres e/ou ancorados por essas estruturas.

Isto é, uma vez que as estruturas atirantadas como um todo representam um modelo extremamente diferenciado no segmento da construção civil, suas aplicações também devem ser preparadas e úteis ao ponto de representarem benefícios reais para essas aplicações. Confira alguns tópicos relevantes a respeito deste tema e entenda se seus espaços demandam ou não pela colocação desse tipo de superfície. Veja:

  • Estrutura atirantada propriamente dita;
  • Geogrelhas e seus preços;
  • Preocupação ecológica;
  • Cortinas atirantadas;

A geogrelha preço se integra em muito com as questões ambiental e ecológica
Antes da geogrelha preço³ ser melhor definida ao longo deste artigo, é fundamental pontuar que sua aquisição não deve prezar somente pelo valor financeiro da peça em si. Pelo contrário, são justamente as suas positivas características e benfeitorias que devem representar os principais motivos para a sua escolha neste tipo de investimento estrutural ligado ao setor da construção civil.

Tecnicamente, no entanto, a geogrelha se condiciona por ser um equipamento extremamente útil no reforço de solos em obras de caráter geotécnico. Ao ser invariavelmente interligado com as obras de proteção e gestão ambiental, estas peças oferecem uma série de especificações quando de suas estruturas. Os principais exemplos dessa tese, inclusive, podem ser representados pelas diferenciadas gramaturas e aberturas de malha a que o dispositivo é submetido quando de suas fabricações.

Além disso, as matérias-primas de formatação dos itens devem ser de ponta – embora pareça simplista, esta alternativa pode fazer com que as tecnologias das fabricações por trás destas práticas sejam otimizadas ao extremo. Por se tratar de um elemento intimamente relacionado ao setor têxtil, a geogrelha também representa um dos principais destaques dentro deste solidificado segmento industrial corporativo.

A cortina atirantada representa o elemento mais básico a marcar presença em uma estrutura desse tipo

Sempre que se pensa em estrutura atirantada, é impossível não pensar, simultaneamente, em cortina atirantada². Em primeiro lugar, este espaço pode ser representado por receber um dimensionamento personalizado a partir de algumas sondagens realizadas nos terrenos em que a estrutura marca presença. A partir daí, os ensaios de sondagem à percussão (SPT), por exemplo, auxiliam no dimensionamento real do tirante.

Ou seja, por todas as questões levantadas anteriormente neste artigo, a construção das estruturas atirantadas é variável por uma série de condições. Mesmo assim – e de forma similar ao que ocorre em diversos outros meios ligados à construção civil, resistência é uma das principais palavras-chave a nortear essas ações.

Voltando rapidamente às características das cortinas atirantadas propriamente ditas, o bom acabamento final que somente estas peças são capazes de protagonizar também representam um valor de relevância ao longo de todo este processo. Sendo assim, estrutura e finalização caminham lado a lado com o intuito de oferecer os melhores resultados para espaços físicos, geográficos ou qualquer outro modelo de ambiente disperso nos meios urbanos ou rurais.

Ao integrar estrutura atirantada e geogrelha preços, por fim, a tendência é de que esses resultados – que já pendiam positivamente – sejam ainda mais exponencializados. Ou seja, o cuidado estrutural de um espaço demanda por uma série de condutas. Atentar-se a todas elas é essencial para que o sucesso seja máximo em qualquer obra desse tipo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *