Serviços comuns realizados com caminhões para você

A greve dos caminhoneiros, que aconteceu em maio de 2018, evidenciou a dependência que diversos setores do país têm em relação a estes profissionais.

Afinal, durante os dias de paralisação, diversos serviços, bem como o fornecimento de diversos produtos, ficaram severamente comprometidos – como no caso do combustível, que foi o mais emblemático.

Entretanto, a serventia de tais veículos não se limita ao fornecimento de mercadorias para o comércio: eles também são essenciais no cotidiano da população em geral, realizando uma série de tarefas.

Confira, a seguir, alguns serviços prestados por eles:

 

Transporte de fluidos

Em regiões como o sertão nordestino, onde certas zonas podem ficar anos a fio esperando por uma gota de chuva, o caminhão pipa é fundamental para a vida da população.

É comum que o poder público local (prefeituras e governos estaduais) os utilizem para levar água às cidades mais castigadas pela seca.

O que nem todos sabem é que este veículo pode ser utilizado para transportar muitos outros fluidos além deste, como:

  • Combustíveis;

  • Fertilizantes;

  • Solventes industriais;

  • Produtos químicos em geral.

 

Apesar desta versatilidade, nem todos os veículos são apropriados para transportar todos os tipos de fluido. Um tanque pipa normalmente usado para movimentar água, por exemplo, jamais deve ser preenchido com solventes industriais, pois o líquido pode contaminar a água, tornando-a imprópria para o consumo.

Da mesma maneira, o transporte de ácidos e produtos corrosivos, em geral, merece atenção redobrada, pois o compartimento onde o líquido é depositado precisa ter uma estrutura reforçada.

Afinal, em caso de vazamentos durante o percurso na estrada, as consequências podem ser desastrosas.

Entretanto, independentemente do modelo, é preciso investir em manutenções preventivas periódicas, de modo a verificar se os componentes do veículo estão funcionando da maneira adequada.

Os freios, por sua vez, merecem um cuidado especial: como o líquido torna o caminhão mais pesado, o tempo de frenagem aumenta. Isso significa que qualquer falha pode causar um acidente.

 

Içamento de cargas

O içamento de itens volumosos, como vigas metálicas, é algo de rotina em projetos de engenharia civil de grande porte. Isso, porém, não o torna simples, pois é preciso que o procedimento seja feito com cuidado, e com um equipamento adequado.

A opção tradicional para a realização desse tipo de trabalho é o guindaste. O problema é que é um item de grande porte, o que limita seu uso em espaços reduzidos.

Da mesma maneira, isso faz com que seus movimentos não sejam ágeis o suficiente, tornando a tarefa de mover cargas mais demorada.

Felizmente, há uma alternativa: usar um caminhão munck. Trata-se de um veículo adaptado, que conta com um equipamento de içamento na caçamba.

Desta maneira, ele pode ser usado até mesmo em áreas reduzidas, e se movimenta de maneira mais ágil. Consequentemente, ele é mais versátil, sendo adequado para mais tipos de projetos.

A outra boa notícia é que não é difícil encontrar uma empresa que faça a locação deste equipamento. Normalmente, os estabelecimentos que trabalham com o aluguel de caminhão munck em SP são os mesmos que locam guindastes e outros itens para construção civil.

 

Guincho e reboque de veículos

Um veículo trafega tranquilamente pela rua, até que em um minuto para o outro, simplesmente para de funcionar. Todas as pessoas que dirigem em seu cotidiano podem passar por esta mesma situação.

Neste momento, quem se responsabiliza por salvar o dia é outro veículo: o guincho. Trata-se de um caminhão adaptado para içar a transportar veículos que estejam com problemas de funcionamento até a oficina mecânica mais próxima.

Trata-se de um serviço tão popular que boa parte das empresas de seguros o oferecem aos clientes que contratam o seu serviço. Entretanto, quem não tem um veículo segurado também pode precisar dele.

Portanto, ter o contato de um guincho em Osasco ou outra cidade próxima em caso de pane é essencial. A boa notícia é que a tecnologia já chegou a este segmento: existem aplicativos, semelhantes aos de caronas, que conectam pessoas que precisam do serviço.

Por meio da plataforma, ambas as partes acordam um preço e fazem a transação respectiva. Em seguida, o proprietário do caminhão encontra o cliente no ponto combinado e leva o veículo até a oficina mecânica de sua preferência e confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *