Curiosidades sobre a fabricação de portas

Muitas vezes passamos por diversos tipos de materiais e objetos que vemos diariamente, como as portas mas não sabemos como muitos deles são feitos e quais suas formas de produção. Seja uma Porta de vidro de correr preço (a consultar) ou um porta lápis de aço, muitas vezes esse pensamento passa batido.

Entenda como elas são constituídas

Todos os elementos que compramos em lojas, até chegarem nas prateleiras, passaram por diversificadas etapas e processos de fabricação na indústria para que pudessem chegar àquele produto final a ser comprado.

Seja o que for, todos os objetos possuem diversas necessidades de composição para que se tornem o que são, por isso o ramo industrial é tão abrangente e não para nunca, pois é de lá que tudo vem.

E hoje falaremos sobre um componente que está presente em todo tipo de edificação comercial ou residencial, sejam casas, escritórios ou prédios, esse tipo de insumo é necessário e essencial para travar uma convivência e um limite de espaço.

Estamos falando da porta. Seja uma porta de vidro, de madeira ou afins, ela serve não só para lacrar um ambiente, mas para trancar os locais impedindo entrada de estranhos e pessoas indesejadas, protegem os ambientes e dão mais segurança e conforto nas residências.

Elas estão sempre a postos para um ambiente mais privativo e podem ser encontradas de todos os tipos, desde uma porta automatizada até manual, que costuma ser mais comum nas casas e apartamentos.

E para que você saiba mais e entenda como é todo esse processo de fabricação, acompanhe este artigo, pois ele lhe trata informações sobre como é a produção e composição desse tipo de material não essencial em nossas vidas. Leia o texto e saiba mais.

Entenda sobre o processo de fabricação de portas

Quem cuida desse tipo de produção são as empresas de galvanoplastia em sp e todas as regiões do país. Elas possuem um processo únicos, que ajudam na composição de diversos materiais, inclusive a porta.

Tanto ela quanto seus elementos podem ser construídos a partir de um processo usado para proteger suas peças metálicas contra degradação, corrosão e ferrugem, revestindo-a com outro metal.

galvanoplastia ajuda a impedir a interação do motel mais frágil com o ar e todos os seus elementos, como a umidade e contrariedade climática, evitando a oxidação do elemento e aumentando sua durabilidade e tempo de vida útil.

Algumas das vantagens desse processo são:

  • Baixo custo
  • Alta durabilidade
  • É compatível com diversos revestimentos
  • É um método simples e seguro
  • Processo ágil, resistência mecânica
  • Cobertura completa de material
  • Facilidade de inspeção
  • Possui muita versatilidade de aplicação

Há dois métodos mais utilizados para esse tipo de produção. O primeiro é a galvanização a fogo e o segundo a galvanização a frio. E para que você possa entender cada um e suas diferenças, iremos explicar a seguir.

A calor – Esse tipo de processo é uma aplicação de revestimento de zinco nas estruturas de aço. Ela será feita por temperaturas altas, em uma imersão quente, o que ajuda a dar longevidade ao objeto que está sendo tratado.

Esse tipo possui um custo pequeno de manutenção e sua relação de custo benefício é muito boa perto de todos os outros tipos.

Suas etapas devem ser cuidadosamente desenvolvidas e são diversas, pois necessitam de muitos detalhes. Elas são:

  • Inspeção e recebimento
  • Remoção de materiais orgânicos
  • Lavagem
  • Imersão em ácido hidroclorídrico
  • Remoção dos últimos resíduos possíveis
  • Secagem
  • Zincagem
  • Acabamento
  • Inspeção

Já o processo de galvanização a frio é usado de forma diferente. Ele usa uma tintura rico em zinco, que é passada nos materiais. Ou seja, pode ser feita por spray, máquinas compressoras e possui uma secagem rápida.

Assim como a anterior, essa etapa ajuda a proteger o aço de problemas como corrosão e degradação do mesmo. Esse tipo de atividade é feito para quem prefere usar o método mais frio que contém 90% ou mais de zinco.

A construção de uma porta de ferro e seus essenciais acessórios, como dobraduras e maçanetas possuem formas de serem feitos e devem estar sempre produzidos corretamente, para que a durabilidade e resistência esteja integrada em sua composição assim como prometida.

Agora que você já sabe como esse material é desenvolvido, lembre-se sempre que passar por eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *