Saiba conservar melhor ambientes de trabalho

O ambiente de trabalho influencia diretamente na produtividade da equipe e existe uma série de normas que regulamentam como ele deve ser. É necessário que haja um cuidado constante.

Neste artigo, você vai entender qual é a melhor forma de conservar esse ambiente e quais são os serviços que você deve contratar para tal.

Manutenção predial

Não basta construir um prédio funcional e seguro seguindo todas as regras estabelecidas e adquirir todo o equipamento necessário. É preciso que o local esteja sempre limpo e bem conservado e, para isso, contratar serviços gerais é indispensável.

Existem muitas empresas no mercado especializadas na manutenção predial, com profissionais bem capacitados e todo o material necessário para realizar esse serviço corretamente. Isso garante não apenas o bem estar da equipe, mas também valoriza os ativos da empresa, gerando uma economia a longo prazo. Mas, afinal, em que consiste essa manutenção?

Sem dúvidas, quando se fala de terceirização de serviços para prédios, os destaques são os Serviços de Portaria e Limpeza. O que motiva a terceirização é o aumento da qualidade do serviço com redução dos gastos, além da grande redução na carga de trabalho administrativo.

Afinal, é responsabilidade da empresa terceirizada cuidar da contratação e demissão de funcionários, de seus uniformes, seus treinamentos e muitos outros detalhes que levam tempo e recursos.

A limpeza se enquadra como um dos principais serviços de manutenção predial. Entretanto, não existe apenas um tipo de limpeza. Há a limpeza diária, que pode ou não ser terceirizada, que consiste em lavar o chão, os móveis e outros serviços rotineiros.

Mas também existe a limpeza do prédio em si de sua fachada. Nesse caso, o serviço pode envolver trabalho em altura e só pode ser terceirizado.

A Limpeza Predial da parte externa do prédio não precisa ser feita com uma alta frequência, entretanto, se as paredes começam a acumular sujeira, ficam amareladas e, enfim, quando as sujidades prejudicam a estética do prédio é crucial contratar esse tipo de serviço.

Um dos métodos mais comuns nesse mercado é o jateamento hidráulico. Como o nome indica, utiliza-se jatos de água pressurizada para fazer a limpeza da fachada.

Em alguns casos, quando a limpeza tem o objetivo de preparar o prédio para uma pintura, pode-se usar o método de jateamento abrasivo. Nesse caso, ao invés de água é utilizado areia. É uma alternativa para quando se deseja remover restos da tinta antiga.

Manutenção de ar condicionado

Muitos não sabem, mas a manutenção de ar condicionado é muito importante e não pode ser neglicenciada. Quando a limpeza do aparelho não acontece regularmente ele se torna um perigo para a saúde de quem frequenta o lugar. Recentemente, tornou-se uma obrigação legal fazer a manutenção adequada desses aparelhos.

Isso acontece porque o ar condicionado pode acumular as partículas presentes no ar, o que inclui poluição, poeira e, o mais perigoso, fungos e bactérias. Um filtro de ar condicionado sujo pode acabar resultando nas seguintes complicações de saúde:

  • Crises de sinusite;
  • Crises de rinite;
  • Crises de asma;
  • Crises de bronquite;
  • Pneumonia de hipersensibilidade;
  • Pneumonia de Legionário.

Como é possível perceber, a situação é séria e pode evoluir para quadros mais graves, sobretudo com aqueles que trabalham num ambiente com ar condicionado o dia inteiro todos os dias. A recomendação é fazer a Higienização de ar condicionado split mensalmente ou de acordo com as especificações do fabricante.

Mais do que apenas a limpeza do filtro, é preciso que você esteja atento aos sinais de que o seu ar condicionado apresenta problemas técnicos. Um consumo de energia maior que o normal, água pingando, mau cheiro ou excesso de ruído são fortes indicadores de que o seu ar condicionado precisa de manutenção.

É  importante, também, estar sempre atento quanto à temperatura. Se você precisa selecionar uma temperatura mais baixa que a que sempre precisou para deixar o ambiente agradável, seu aparelho pode estar com problemas de funcionamento. A vistoria e limpeza frequentes evitam esse tipo de problema.

Em conclusão, a limpeza é muito mais importante do que se imagina em um ambiente empresarial. Ela faz parte da comunicação visual da empresa, deixando a fachada bonita e impede problemas de saúde, como o exemplo do ar condicionado deixa claro.

Nunca se deve encarar os cuidados de conservação como despesas, pois eles são cruciais para o bom desempenho da companhia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *