Conheça 5 tecnologias que podem revolucionar sua construção

Vejam alguns elementos novos que podem trazer diversos benefícios se incorporados em sua construção. Confira a partir dos demais passos do texto.

A tecnologia veio para revolucionar o mundo. Ela tem sido aplicada e diversas áreas com o intuito de trazer praticidade, agilidade e, até mesmo, sustentabilidade.

Na construção civil não é diferente, temos sido apresentados a uma diversidade de itens que têm sido desenvolvidos para que possamos fazer um obra de melhor qualidade e sustentável.

No texto a seguir, vamos lhe mostrar algumas dessas tecnologias para revolucionar sua construção. Siga lendo e confira quais são:

1. O concreto sustentável

Basicamente, o concreto sustentavel é um tipo específico de concreto, que faz uso de uma quantidade grande de diversos materiais e compostos que foram reaproveitados, de certa forma, como pneus e sílica de casca de arroz.

O modelo sustentável, em questão, trabalha por substituir itens como pedra, cimento, areia e água, utilizados, essencialmente, no bloco de concreto tradicional, por outros materiais, recicláveis ou naturais.

Por exemplo, a areia é substituída quase por completo por areia de fundição, esta que é feita de escória. Tudo isso reduz o consumo de água.

O concreto sustentável traz diversos benefícios a quem o adquire.

O principal deles é para aqueles que têm a preocupação com o meio ambiente, já que este extingue o descarte de rejeitos na natureza, como a escória. Esse tipo de resíduo pode contaminar áreas fluviais, lençóis freáticos e também o solo.

Além dos benefícios ecológicos, eles também trazem a vantagem de terem um baixo custo de produção, principalmente se compararmos aos tradicionais. Esse baixo custo vem pela facilidade de se encontrar as matérias-primas para confeccioná-lo.

Esses materiais não possuem outros fins estabelecidos, já que não podem ser utilizados em outras funções da maneira em que se encontram. Tudo isso traz à empresa o benefício de não precisar descartar esses elementos na natureza.

2. Os tijolos ecológicos

Para produzir um tijolo tradicional são necessários alguns processos, que são considerados danosos à natureza.

Existe, primeiramente, a extração de argila dos mananciais, isso faz com que ocorram desmatamentos em áreas florestais para se obter a lenha, entre outras coisas, como a emissão de gases nocivos ao ambiente.

Após o processo de retirada e de industrialização da argila, o tijolo é queimado em fornos, que tem como combustível base a madeira.

Ao contrário do tradicional tijolo de construção, os modelos de tijolos ecologicos apenas utilizam o solo, o cimento e a umidade para ser produzido.

Sua confecção não intensifica a degradação ambiental, pois não necessita de materiais como a argila, que para sua extração, acabam degradando o ambiente.

O processo de endurecimento dele se dá pelo método de molhar, também chamado cura. Esse processo devolve a natureza o que foi utilizado de água pelo método da posterior evaporação desta.

Ele elimina o processo de queima, que utiliza madeira como combustível, e evita que diversos tipos de tóxicos sejam emitidos na atmosfera.

São os benefícios dos tijolos ecológicos:

  • Não destrói mananciais;

  • Emissão de gases tóxicos zero;

  • Preserva as florestas;

  • Construções lindas, econômicas e sustentáveis.

3. Painel solar

O fator energia é outro a se considerar. A energia elétrica tende a cada vez aumentar em seu valor de consumo e por isso, cada vez mais, as pessoas aderindo a energia solar.

O painel solar é um conjunto de células solares fotovoltaicas, que desempenham a conversão da luz do sol em energia elétrica.

Eles tendem a ser bem resistentes e oferecem uma boa autonomia ou auxílio ao uso de energia elétrica no domicílio. Vale a pena testar!

4. Contrapiso autonivelante

Esse é um dos sistemas construtivos mais interessantes. Ele consiste de uma argamassa e uma base de cimento com fluidez que permita a auto-regularização. Sendo assim, cria-se superfícies resistentes, planas e também com um acabamento bom.

Traz o benefício da agilidade da aplicação do contrapiso, sendo utilizado cerca de 24 horas. Isso resulta em rapidez na confecção de sua obra.

5. Tijolos inteligentes

Os tijolos inteligentes são elementos interessantes. Eles se assemelham a peças de Lego, tendo encaixes e pinos que se encaixam uns nos outros.

Para garantir que haja uma boa resistência e equilíbrio, sem que seja necessário o uso de argamassas, os tijolos inteligentes tem um auxilio de uma fita com alto desempenho adesivo.

Os desenvolvedores do material tem o objetivo de trazer resistência, eficiência térmica e também um baixo custo.

A tecnologia sempre está para nos auxiliar. Seja para ajudar na conservação do meio ambiente ou mesmo para deixar nosso trabalho mais ágil, esse material podem representar uma grande revolução em sua obra. Vale a pena testá-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *