Obras em geral e seus equipamentos pesados

Planejamento é tudo para uma obra ser produtiva e apresentar um bom resultado. Por isso, além de uma mão de obra qualificada, contar com equipamentos de transporte e ferramentas que facilitam a rotina é fundamental.

Em uma situação em que surge um problema com o maquinário no meio de uma obra, por exemplo, caso a pessoa não tenha os recursos, ficará esperando por um bom tempo.

Neste cenário, investir em técnicas como a de Içamento de cargas com guindaste é uma boa forma de resolver o problema de forma prática e rápida.

No contexto do aluguel de equipamentos pesados e recursos para auxiliar as etapas das obras, há uma variedade de recursos. Em obras com longa duração e que requerem um transporte constante de materiais em distâncias longas a locação de munck têm se tornado uma opção interessante.

Mas, quais são as vantagens de investir no aluguel de equipamentos pesados? Quais são as ferramentas e recursos estão disponíveis para locação? Existem benefícios a longo prazo desse tipo de serviço?

Se você vai construir ou reformar um projeto e tem essas dúvidas, esse artigo pode te ajudar. Saiba mais sobre as obras em geral e como os equipamentos pesados podem auxiliar nos projetos.

Guindaste 30 toneladas

Como o próprio nome sugere, o Guindaste 30 toneladas é um equipamento que serve para guinchar. Ou seja, dar suporte para a movimentação de cargas e materiais de construção em determinada altura.

Esse equipamento também é conhecido como grua e sua estrutura é feita com roldanas, cabos e dispositivos que facilitam o transporte de cargas, peças e máquinas.

Na prática, alugar um Guindaste 30 toneladas pode trazer várias vantagens para a construção civil. A principal, sem dúvidas, é a capacidade do equipamento em suportar pesos que estão muito além dos limites humanos.

Os guindastes podem ser montados em estruturas temporárias ou também é possível encontrá-los em veículos adaptados para esse tipo de recurso.

Independente do suporte de toneladas, essa estrutura é fundamental para o Içamento de cargas com guindaste.

Para usufruir de todos os benefícios que esse recurso traz para o andamento da obra, é importante prestar atenção em alguns detalhes operacionais. São eles:

  • Certificar-se que os trabalhadores usem Equipamentos de Proteção Individual (EPI);

  • Analisar e conhecer a carga que precisa de içamento;

  • Analisar as condições climáticas antes de usar o equipamento;

  • Certificar-se da qualidade do equipamento.

Container para obra

Originalmente, as estruturas de ferro que são conhecidas como containers surgiram para armazenar cargas nos portos. Com uma composição reforçada, geralmente de aço e ferro, os containers foram feitos suportar as mais diversas condições.

Por causa dessa resistência e versatilidade, esse objeto passou a ser incorporada na construção civil como Container para obra.

Na prática, contar com esse equipamento na obra é ter um canteiro de obras que protege os materiais de construção da chuva, do sol e outras situações.

Além disso, esse depósito também pode ajudar a organizar equipamentos e ferramentas. É possível comprar ou alugar esse recurso e há várias vantagens de contar com um Container para obra. Entre elas pode-se destacar:

  • A qualidade/propriedades do material de construção é preservada;
  • É um recurso que garante mais segurança e proteção aos equipamentos;

  • É um produto que torna a obra mais prática e ágil;

  • O container facilita as condições de armazenamento e logística da obra;

  • É um produto personalizável.

Há várias dimensões e layouts de containers, para todos os tipos de gostos e obras. O modelo de container 12 metros muito usado na rotina de obras em geral.

Para não errar na hora da escolha do equipamento uma dica é imaginar o local em que o produto será instalado, o tipo de carga armazenada e as condições de armazenamento.

Locação de munck

Para o transporte de materiais de construção ou máquinas que fazem parte de uma obra, caminhões são fundamentais.

Entre a variedade de veículos, o munck é um modelo que se destaca por suportar toneladas e facilitar a operação de transporte em longas distâncias.

Com um sistema hidráulico, esse veículo faz o içamento, descarga, transporte e remoção das máquinas com muita facilidade. Por causa das qualidades, o valor de mercado é alto, mas a locação de munck está ganhando forma e tornando o equipamento mais acessível para a rotina de obras.

Cinta de amarração

Independente da complexidade e do porte da obra, toda construção precisa manter as estruturas em pé. Neste cenário, certificar-se da qualidade dos materiais da construção, do apoio de equipamentos e de uma execução com qualidade é fundamental.

Para amarrar e reforçar as estruturas, a Cinta de amarração é um método muito comum. Na prática, as cintas também são conhecidas como vigas e a ideia de uma armação reforçada requer análise da necessidade do ambiente e das condições do espaço.

Todos os equipamentos citados até aqui podem em algum momento ajudar na construção/sustentação de uma Cinta de amarração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *