Como escolher a melhor persiana para sua casa?

A persiana é um artigo decorativo utilizado em janelas e portas na parte interna dos recintos para a entrada total ou parcialmente da iluminação quando desejado.

Podem também servir como proteção térmica, bloqueando a entrada de calor ou ajudando a mantê-lo em dias frios.

Em todo caso, elas reduzem a luz em grau variado, dependendo do estilo e design do modelo.

Podem ser manuais ou motorizadas, o que permite a sua automatização. Independente do modelo as persianas dão um estilo único à decoração das nossas casas, como é o caso da persiana romana.

Esse modelo de persiana é sofisticado e em sua maioria possui cores em tons pastéis valorizando assim uma decoração mais rústica.

Normalmente não possuem nenhuma estampa e podem utilizar tecido mais escuro ou transparência.

Elas possuem grandes dobradiças horizontais, o que dá maior sutileza ao produto

Quando fechada, forma listras horizontais nos painéis que dão um charme todo especial para o ambiente.

São ótimas opções para quartos e salas e podem ser confeccionadas também em bambu, que apresenta diferentes tipos de texturas naturais com ótimo acabamento.

Outro tipo muito interessante é o modelo de persiana double vision, elas são modernas e sofisticadas, e se tornam cada vez mais populares, sendo utilizadas em diversos projetos, tanto pelo efeito quanto pelo design.

Ela utiliza tecido sobreposto que forma listras horizontais criando, permitindo a visualização da área sem necessitar da abertura total.

Elas podem ser ajustadas de acordo com a iluminação, e são consideradas um modelo inovador por muitos especialistas.

Os tecidos se alinham e desalinham unidos por um trilho superior mantendo a privacidade dentro de casa.

Existem também os modelos que trabalham com duas faixas de tecido, é o caso da persiana rolo double vision. Os tecidos são afixados criando faixas horizontais intercaladas entre tecido e tela.

Elas têm a mesma maneira de acionamento da persiana rolo, mas apresentam dois tecidos girando em sentidos opostos no tubo, simultaneamente; já o tradicional possui apenas um.

Como vantagens elas disponibilizam menor distância entre os tecidos, que permite o uso de texturas e cores diferentes.

Existem diversos tipos e modelos de persiana ideais para decorar sua casa

Não é uma tarefa fácil escolher uma cortina para compor a decoração de nossas casas, para fazer a escolha certa é necessário um certo conhecimento.

Essa escolha acontece normalmente ao fim do projeto, para dar o toque final no conceito da decoração.

Uma escolha errada pode destruir a harmonia do espaço, além disso elas fazem o controle da luminosidade protegendo móveis e objetos da ação dos raios solares.

Sendo assim, as persianas são as opções mais práticas e versátil, pois se encaixam em diversos projetos.

A escolha do modelo deve ser feita avaliando se ele se adapta ao espaço em harmonia com a decoração do ambiente. Conheça agora os modelos mais populares:

  • Painel: que se desloca lateralmente, são indicados para janelas muito largas já que o tecido fica sobreposto um sobre o outro e não deixam frestas quando o painel está fechado;
  • Romana: seus módulos de tecido são estruturados com varetas que se recolhem em gomos formando um volume na parte superior;
  • Persiana rolo: é recolhida para cima deixando à vista o exterior, são muito comuns em varandas onde são usadas com tela solar;
  • Silhouete: combina o tecido com a funcionalidade da persiana, as lâminas horizontais parecem flutuar entre duas telas transparentes que podem ser inclinadas para controlar a entrada de luz;
  • Plissada: ocupam pouco espaço quando recolhidas e são ideais para a instalação dentro de vãos;
  • Celular: utiliza tecido em forma de colmeias que criam colchões de ar entre as células, permitindo maior isolamento acústico e térmico.

Como manter as persianas sempre bonitas e limpas evitando manutenções?

Tanto as cortinas para sala quanto uma persiana, precisam de um certo cuidado para garantir que atendam às funções para que são destinadas.

Atualmente existem cortinas com tratamento antiestático que inibem o acúmulo de poeira, facilitando assim a sua manutenção e limpeza.

É recomendado passar um aspirador de pó ou espanador pelo menos uma vez na semana para manter seu aspecto original.

De qualquer maneira, é interessante pelo menos uma vez ao ano chamar uma equipe especializada para realizar a limpeza e a manutenção preventiva.

Principalmente para os modelos automatizados que são utilizados motores e circuitos para realizar a operação.

Tanto manuais quanto automáticas, a escolha do modelo certo de persiana para sua casa, valoriza o ambiente e cria um clima ideal controlando a intensidade de iluminação e proporcionando privacidade aos ambientes.