Você já conhece a casa inteligente?

Ter uma casa inteligente, diferente do que muitas pessoas pensam, não é tão complicado ou custoso quanto parece, pois é possível investir em soluções tecnológicas que otimizam de tal forma o ambiente residencial que os benefícios da automação se tornam, presentes no cotidiano da família, proporcionando momentos de mais tranquilidade e bem-estar.

Dessa forma, é importante conhecer não apenas os métodos de automação que tornam as residências mais intuitivas como também os variados aparelhos e eletrodomésticos que, conforme operados para a facilidade no sistema de controle da sua casa, geram conforto e segurança.

No artigo a seguir, fique por dentro do tema e conheça algumas opções para quem quer ter uma casa inteligente sem precisar realizar intervenções estruturais ou mesmo adquirir novos dispositivos, já que muitos possuem os aparelhos necessários para a otimização do lar.

O que é uma casa inteligente?

As casas inteligentes, chamadas de smarthouses nos Estados Unidos, se tornaram mais acessíveis nos últimos anos graças a uma série de inovações na área de automação que podem gerar muito mais praticidade para o cotidiano das pessoas, a começar pelo lugar onde elas vivem.

Dessa forma, as técnicas de manipulação e controle dos ambientes e aparelhos que ficam na sua casa foram desenvolvidas com o objetivo de levar mais dinamismo para dentro das residências e facilitar operações que, mesmo simples, podem ser bem estressante depois de um dia cheio.

Integração com os aparelhos

Os aparelhos domésticos podem ser automatizados conforme a disponibilidade de sistemas e instalações que possam lidar com determinados modelos de TV, home theaters, etc.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que nem sempre é necessário comprar eletrodomesticos para automatizar sua casa.

Ao adquirir produtos novos e desenvolvidos para a aplicação inteligente em residência, as vantagens são muitas e podem oferecer altíssimo desempenho.

Ainda assim, existem muitos utensílios eletrônico do cotidiano que conseguem ser otimizado de forma prática e gerar o conforto desejado.

Uma das opções é obter o controle dos diversos ambientes da casa por uma tela central, que, por meio da alta performance de unidades touch (comando pelo toque), podem, oferecer acesso a:

  • Cenas de automação
  • Iluminação dos cômodos
  • Controle das cortinas
  • Controle do sistema de som e do televisor
  • Controle do ar-condicionado

Até o consumo de água pode ser acompanhado por meio de alguns sistemas, gerando muito mais economia e assegurando que sua casa está devidamente organizada e protegida.

Com o controle dos aparelhos de controle térmico, como é o caso dos ventiladores e ar-condicionados, é possível prolongar a economia, impedindo que dispositivo que demandam o uso da eletricidade apresentem um gasto maior do que o necessário.

Segurança de alto desempenho

Mas evitar o desperdicio de agua e de energia elétrica não é o único motivo para que as casas inteligentes sejam o ideal de moradia que vem conquistando pessoas em todos os lugares do mundo por conta de sua funcionalidade e destreza de operação.

Além das possibilidades mencionadas, existem outras alternativas para conectar sistemas que geram ainda mais conforto e bem-estar. Um exemplo é a segurança eletronica, que também pode ser controlada.

Entre as maiores vantagens de integrar os alarmes e demais recursos de proteção ao sistema principal da casa inteligente é que a segurança, portanto, fica ainda mais garantida e é possível que a promoção da qualidade de vida e da tranquilidade seja mais eficiente dentro do lar, onde queremos nos sentir mais protegido e resguardados do mundo lá fora.

A otimização da segurança, portanto, é um dos principais motivos pelos quais as pessoas buscam desenvolver métodos de controle inteligente em suas residências, possibilitando ações e intervenções mais ágeis e rápidas em casos inesperados.

Benefícios para o cotidiano

Já no cotidiano, os benefícios de uma casa inteligente vão além da funcionalidade, pois apresentam características que podem até contribuir para o design e a decoração dos ambientes.

Dessa forma, entre os componentes residenciais que podem ser impactados de forma positiva pelo sistema de uma casa inteligente estão:

  • Iluminação
  • Abertura e fechamento de cortinas
  • Utilização do televisor
  • Controle de temperatura
  • Sistemas home theater

De qualquer modo, o mais importante é sempre garantir que os aparelhos conectados devem ser de alta qualidade, evitando riscos de acidentes e também falhas que sejam desencadeadas por procedimentos de instalação negligentes ou o correto inadequado do sistema.