6 tópicos que não podem faltar no seu briefing de projeto

Um projeto de arquitetura sempre deve refletir os desejos e expectativas do cliente acerca do resultado final que será entregue. Mas para garantir que você está entregando o projeto dos sonhos para o seu cliente, é preciso coletar todas as informações necessárias. Essa etapa é chamada de briefing de projeto, e é uma das mais importantes para garantir uma boa relação entre contratante e contratado. 

No artigo de hoje você irá descobrir as melhores práticas para criar um briefing de projetos infalível!

BRIEFING DE PROJETO: AS MELHORES PRÁTICAS 

Certamente você, profissional da arquitetura ou do design, já passou pela seguinte situação: uma primeira reunião com o cliente para definir as diretrizes do projeto que durou horas, mas que mesmo assim te deixou cheio de dúvidas. 

Apesar de comum, essa situação pode trazer alguns problemas graves para o seu escritório, como o excesso de alterações no projeto (o que te custará tempo e produtividade) e o pior de todos, a insatisfação do seu cliente. 

Para evitar esses problemas é necessários fazer as perguntas certas para o seu cliente, de modo que fique claro exatamente quais as necessidades do mesmo. A seguir você confere alguns tópicos que irão te ajudar a guiar a sua reunião com o cliente: 

1 – CONHEÇA O SEU CLIENTE 

A primeira etapa desse processo é conhecer o cliente com quem você está trabalhando. É claro que isso é impossível em um só encontro, mas o importante aqui é entender para quantas pessoas se destina o projeto, quais as suas expectativas, necessidades e prioridades. 

Uma dica útil aqui é pedir para que o cliente envie imagens com referências daquilo que ele gosta e imagina. Assim fica mais fácil acertar na hora de projetar! 

2 – INFORMAÇÕES DO LOCAL

Ainda que pareça um pouco óbvio, essa etapa é fundamental, pois nos dá as diretrizes para iniciar o projeto. Afinal, somente após visitar a obra é que você terá informações como localização, topografia, clima, medidas e até o sentido do Norte da obra (o que influencia no projeto de iluminação, por exemplo). 

3- ORGANIZAR AS INFORMAÇÕES 

Agora que você já tem todas as informações necessárias para começar a projetar, é preciso organizá-las. 

Com o uso de softwares de gestão, você tem a possibilidade de organizar todas as informações da sua obra em um mesmo local. Assim, fica mais fácil manter o controle sobre as informações dos diferentes projeto, bem como acessá-las sempre que preciso. 

O briefing de projetos deve ser feito em conjunto, e por isso criar pastas compartilhadas com o cliente pode ser uma forma interessante de tornar a participação do cliente ainda mais ativa, e garantir que o projeto sairá exatamente conforme as expectativas. 

A organização é fundamental para garantir que você seja produtivo e para otimizar o seu tempo. 

4 – PRAZOS 

Essa é uma das variáveis mais sensíveis de um projeto. Por isso, defina com o cliente quais as expectativas de tempo para a execução do projeto. Essa etapa é fundamental para que você possa criar um cronograma de obras que seja sustentável! 

5 – ORÇAMENTO

É importante entender qual a ideia de investimento que o seu cliente está disposto a gastar em um projeto. Na etapa do briefing de projeto os clientes costumam chegar cheios de sonhos, e muitas vezes, aquilo que é desejado não se enquadra dentro do orçamento disponível. 

Cabe ao profissional indicar para o cliente o que é possível ou não de ser realizado dentro dos limites estipulados, assim é possível priorizar as mudanças e qualidades do novo ambiente.

6 – APRESENTAÇÃO

Agora que você já tem todas as informações necessárias, é hora de colocar a mão na massa! 

O processo de criação é algo muito único de cada profissional, mas o importante aqui é garantir que a sua proposta seja tão clara quanto possível para convencer o cliente que a solução mostrada é a ideal e que você pensou em cada detalhe! 

Para isso, você deve contar apresentações com plantas 3D. Elas são capazes de transformar simples desenhos em demonstrações muito próximas da realidade, o que permite que você encante a sua audiência logo de cara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *