Tudo o que você precisa saber sobre energia solar

Sabemos que no meio de tantas fontes de energia, o Sol se tornou uma de grande importância no nosso meio social. A energia solar, como o próprio nome já sugere, é a energia advinda da luz e do calor do Sol.

Ela é utilizada por diferentes tecnologias. Dentre elas: o aquecimento solar, energia solar fotovoltaica, energia heliotérmica e arquitetura solar.

Entre essas tecnologias, o sistema da energia solar fotovoltaica é muito comum na utilização para as instalações residenciais, comerciais e industriais.

Esse termo “energia fotovoltaica” representa o mesmo que “energia elétrica”. Apresentaremos um breve passo a passo. de como funciona esse sistema.

Primeiramente, os painéis solares estarão interligados uns aos outros e ainda ligados ao inversor solar. Ao captarem a luz e o calor do Sol, enviarão essa energia para o inversor.

Que vai converter essa energia solar, em energia elétrica e já poderá ser usada para o consumo de aparelhos domésticos elétricos.

Depois, a energia vai para o quadro de distribuição presente na sua casa, dali sendo distribuída para todo o local.

Com isso, o excesso da energia que vem da distribuidora retorna, gerando créditos para o consumidor. Por ser um tipo de energia que só precisa do Sol, é considerada uma fonte inesgotável.

É uma energia que tem um potencial incrível, quando comparada aos outros meios, principalmente quando colocada lado a lado com fontes finitas. É também, juntamente com a energia eólica, uma das energias limpas que mais crescem.

Mas, como a energia solar funciona?

Bom, a energia solar é captada por meio da placa de energia solar, que tem como finalidade a captação da energia luminosa.

Para transformá-la em energia térmica ou elétrica. Esse tipo de produção de energia, tem suas vantagens e desvantagens, que serão apresentadas a seguir:

Vantagens:

É uma energia renovável, inesgotável e limpa;

O sol é uma fonte gratuita, sendo considerada barata por isso;

Desperta o interesse de muitos pesquisadores, o que pode baratear a energia, pois quanto mais pesquisas e mais investimentos, mais barata ela se torna;

Usinas solares que utilizam a energia heliotérmica, são capazes de armazenar a energia que não foi utilizada e guardá-la para quando for necessário;

Há a possibilidade de regiões mais distantes e isoladas receberem a instalação de painéis fotovoltaicos;

Baixa exigência com manutenção.

Desvantagens:

Painéis solares com alto custo;

Necessidade de instalação em áreas que recebem muita insolação;

Exigência de muita matéria-prima na fabricação dos equipamentos.

Por causa das vantagens oferecidas por essa fonte, a energia solar já tem sido procurada para ser instalada como energia solar residencial. Embora o consumidor não tenha muita noção dos gastos, que terá na instalação dos aparelhos.

Na busca por contas de luz mais baratas, o cliente, muitas vezes, vai a uma empresa de placas de energia solar para fazer um orçamento e saber os custos que vai ter ou o que precisará gastar.

Inicialmente, é preciso apenas que haja um lugar para instalação, um bom telhado. Diferentemente da energia eólica, a solar é mais fácil de instalar.

E por isso, vem sendo mais aplicada nas residências, o que faz com que os preços desses geradores solares venham caindo por causa da procura.

Quanto custa a instalação?

Mas, e quanto a energia solar preço? Bom, o sistema que é instalado nas casas é o sistema solar fotovoltaico, que é como são conhecidos os geradores.

Esse kit do sistema fotovoltaico, é composto por um painel solar residencial, inversor e mais alguns outros equipamentos necessários, para transformar a energia solar em elétrica.

Esse é um dos maiores custos que você terá para essa instalação, pois há o preço para que ela seja feita, além do valor das peças.

Isso sem contar com as placas. Ou seja, energia solar preço tem um custo que envolve as peças e os serviços necessários.

Além disso, ainda é uma tecnologia que pouquíssimas pessoas têm acesso, sendo acessível a uma pequena camada da população.

E se você quiser fazer a instalação? Bom, a mais viável das situações é que você faça um orçamento juntamente com alguma empresa.

Para saber o quanto será gasto com a placa de energia solar, o processo de montagem do projeto, engenheiros, técnicos e mão de obra.

É preciso que tudo seja devidamente cotado, para que a instalação seja satisfatória não só quanto a qualidade das placas do projeto, mas também, ao tratarmos a questão financeira desta energia no âmbito residencial.

A instalação de todo o sistema das placas solares, pode fazer a diferença não só na sua conta, mas no meio ambiental também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *