Alguns dos serviços para uma rua privada

Uma rua privada é como uma forma de manter a segurança para os moradores da região, porém, sem a necessidade da mudança para condomínios fechado. Com um acesso exclusivo aos moradores e seus visitantes, cada vez mais elas vêm ganhando espaço nas grandes cidades.

Em geral, as ruas privadas não possuem portarias ou serviços como os de limpeza, de modo que os próprios moradores são responsáveis pelo controle de entrada e saída e pela manutenção da parte interior. Em contrapartida, as principais vantagens de morar nesse estilo de residência são:

  • privacidade;

  • segurança;

  • não contar com os gastos de condomínio;

  • tranquilidade;

  • boa relação com vizinhos.

Para garantir que a vivência dentro de uma rua privada seja tranquila e segura, existem alguns serviços que podem ser contratados. Confira alguns deles no artigo a seguir:

A instalação de cercas

Por se tratar de uma rua privada, pode-se supor que exista algum tipo de barreira que impeça que pessoas comuns entrem e saiam da sua rua. Por isso os portões são de suma importância para garantir a segurança dos moradores do local.

O ideal é que os portões sejam automáticos, de forma que os carros que pretendem circular na região consigam entrar com mais facilidade e rapidamente, sem a necessidade de o motorista se levantar para abri-lo.

Só o portão, entretanto, não basta. Alguns outros elementos também precisam ser instalados para que a segurança seja realmente garantida.

A instalação de cercas, por exemplo, podem ser uma boa alternativa para a situação. Elas proporcionam mais tranquilidade aos moradores por impedir que potenciais invasores tentem pular o portão para entrar no interior da rua privada.

A versão mais simples é a cerca de arame farpado, que evita a entrada de intrusos através de um fio de arame enrolado, acoplado com diversas farpas pontudas. Essas farpas irão machucar quem tentar ultrapassar a área onde ela está instalada, coibindo os assaltantes.

Há, também, uma versão mais moderna e sofisticada: a cerca eletrica. O modelo é capaz de descarregar choques em pequenas voltagens quando o sensor detecta que algo encostou nela. Caso alguém tente invadir, sofrerá o risco de levar um choque.

Antes de instalar a cerca elétrica é importante estar ciente de que animais também podem passar pelo local e, assim, também sofrerão com as descargas elétricas. Por conta disso, tente instalar apenas em locais onde os bichinhos não têm tanto acesso.

Arrumando o asfalto

Como dito anteriormente, a manutenção da rua privada é de responsabilidades dos moradores da região. Desta forma, qualquer problema que surgir nela deverá ser resolvido pela vizinhança.

Por conta de fatores como o tempo, chuvas ou pela constante passagem de carros, é possível que a rua sofra com a aparição de buracos. Ainda que em menores proporções que as ruas públicas, por não existir a movimentação constante de automóveis, esse problema ainda podem acontecer.

A erosão do asfalto pode ser resolvida por meio do recapeamento, serviço oferecido por diversas empresas privadas de pavimentação. Ao entrar em contato com elas, serão oferecidos trabalhos envolvendo profissionais especializados e caminhões que ajudam neste processo.

Porém, se for o caso de uma pequena erosão, é possível investir apenas no asfalto a frio. Por ser uma opção mais barata e facilmente encontrada em lojas de materiais de construção, este tipo de asfalto oferece maior economia para os moradores da rua.

O asfalto frio pode ser aplicado por qualquer pessoa, desde que ela esteja atenta às suas instruções de uso e aplicação. Ele é ideal para casos de buracos pequenos, que não requerem nenhum tipo de nivelação.

Serviços de limpeza

A limpeza diária geralmente é feita por todos os moradores da rua privada, uma vez que cada um deles irá limpar periodicamente sua calçada. É comum que os residentes usem suas mangueiras ou baldes de água para esfregar as sujeiras que estão à frente de suas casas, de forma que isso garante a limpeza do local.

Entretanto, existem alguns casos nos quais só isso não é suficiente. A contratação de um caminhão pipa para lavar rua pode ser interessante para limpezas mais profundas ou quando houver a necessidade de limpar também a rua.

O caminhão pipa pode ser facilmente acionado. Mas antes, é necessário verificar a possibilidade de ele entrar na rua privada, pois muitas delas acabam sendo mais estreitas que as tradicionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *