Residência: varanda ou sacada?

No momento da construção ou mesmo de alugar uma residência, é super comum que surjam dúvidas referentes à nomenclatura de determinados itens que compõem a edificação, como espaços e cômodos pertencentes.

Uma das principais e mais comuns dúvidas dizem respeito aos conceitos que estabelecem o que de fato é a varanda e a sacada, que por inúmeras vezes são consideradas como termos sinônimos. Porém, é de se ressaltar que isso não é verdade, pois consistem em espaços distintos. Vamos entender melhor o que realmente significam.

Varandas para residência

As varandas são ambientes que podem existir tanto nas casas quanto em apartamentos. Se tratando de casas, elas ficam localizadas junto à porta da frente, enquanto nos apartamentos é comum encontrá-las conectadas diretamente à cozinha, ou então à sala, desde que estejam na entrada.

Basicamente, em outros termos, é possível defini-las como o cartão de visitas da moradia, pois será ela que receberá os convidados, sendo a primeira impressão do visitante para com o imóvel. As dimensões desses ambientes são indiferentes e adaptáveis, sendo um ótimo espaço para ser decorado com itens como cadeiras, plantas e outros elementos.

Sacadas para residência

Já as sacadas são modelos menores e podem estar devidamente conectadas tanto com uma janela, quanto com uma porta. Estas podem estar presentes nos mais diversos cômodos, que vão desde a sala de jantar até quartos e cozinhas.

De modo diferente dos modelos de varanda, a sacada já é prontamente percebida, pois essa possui um visual que é destacado na fachada da construção. Presentes em apartamentos e casas, e neste último caso, elas normalmente ficam localizadas nos andares mais altos.

Há diferentes tipos de sacadas, nos mais variados formatos, que vão desde as mais compactas até as mais robustas e maiores, essas que podem se transformar em salas inteiras, dependendo, claro, do tipo de projeto de arquitetura que é realizado na residência.

Basicamente, além destes dois tipos de ambientes serem discrepantes em suas características mais fundamentais, as sacadas se diferenciam das varandas por sempre estarem asseguradas por um guarda-corpo, estrutura que tem o objetivo de proteger as pessoas contra acidentes.

Esse tipo de proteção pode ser feito em alguns modelos de materiais, sendo eles:

  • Concreto;

  • Madeira;

  • Ferro;

  • E vidro temperado.

O envidraçamento de sacadas é uma solução altamente eficiente para aqueles que desejam ampliar o espaço de uma residência, deixando o ambiente mais charmoso e devidamente seguro.

E será exatamente disso que trataremos logo abaixo. Continue lendo e venha descobrir mais sobre o fechamento de varandas e sacadas.

Vidro de varanda

A utilização do Vidro de varanda para o fechamento do ambiente vem se tornando um aspecto cada vez mais popular e frequente em apartamentos e casas em todo o país.

Uma parte dessa tendência surgiu pois houve a descoberta de como tornar essa área um local de diversão e lazer, isso de modo integrado à toda a casa.

Além de fazer com que esse local se torne uma espécie de refúgio para o descanso e realização de confraternizações com família e amigos, há alguns outros benefícios na Varanda de Vidro.

Primeiramente, é possível mobiliar o local sem a devida preocupação se haverá desgastes ou danificações por conta de elementos naturais, como a chuva, o vento ou o sol.

Nas grandes cidades, onde a poluição impera, é muito comum que se use o envidraçamento como uma forma de proteger o local contra o acúmulo de poeira.

É comum que os apartamentos que se encontram em grandes avenidas sofram com a poluição que constantemente se acumula em casa, problema sanado com este método

Vidro de Sacada

Vidro de Sacada traz uma série de vantagens que talvez você ainda não tenha percebido. Primeiramente, o guarda-corpos transparente é o item perfeito e ideal para trazer leveza e modernidade à fachada, bem como também amplitude ao olhar.

Para além disso, é uma ótima ideia para aprimorar casas antigas, dando à elas um visual mais moderno, sem que o mesmo entre em choque com o visual mais antigo.

 Há alguns tipos específicos de material que você pode utilizar na composição da sacada de vidro. Novas tecnologia permitem que os profissionais desenvolvam os visuais mais arrojados e mais modernos, dando um verdadeiro impacto visual à quem o olha.

O vidro temperado e o laminado, são os dois tipos utilizados para esse serviço, cada um com suas diferenças, porém, ambos desempenham um papel de qualidade na realização do fechamento de sacadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *