Conheça mais sobre a construção de uma casa

A construção civil é um segmento profissional que abrange o mundo inteiro e todas as partes da sociedade. Sem ela, não teríamos estradas modernas, casas, apartamentos e escritórios. Ou seja, não seríamos tão avançados como somos tecnologicamente.

Então é graças a todo esse desenvolvimento que temos o que temos e somos o que somos, pois somos uma somatória de variados pontos. E, para que tudo isso seja possível, a construção necessita de muito material e planejamento.

Desde uma enorme carrada de areia até os maiores maquinários, devem ser utilizados para estruturar variadas obras que conhecemos e que ainda iremos conhecer. E para isso muito trabalho é feito.

Para que você saiba um pouco mais sobre esse ambiente e sobre alguns materiais essenciais que ele usa diariamente em obras e afins, acompanhe este texto, pois iremos mostrar os principais elementos da construção.

Areia

Também conhecida como areia ensacada, esse é um dos materiais mais presentes em um ambiente como este que estamos falando. Ela é basicamente um matéria-prima e pode participar de vários processos envolvidos do começo ao fim.

A areia, para começo, é um agregado miúdo provindo de fragmentação de rochas, que são elas:

  • Sílica;
  • Calcário;
  • Granito;
  • Gnaisse;
  • Basalto;
  • Quartzo.

Elas são, a maioria das vezes, também captadas de rios e afins, com dragas, máquinas que sugam todos os dejetos desses ambientes, e assim separadas para serem utilizadas futuramente em obras.

Em construções, há três tipos de areias, a fina, a média e a grossa, e cada uma delas possui uma função, seja para fazer parte de misturas ou ajudar na concretagem quando está sendo feita. Enfim, ela possui muito poder nesse local e fica do começo ao fim.

Misturas

Uma das misturas mais famosas feitas também com areia é a argamassa. Ela é uma mistura homogênea de miúdos e de aglomerantes, juntamente com água, aditivos e propriedades de endurecimento.

Ou seja, ela é realmente a mistura de cal, água, areia, acimentados e afins, que tem a função de ser um tipo de cola, que irá unir os principais materiais da edificação, para que ela possa ser estruturada.

Além disso, será um dos elementos aderentes mais conhecidos nesse meio, e ela também é totalmente necessária em vários momentos da obra, para que tudo ganhe sua resistência e cola da forma mais segura possível.

Pó fino

Um dos mais conhecidos elementos, se não o mais, de obras, é o cimento, que é um pó fino. Sem ele e todas as suas características, não existe uma construção. Ele também é uma mistura feita com aglutinantes e ligantes, além de aglomerantes, que irão endurecer no contato com a água.

Ele também serve como um produto colante e a diferença dele para a massa que falamos anteriormente, é que ele é feito para assentar bloco, cria o reboco e está no concreto, já a outra faz o assentamento de pisos.

Lembre-se que todos eles devem estar presentes nas obras, pois cada um possui sua função e precisa ficar nesses locais do começo ao fim, pois serão utilizados demasiadamente.

Telhas

Por fim, iremos falar sobre duas opções de telhas, que são as mais conhecidas. A telha francesa e a colonial. A francesa é feita de cerâmica e também com barro, e está muito presente em projetos arquitetônicos.

Ela é muito frágil, porém, é plana e retangular, além de ter bordas abauladas, que facilitam o encaixe de cada uma. É muito fácil de ser instalada e é utilizada há mais de 300 anos no Brasil.

Já a telha colonial é um outro símbolo tradicional por aqui e é famosa por ser mais rústica e, ao mesmo tempo, requintada. Ela está em variados tipos de edificações e ajuda o telhado a remeter e imitar a época colonial.

Tanto faz esse trabalho que possui já o nome diretamente referenciado ao que quer passar. Ela além disso possuir um profundo canal, que é mais parecido com uma barca. Isso faz com que o escoamento de águas pluviais seja mais facilitado.

É possível vê-las em ambientes onde chove muito, para que seja possível que a casa não sofra grandes danos e vazamentos, como goteiras. Assim, ela protege, faz o seu papel e ainda deixa o ambiente mais bonito.

E esses são basicamente todos os materiais que uma construção deve possuir para que seja minimamente levantada com segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *