Os 7 melhores aplicativos para arquitetos

A vida de profissionais do ramo da arquitetura é quase sempre muito corrida e demanda muito jogo de cintura para que seja possível otimizar o tempo de trabalho. Para nossa sorte, a tecnologia chegou com ferramentas capazes de aumentar a produtividade e eficiência do profissional na sua rotina de trabalho. 

No artigo de hoje você confere os 7 aplicativos e softwares de arquitetura que você não pode deixar de conhecer! 

1. VEJA OBRA 

O uso de tablets e dispositivos móveis tem invadido cada vez mais os espaços de obras. Isso por que as ferramentas de planejamento, gestão e controle de processos de obra mostraram como é possível melhorar a qualidade do projeto, e consequentemente, trazer melhores resultados para as empresas.

O VEJA OBRA é um software 100% em nuvem, desenvolvido especialmente para arquitetos. Suas ferramentas foram pensadas para auxiliar o profissional desde a etapa do planejamento até a execução e controle da obra. 

Por meio do uso de ferramentas como cronograma de obras, estimativa e controle de custos, diário de obras, compartilhamento de arquivos, entre outros, é possível entregar projetos dentro dos prazos e limites estipulados pelo cliente. 

O melhor de tudo? O software oferece 30 dias de teste para que você possa conferir o VEJA OBRA e todas as suas ferramentas na íntegra! 

2. AUTODESK REVIT

Um dos softwares mais conhecidos por arquitetos!  O Autodesk Revit agiliza a produção de plantas fazendo uma visualização 3D a partir de traços em 2D. Além disso, gera elevações, seções e cronogramas para ajudar o profissional a poupar  tempo e energia.

Outra funcionalidade importante, é que o Autodesk Revit ajuda no desenvolvimento de designs mais eficientes para BIM (Building Information Modeling) e permite a visualização do projeto em todas as etapas de planejamento e construção.

3. BIMx

O BIMx é um aplicativo que integra a navegação em projetos 2D e 3D de arquitetura. 

Por meio dele, clientes, arquitetos e construtores podem não só acessar plantas e sketchs, mas também fazer ajustes de medição no modelo 3D sem a necessidade de acessar um software CAD. 

Sendo assim, é possível controlar e revisar os problemas diretamente do canteiro de obras. 

4.  A360

Diga adeus aos dias em que você precisava esperar chegar até o escritório para conseguir abrir um arquivo CAD. 

O A360 é a criação da Autodesk que permite fazer a visualização e o carregamento de desenhos em 2D e 3D independentemente do software usado para criá-los, navegar em modelos de grande escala, revisar e marcar projetos e medir dimensões e áreas. Assim, é possível acompanhar o status do projeto a qualquer momento! 

5. MORPHOLIO TRACE

Esse aplicativo é ideal para os profissionais mais visuais, pois permite que o usuário trabalhe com fluidez em todo o processo de criação. Por meio dele, é possível desenhar sobre imagens reais usando camadas fáceis de se visualizar. Em essência, o Morpholio funciona como uma espécie de papel manteiga. 

Além disso, você ainda pode anexar comentários e ideias conforme vai criando cada croqui. Dessa forma, você mantém suas ideias sempre relevantes

Outro ponto positivo desse aplicativo é que os criadores adicionam novos recursos continuamente. 

6. SCALA ARCHITECTURAL SCALE

Falando em medição, um aplicativo que você não pode deixar de conferir é o Scala Architectural Scale. Simples e fácil de usar, o Scala é um aplicativo de medição ilimitado, que permite operar medições precisas em desenhos impressos, qualquer que seja sua escala. 

7. SUNSEEKER

Outro aplicativo que pode ser muito útil no canteiro de obras, é o Sunseeker. Como o próprio nome já diz, esse aplicativo fornece uma câmera em realidade aumentada com uma bússola plana para que seja possível rastrear o percurso do sol, seus intervalos de hora, e os solstícios de inverno e verão. 

Se você é um profissional na arquitetura, então certamente sabe a importância da iluminação solar em um projeto! 

APLICATIVOS E SOFTWARES PARA ARQUITETOS

A rotina do arquiteto é sempre corrida e envolve diversas atividades, como projetos, vistoria de obra, briefing, orçamento e cronograma, e muito mais. 

Por meio do uso de softwares e aplicativos para arquitetos, é possível realizar projetos cada vez mais complexos e precisos. 

E você, tem alguma sugestão de aplicativo que merece estar na nossa lista? Deixe o seu comentário!