Melhorando seu ambiente de atendimento

O ambiente de trabalho é importante para manter os profissionais motivados, por isso é necessário manter o ambiente calmo e harmônico mesmo em dias difíceis.

A rotina de uma operação, dependendo do atendimento, pode ser cansativa. Por este motivo é de extrema importância que o funcionário se comprometa a dar qualidade ao atendimento e serviço prestado.

Para conseguir manter o local saudável é preciso procurar formas de melhorias que agreguem valor ao atendente. Neste caso, deve-se procurar meios que aumentem a experiência dos colaboradores. Veja abaixo mais detalhes sobre o assunto.

Operação de atendimento

Uma comunicação adequada entre os colaboradores é essencial para qualquer ambiente de trabalho, principalmente para uma central de atendimento. Afinal de contas, um bom diálogo é essencial para chegar a um consenso de melhorias.

Se a empresa tem problema de se comunicar, dificilmente ela terá possibilidade de crescer. Neste sentido, pode ser interessante considerar alguns fatores que podem dinamizar o atendimento e torná-lo mais eficaz.

Alguns dos principais recursos que irão ajudar com a melhoria do ambiente de atendimento são:

  • Integração entre computador e CTI (telefone);

  • URA e inteligência artificial;

  • Soluções multicanais;

  • Autoatendimento;

  • Nuvem.

Além de meios psicológicos é importante pensar no bem-estar físicos dos funcionários, de modo a mantê-los em um espaço agradável, com mesas e cadeiras confortáveis.

Cortinas do ambiente

O uso da cortina em um local de atendimento é necessário para o equilíbrio da iluminação, evitando que entre reflexo de luz externa, trazendo dificuldade de visualizar a tela do computador ou equipamentos de trabalho.

Geralmente nesses ambientes são utilizados alguns materiais específicos, como:

  1. Cortina prega americana: essa cortina é muito utilizada principalmente no modelo translúcido, permitindo que a pessoa do lado interno tenha uma visão melhor do lado externo. Esse produto é instalado diretamente na parede por varões, como uma cortina padrão ou até mesmo por trilhos, se for necessário.

  2. Cortina franzida: Existem modelos de cortinas que se adaptam a todo ambiente, principalmente por ter muitas opções de cores e estampas. Como estamos falando de um ambiente de trabalho pode-se destacar a cortina franzida. Um modelo discreto, porém, mais informal;

  3. Persianas: Além de entregarem um ambiente sério esse modelo de cortina acaba gerando soluções práticas, como manter uma iluminação no local sendo escuro ou claro, além de manter a entrada da luz como desejar apenas regulando-a;

    Esse produto costuma trazer uma entrada de luz de forma regular, assim não incomoda e nem deixa a desejar. Ela é produzida com lâminas verticais ou horizontais nomeadas de cortinas persianas.

O que tem no ambiente?

O espaço de atendimento, geralmente é chamado de operação é o ambiente em que os profissionais exercem as atividades do dia a dia.

O ideal é deixar o ambiente confortável e que todos os objetos necessários fiquem ao alcance do funcionário.

Deste modo, planejar a decoração exige detalhes e alguns conhecimentos para proporcionar um ambiente de trabalho adequado.

Um detalhe importante é criar um local ergonômico, com moveis adequados e seguindo padrões de modo a facilitar o dia a dia de quem usa.

1. Baia de atendimento

A baia de atendimento, por exemplo, nada mais é do que o local em que os funcionários realizam os seus trabalhos.

Esse espaço é proporcional e totalmente adequado para a função exercida. Também é conhecido como P.A (Pontos de Atendimento), o equipamento possui diversos modelos e espaços, de acordo com o número de pessoas que irão usar o local e qual atividade será produzida.

A utilização correta desse móvel é importante para garantir a eficiência e a produtividade, gerando otimização de espaço e conforto aos atendentes.

2. Cadeira de escritório

A cadeira de escritorio para uma central de atendimento é um dos principais itens, pois o funcionários irão passar uma boa parte do seu dia nela.

Desse modo, é importante que a escolha seja feita com atenção e cautela, observando ajustes e regulagens. Para isso, três pontos são primordiais. São eles:

  1. Os ajustes são importantes tanto para altura para que os olhos do atendente fiquem posicionados diretamente ao computador;

  2. É importante que tenha apoio lombar para que haja sustentação do peso sobre a coluna, para que não apareçam dores com o passar do tempo;

  3. Apoio para os braços é outro detalhe que não pode passar, ele é necessário para que o usuário alinhe o cotovelo diretamente sobre o apoio nivelando com a mesa, assim é possível descansar o braço e continuar exercendo a função.

3. Armário multiuso

Para que haja uma organização ideal do ambiente, é preciso que os funcionários tenham onde guardar os seus pertences. Por isso, é indicado que tenha um armario multiuso em algum espaço prático do local.

Com esse item os funcionários poderão chegar facilmente e agilizar a sua rotina. O indicado para a otimização de espaço é colocar um armário ponta a ponta, se possível com gaveteiros ou até mesmo prateleiras.

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