Sabe qual é a melhor porta para a sua casa?

As portas não são apenas materiais para o fechamento de ambientes, mas também devem combinar com a decoração. Simples ou sofisticadas, de abrir ou correr, com uma ou mais folhas, elas têm várias funções em uma edificação, que vão da decoração à segurança.

Em alguns casos, também é possível requisitar por um kit porta de correr. O conjunto de peças poderá fazer com que todas as suas necessidades estruturais deste contexto sejam supridas.

Além da região, clima e local, na hora de optar por uma porta é ideal avaliar aspectos como luminosidade, divisão de cômodos, conforto termoacústico e privacidade, sempre dando preferência à qualidade e durabilidade do material.

A diversidade de portas no mercado atende a todos os projetos arquitetônicos possíveis. Para cada propósito há um tipo mais adequado, unindo funcionalidade, beleza e proteção.

A decoração de uma casa não se limita somente a cortinas, móveis e quadros. As portas (como a porta de ferro de correr) são um componente significativo na tomada de decisão por um ambiente bem decorado. Elas dão cor e personalidade ao ambiente, e merecem tanta atenção na escolha quanto qualquer outro elemento decorativo.

Portas são elementos úteis, elas separam ambientes, protegem contra ameaças externas e podem apresentar um design interessante. Três fatores são essenciais para se escolher a porta certa: o estilo da porta e como ela se encaixa no ambiente, a resistência do material e a qualidade dos componentes intrínsecos.

Tendo em vista esses três fatores, torna-se mais fácil a escolha de uma porta que se adeque perfeitamente ao ambiente em perspectiva, e, ainda, ela oferecerá mais segurança e privacidade para os usuários.

Tipos de portas

As portas podem ser de abertura simples, pivotantes, de correr, madeira, balcão, camarão ou sanfonadas. Para a parte interna da casa, as portas de madeira, ao lado da porta de rolo, são ideais. Áreas de serviço, garagens e áreas externas, por sua vez, precisam de portas produzidas com materiais mais resistentes, como alumínio, ferro, PVC, entre outros.

As portas sanfonadas ou do tipo camarão são mais apropriadas para locais reduzidos. As portas do tipo balcão são adequadas para permitir acesso a áreas externas, como terraços e jardins, e elas otimizam a ventilação e iluminação.

10 ótimas dicas para te ajudar a escolher a porta ideal para a sua casa

As portas são verdadeiros cartões de visita das casas. Se forem bem escolhidas, podem incrementar na decoração. A arquiteta Gleice Cantero oferece 10 dicas para quem não quer errar na escolha da porta para o ambiente:

1. As opções de madeira e os móveis não precisam ser necessariamente do mesmo tom, mas devem combinar. O mesmo acontece para com a porta de correr de ferro 1 folha;

2. As portas de estilo pivotantes são indicadas para ambientes grandes, porque necessitam de espaço. Só a distância de onde giram até o batente varia de 5 a 10 cm;

3. Em apartamentos em que a porta de entrada deve ser branca, por exemplo, e o morador gostaria que fosse diferente, a solução é revesti-la do lado de dentro com o material que mais combinar com a decoração;

4. Se o local dispõe de pisos e móveis de madeira, opte por uma porta pintada ou revestida com fórmica em tons claros, como branco e cru;

Confira outros pontos de destaque

5. Portas de vidro e fórmica são as mais fáceis de limpar. Por outro lado, a porta de correr para sala é extremamente funcional e moderna;

6. Quem quiser optar por uma peça de cor chamativa, seja ela pintada ou de fórmica, deve apostar em um ambiente mais clean para fugir do aspecto cansativo;

7. Portas de alumínio são bem-vindas na parte externa da casa e nas áreas com muita utilização de água, como banheiro e lavanderia. Por outro lado, a porta de rolo preço baixo também é considerada de acordo com o seu custo-benefício otimizado;

8. A porta de entrada pode ser distinta das outras presentes na casa. Mas é interessante que as outras sigam um padrão;

9. As peças a favor de espaços pequenos são as de correr (não ocupam espaço de circulação), com espelho (conferem aspecto maior aos ambientes) e as que levam vidro ou acrílico (proporcionam leveza).

10. Esqueça adesivos e pôsteres nas portas, pelos quais são muito comuns em quartos de adolescentes. Os substitua por imagens ou fotos impressas diretamente nelas. Uma forma de conseguir de driblar a possibilidade de erros é usar essas alternativas em portas do armário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *