Veja como acontecem projetos e obras em construtoras?

Existe uma grande variedade de máquinas, ferramentas e dispositivos que são utilizados diariamente na construção civil não só para gerar resultados mais ágeis como também mais seguros e eficazes.

Nesse contexto, é importante ressaltar o desempenho de alguns exemplares sem os quais seria impossível manter o ritmo de produtividade atual que é encontrado em muitos canteiros de obras por todo o mundo.

No artigo a seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre alguns itens e entender como seu funcionamento contribui para o cotidiano das construções.

Estacas-raiz

Com trabalho de fuste em elevada tensão, a Estaca raiz é o primeiro exemplo que temos destacar.

Essa estaca é argamassada através de um processo de preenchimento in loco e tem como uma de suas principais características seu emprego em revestimentos, já que essa máquina é capaz de alcançar comprimentos maiores em rochas ou, até mesmo, no solo.

Desse modo, essas estacas são utilizadas para tarefas em locais de acesso mais dificultado, sendo que ela pode variar de pequeno a médio porte, conforme o tipo de demanda do canteiro.

Por não produzirem vibrações durante a atividade, elas podem ser encontradas em diversos tipos de situações em obras distintas.

Com o uso do chamado martelo hidráulico, ainda, é possível atravessar estruturas como blocos de concreto e matacões.

Isso sem falar que elas também podem ser embutidas em rochas até a profundidade desejada. O tamanho da máquina utilizada varia de acordo com as condições do solo ou do material a ser perfurado.

Entre suas principais vantagens, podemos destacar:

  • Ausência de vibração durante execução;
  • Ausência de descompressão do terreno;
  • Acesso a espaços limitados;
  • Utilização em diferentes perfis geológicos.

Grampeamento do solo

Cortes maciços em terra precisam ser devidamente contidos dentro do canteiro de obras, motivo pelo qual a aplicação do grampeamento do solo é essencial para o setor da construção civil.

Seja de forma temporária ou permanente, esse sistema é capaz de estabilizar taludes de corte utilizando, principalmente, chumbadores, concreto projetado e drenagens.

Sua execução é rápida e, quando comparado ao custo de outros tipos de tecnologia voltados para a mesma aplicação, o valor para a realização desse processo também pode ser considerado atrativa.

Essa contenção que gera o Solo grampeado é muito importante e pode ser garantida graças aos chumbadores sub-horizontais, que, por meio de sua ancoragem atuam passivamente e podem ser introduzidos em maciços, de modo a serem fixados posteriormente com calda de cimento.

Alguns dos aspectos que devem ser ressaltados com relação a esse item são:

  • Chumbadores;
  • Perfuração;
  • Injeção;
  • Drenagem;
  • Armação metálica;
  • Concreto projetado.

Referente a esse último item, vale lembrar que a projeção do concreto deve ser feita com um material preparado a seco e sob a adição de água junto ao bico.

Muros de arrimos

Outro item que não pode ser deixado de lado quando o assunto é a otimização da construção civil é o muro feito de blocos com a finalidade de oferecer estabilidade a encostas de edificações, sejam elas em:

  • Áreas urbanas;
  • Pontes;
  • Estradas;
  • Vias em geral.

O chamado muro de arrimo possui, portanto, um papel fundamental na sustentação de construções diversas. Ele pode ser feito de paredes verticais ou quase verticais, o que varia conforme a demanda, e seu apoio pode ser feito tanto em fundações rasas quanto profundas.

Eles são classificados como muros de gravidade (ou muros de peso), muros de concreto armado e muros de concreto protendido.

Cada tipo oferece uma série de vantagens específicas que podem ser utilizadas de acordo com as demandas de cada canteiro e em cada tipo de projeto.

Perfuratrizes

Quando há uma demanda por perfurações em terrenos ou rochas, o uso da perfuratriz de solo é indispensável, pois ela consegue criar buracos em tamanhos precisamente específicos de acordo com as determinações pré-elaboradas do projeto.

Existem diferentes tipos de perfuratrizes e podemos destacar, dentre os mais recorrentes, a perfuratriz percussiva, a perfuratriz rotativa e, por fim, a perfuratriz percussiva-rotativa. Já com relação aos tipos de avanço, podemos ressaltar os avanços pneumático, parafuso e corrente.

Serviço especializado e de qualidade

Para que os canteiros de obra se tornem verdadeiramente mais agilizados e eficientes a cada dia, não basta apenas obter os melhores equipamentos e contar com a mão de obra mais especializada do mercado. Isso terá um profundo impacto, é claro, mas a gestão de projetos é outro aspecto determinante para o sucesso final das construções.

Desse modo, vale a pena contar com os serviços de Empresas de gerenciamento de projetos e obras reconhecidas no mercado e que possuam um bom histórico de satisfação por parte de seus clientes anteriores.

Todas essas medidas vão contribuir para que a construção seja, além de mais prática e objetiva, muito mais segura. Vale lembrar que é obrigatórios utilizar os devidos equipamentos de segurança em todas as atividades que demandam proteção especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *