Pensamentos errados sobre a reforma de pisos de madeira

O piso de madeira, sem dúvida, é a forma de revestimento mais usada pela população de forma geral – independente de sua classe social.

Os pisos de madeira sempre estão presentes, seja em um deck para piscina ou dentro de salas e quartos, por exemplo.

Apesar de sua grande durabilidade e resistência, esse tipo de piso possui um rápido desgaste, se não for devidamente tratado e sem manutenção regular.

Para facilitar seu dia a dia e garantir a durabilidade do seu piso, vamos dar algumas dicas importantes para a manutenção do seu piso de madeira.

A importância em utilizar os produtos adequados no piso

Podemos encontrar produto para piso de madeira em uma infinidade de possibilidades e alguns deles, são realmente eficazes para manter a vida-útil do material.

Mas, tome cuidado e não utilize produtos quaisquer, sem antes ter certeza de que são próprios para madeira.

Por exemplo, produtos que você utiliza em pisos frios não podem ser usados para higienizar a madeira, porque a composição química desses produtos, pode causar danos às fibras desse material.

A utilização de produtos errados pode acarretar em danos permanentes no produto como:

  • Manchas;
  • Descoloração;
  • Arranhões;
  • Opacidade;
  • Fungos e bactérias;
  • Desgaste e diminuição da vida-útil.

Produtos que contenham silicone em sua fórmula, também devem ser evitados, ele forma uma pequena camada sobre a madeira que, além de manchas, causa dificuldade para a limpeza apropriada nas vezes seguintes.

Para os tacos de madeira, o mais indicado é simplesmente água e detergente neutro. Em seguida, secar rapidamente, evitando que a madeira absorva quantidade desnecessária de água, o que pode causar o inchamento do material.

Uma dica caseira, é colocar uma xícara de vinagre em um balde de água e fazer o processo de limpeza – o vinagre previne o aparecimento de manchas e a proliferação de bactérias.

As ceras são utilizadas para os detalhes e devem ser usadas com parcimônia. Após liberação do fabricante, pois nem todos os pisos de madeira podem entrar em contato com esse produto.

E quando a manutenção se faz necessária?

Se o seu piso ou deck de madeira não têm mais solução e a manutenção deles não surtem mais efeito, nem tudo está perdido.

Trocar todo o piso, muitas vezes, é uma solução bastante cara e por vezes desnecessária, existem diversas empresas especializadas na reparação e revitalização dos pisos de madeira.

Principalmente, para os tacos internos e de áreas externas próximas de piscinas ou jardins. O trabalho começa com a averiguação dos danos.

Em seguida, a solução para a reconstituição da madeira: primeiro inicia-se o processo de lixamento de toda a área do ambiente.

Retirando a parte superficial da madeira, é possível entender melhor os danos e eliminar manchas e arranhões superficiais da superfície.

A reforma piso de madeira começa efetivamente substituindo as madeiras danificadas e verificando o nivelamento e a fixação do piso.

Os danos mais profundos, como buracos e cabeças de pregos, podem ser removidos ou tampados, através de produtos específicos à base de massa acrílica.

Por último, vem o acabamento, normalmente, aplica-se uma resina especial, que possui efeito semelhante ao verniz, porém, por ser à base de água, sua secagem é mais rápida e seu odor menos proeminente.

Saiba mais sobre os pisos de madeira

Para os decks de madeira, utiliza-se um produto diferente: o Stain. O produto penetra nas fibras da madeira, garantindo maior durabilidade em ambiente externo, mantendo seu brilho e evitando proliferação de fungos e bactérias.

Outra solução um pouco mais em conta do que os tacos de madeira, é própria para aplicação interna em residências é o piso laminado.

Mas, afinal de contas, o que é piso laminado? Existem basicamente dois tipos de pisos laminados, eles são:

Piso laminado de madeira

É um piso constituído de lâminas de madeira com, em média, 7 mm de espessura, com largura e comprimento variados.

São compostos por lâminas, revestidas com verniz de última geração, que garantem sua maior durabilidade e resistência, se utilizado corretamente, normalmente instalado em residências e locais com pouco tráfego de pessoas.

Pisos laminados de alto tráfego

Têm como principal característica, a sua resistência ao desgaste e à riscos, por isso, é ideal para escritórios e ambientes com alto tráfego de pessoas ou produtos de grande porte.

O piso laminado valor tem um custo benefício maior do que os tacos de madeira, por conta de sua vida-útil e conservação.

Dependendo de sua região ou loja de preferência, são possíveis encontrar modelos bonitos e de qualidade a partir de trinta reais o metro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *