Tudo o que você precisa saber sobre concreto

Que o conceito de resistência sempre foi muito marcante, em todas as demandas que envolvem a utilização do concreto, você já deve saber.

O que você talvez nem imagine, no entanto, é que, atualmente, o concreto pode ser encontrado em diferentes formas e composições.

Cada uma delas, inclusive, é responsável por gerar um benefício estrutural específico às construções em que são aplicadas.

Em reformas ou construções “do zero” de grande, pequeno ou médio porte, é possível utilizar, por exemplo, bloquetes, pedras rígidas e outros formatos de concretos.

Este artigo, inclusive, trará justamente algumas características básicas de cada uma dessas formas, para que você, ao construir ou reformar seu espaço, compreenda em que aspecto a estrutura pode contribuir com a qualidade do ambiente, se tratando de resistência, versatilidade e funcionalidade.

Todas essas condições, são primordiais para que a sua obra, como um todo, ganhe durabilidade e vida útil estendida.

Atrelado a tudo isso, todos materiais de concretos utilizados atualmente, também se condicionam por serem rígidos.

Uma vez liso, o material produzido com concreto oferece praticidade para que os usuários possam realizar aplicações em diversas obras – sejam elas voltadas aos ramos comerciais, industriais ou residenciais.

Por conta das razões e informações acima citadas – e para que o seu conhecimento a respeito de todas as aplicações, que envolvem as estruturas de concretos seja completo – listamos alguns modelos de estruturas produzidas em concreto para aplicações em estruturas diferentes:

  • Bloquetes de concretos;
  • Concretos celulares;
  • Formas de concretos;
  • Concreto usinado;
  • entre outros modelos.

Os bloquetes de concreto devem se integrar perfeitamente em sua construção

O bloquete de concreto, nada mais é do que a formação de blocos pré-moldados, disponíveis em modelos de formatos e tamanhos diferentes.

Na pavimentação de estradas e ruas, como um todo, a estrutura é uma das que oferece um dos maiores índices de resistência. Além disso, o material também é extensamente útil em gramas intercaladas.

Nestes casos, o bloco de concreto também é conhecido como concregrama, sendo aplicado em ambientes comerciais e residenciais, permitindo que os usuários e objetos não tenham contato direto com a grama, contribuindo com a vida útil de jardins.

Ao ser antiderrapante e absolutamente permeável, o bloquete ainda possui uma aquisição de baixo custo. Isto é, poucos materiais ligados ao setor da construção civil, como um todo, oferecem um custo-benefício como essas estruturas.

Além disso, os bloquetes são de simples e facilitada remoção, a partir do momento em que a necessidade de uma manutenção no espaço se faz necessária.

Isto é, a estrutura composta pelos bloquetes não precisa ser destruída para que as reformas e construções realizadas no espaço, sejam executadas com sucesso; de forma segura e completa.

É também por conta disso que, em estacionamentos e demais espaços e locais desse tipo, os bloquetes têm sido cada vez mais requisitados.

Ao unir versatilidade, funcionalidade e resistência, os materiais são recomendados, se tratando do positivo efeito estético proposto por suas peças.

O que são concretos celulares?

O concreto celular pode ser definido como um tipo de peça que possui baixa densidade. Não somente isso mas, os concretos chamados de “celulares” também podem receber perlita, vermiculita e argila expandida em suas composições, além de cinzas volantes.

Além disso, também é convencional que esses materiais sejam muito utilizados, devido ao peso reduzido, quando em comparação aos outros moldes estruturais desse tipo.

Por último, a alta capacidade de isolamento acústico e térmico, faz com que a requisição por esse tipo de estrutura seja cada vez maior nos pequenos, médios ou grandes centros construtivos.

As formas de concretos podem ser observadas de duas diferentes formas

Basicamente, as formas para concreto podem ser utilizadas para atender necessidades de diferentes maneiras.

A primeira delas, está relacionada ao fato de que as estruturas são resistentes e dinâmicas o suficiente para suportarem pesos diferentes, devido a rígida composição estrutural.

Outra vantagem, se dá por meio dos diferentes formatos a que a peça pode ser disponibilizada e aplicada no campo prático.

Isto é, algumas obras necessitam de concretos retangulares (outros, circulares ou hexagonais) e, por meio disso, é possível que os artefatos de concreto sejam utilizados para compor a decoração e arquitetura de espaços diferentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *